sábado, 7 de fevereiro de 2026

BRASIL DISPUTA OLIMPÍADAS DE INVERNO PELA PRIMEIRA VEZ COM CHANCES REAIS DE MEDALHAS E DELEGAÇÃO RECORDE

Com delegação recorde e chance de pódio inédito, Brasil disputa pela 10ª vez os Jogos Olímpicos de Inverno

Edição de Milão-Cortina tem início oficial às 16h (de Brasília) desta sexta-feira (6/2). Dos 14 representantes do país na Itália, sete são apoiados pelo Bolsa Atleta do Governo do Brasil. A ginasta Rebeca Andrade é um dos destaques mundiais na cerimônia de abertura

Com a participação de cerca de 2.900 atletas de 92 países, sendo 14 deles do Brasil, os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina começam oficialmente nesta sexta-feira (6/2), com a realização das duas cerimônias de abertura em locais simbólicos da Itália: a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio San Siro, em Milão, e na cidade de Cortina. As provas serão disputadas até 22 de fevereiro.

Maior medalhista olímpica brasileira (nos Jogos Olimpícos “tradicionais”), a ginasta Rebeca Andrade conduzirá a bandeira olímpica ao lado de outras sete personalidades igualmente convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pela organização dos Jogos. Os porta-bandeiras da delegação nacional nos desfiles de abertura serão Nicole Silveira, quarta colocada no último Mundial de skeleton e principal referência da modalidade no país, e Lucas Pinheiro, destaque do esqui alpino mundial.

Na Itália, o Brasil competirá com a maior delegação já enviada para uma edição dos Jogos de Inverno e, desta vez, com chances inéditas de subir ao pódio. Dos 14 atletas brasileiros (a equipe tem ainda um atleta reserva, totalizando 15 esportistas), sete são integrantes do Bolsa Atleta do Governo do Brasil e outros dois já foram apoiados em editais anteriores.

Atualmente, são bolsistas, além de Nicole Silveira, Augustinho Teixeira, do snowboard; Eduarda Ribera e Manex Silva, do esqui cross country; e Edson Bindilatti, Gustavo Ferreira e Rafael Souza, todos do bobsled. Também representantes do bobsled, Davidson de Souza e Luis Bacca, já foram apoiados pelo programa. O total de investimentos direto nos atletas por parte do Governo do Brasil ao longo de suas carreiras supera R$ 1,6 milhão. O destaque entre os bolsistas é Nicole Silveira, que recebe benefícios na categoria Pódio, a mais alta do programa.

“Dos 14 atletas competindo, nove já receberam o Bolsa Atleta (dos quais sete seguem bolsistas). 90% dos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris (2024) recebiam o apoio. Nos Jogos Paralímpicos (de Paris), o alcance foi de 100%. Agora, a gente chega a Milão, nos Jogos de Inverno, com uma grande quantidade de apoiados pelo programa, que é referência para o mundo. Não podemos levar neve para o Brasil, mas temos a garantia de que o Bolsa Atleta pode nos ajudar a levar medalhas ao nosso país”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca, que está em Milão para representar o Governo do Brasil na abertura dos Jogos.

Fonte: Agência Brasil



Nenhum comentário: