quinta-feira, 31 de agosto de 2023

O EMBATE POLÍTICO ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO EM CEARÁ-MIRIM

Um prefeito tranquilo e uma oposição desarticulada

Em Ceará-Mirim, região metropolitana de Natal, o atual prefeito, Júlio César, por enquanto voa em céu de brigadeiro. Governando nos últimos três anos e meio com uma oposição comedida e sem um projeto consolidado para ascender ao Palácio Antunes.

Pela oposição, três grupos se colocam para o enfrentamento no próximo pleito e não conseguiram, ainda, um entendimento para uma possível união. Pesquisas demonstram um quadro favorável a uma possível candidatura apoiada pelo gestor da cidade dos verdes canaviais.

A administração segue trabalhando para melhorar a qualidade de vida do cidadão do município. São evidentes as ações feitas pelo prefeito, como demonstram as pesquisas de satisfação e sua aprovação em Ceará-Mirim. Por suas redes sociais o gestor informa, constantemente, obras realizadas, concluídas e em andamento.

A oposição o que busca e o que trouxe para o município

Além das criticas que são normais, o que trouxe para o morador da cidade até agora? Não se pode mais ouvir o jargão político, “está cedo”, o munícipe vive de ações, que devem ser patrocinadas por quem os elegeram.

As críticas direcionadas a diversos setores da administração municipal são salutar, mas a população precisa de muito mais, além do discurso feroz contra o executivo.

Blog 30zero7


CEARÁ-MIRIM NA CAMPANHA: CDL's DA REGIÃO METROPOLITANA LANÇAM NESTA QUINTA-FEIRA(31) O LIQUIDA NATAL 2023

Liquida Natal 2023 começa nesta quinta-feira; confira os prêmios

Movimentar o comércio e aquecer as vendas, essa é a proposta da Liquida Natal que será realizada de 31 de agosto a 07 de setembro em Natal e região metropolitana. Serão 08 dias de campanha, muitas ofertas e prêmios para os consumidores.

A cada R$50 em compras o consumidor ganha uma raspadinha, concorre a um prêmio instantâneo e aos demais que serão sorteados no dia 19. Se pagar com cartão de crédito, ou débito na máquina da Rede, ganha raspadinhas em triplo.

O sorteio dos demais prêmios, 01 carro modelo T-Cross, e 02 caminhões de prêmios, ocorrerá no dia 19 de setembro no auditório da CDL Natal, às 11hs da manhã, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CDL Natal e da TV Ponta Negra.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, responsável pela realização da promoção, acredita que o apelo de descontos e da premiação contribuirá para movimentar o comércio e aquecer as vendas.

“Preparamos uma Líquida para alcançar o maior número possível de consumidores e levá-los ao comércio, afinal, só concorre aos prêmios quem compra nas lojas participantes da campanha. Importante destacar que em 2023 o prêmio das raspadinhas é instantâneo, comprou, raspou, ganhou o vale compras para consumir na loja. São 50 mil reais em raspadinha que variam de 50 a 500 reais ”, enfatizou o presidente da CDL Natal, José Lucena.

O retorno do cupom físico, uma solicitação antiga dos consumidores, será retomado nesta edição. No verso da raspadinha o consumidor preenche os dados pessoais e deposita nas urnas que estão distribuídas em todos os shoppings da cidade e na sede da CDL Natal. A CDL Natal disponibilizará também nos shoppings e na sede da entidade, balcões para que consumidores e lojistas possam tirar dúvidas e trocar as raspadinhas.

A Liquida Natal tem patrocínio da Rede e conta com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio RN, Sebrae-RN, Abrasel, Nacional Veículos, Correios, Banco do Nordeste, Aeba, Viva o Centro, Ascernzn, CDLs da Região Metropolitana e FCDL-RN e CDL Jovem Natal.

Fonte: Portal Grande Ponto


PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTO ÍTEM/98FM EM CEARÁ-MIRIM TRÁS NÚMEROS QUE SURPREENDEM

Ceará-Mirim: Marcílio Dantas lidera corrida para prefeito, aponta pesquisa Item

Pesquisa realizada pelo Instituto Item em Ceará-Mirim aponta liderança do vice-prefeito Marcílio Dantas na corrida para a prefeitura da cidade.

Na sondagem estimulada, quando é apresentada ao eleitor uma lista de possíveis candidatos, o vice-prefeito aparece à frente do assessor político Antônio Henrique, da ex-vereadora Jumária Mota, do ex-prefeito Peixoto e do ex-vereador Renato Martins.

A pesquisa mediu, ainda, as intenções de voto espontâneas – quando o entrevistado pode citar qualquer nome. E pediu avaliação das gestões do prefeito Júlio César (PSD), da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa ouviu 800 pessoas em Ceará-Mirim entre os dias 24 e 26 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.

https://98fmnatal.com.br/ultimas/ceara-mirim-marcilio-dantas-lidera-corrida-para-prefeito-aponta-pesquisa-item-veja-dados-completos/

Blog 30zero7/98FM


FAMÍLIA SHOTOKAN SUPERCAMPEÃ DE KARATÊ DA CIDADE DE CEARÁ-MIRIM BUSCA APOIADORES PARA PARTICIPAREM DO CAMPEONATO PAN-AMERICANO

Seja um Apoiador da Shotokan!

Com vários anos no esporte e muitos títulos conquistados, o professor Edinaldo Shoto-Kan e sua família/equipe estão em mais uma campanha para buscar colaboradores e apoiadores para o campeonato Pan-Americano de karatê. O trabalho dos caratecas tem dado várias glórias a cidade de Ceará-Mirim/RN na conquistas de muitas medalhas em campeonatos de karatê pelo Brasil e em outros países.

Os atletas estão fazendo campanha para arrecadar fundos para a viagem:

Amigos,

Estamos embarcando em uma jornada incrível, representando a Shotokan no campeonato Pan-Americano. Você pode fazer parte desse sonho conosco!

Descubra como se tornar um apoiador: https://abre.ai/ajudeshotokan

Cada apoio nos aproxima mais do sucesso. Sua ajuda e apoio são essenciais para alcançarmos nosso objetivo.

Blog 30zero7


BANDA GRAFITH FAZ 35 ANOS DE CARREIRA E RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

Câmara Municipal de Natal faz homenagem pelos 35 anos da Banda Grafith

Nesta terça-feira (29), o palco da Banda Grafith foi a Câmara Municipal de Natal. O quarteto mais querido dos potiguares foi homenageado pelos 35 anos de sucesso, em uma sessão solene de proposição do vereador Aroldo Alves (PSDB), que se declarou fã, ou “grafitheiro”, como são chamados os admiradores da banda.

“Nosso mandato, com muita sabedoria, propôs essa homenagem a essa banda que tem muita importância para o Rio Grande do Norte. Uma banda de tradição, que tem público cativo. Hoje a Câmara Municipal, através do nosso mandato, mas com o apoio de todos os vereadores, especialmente do nosso presidente Eriko Jácome, festeja e reconhece os 35 anos da melhor banda que eu já conheci”, comentou o propositor.

O presidente da CMN, vereador Eriko Jácome, destacou o caráter familiar da Banda Grafith e ressaltou como ela consegue agradar o público de todas as idades. A sessão solene foi prestigiada também pelos vereadores Nina Souza, Felipe Alves, Zé Humberto, Eribaldo Medeiros e Raniere Barbosa. A deputada estadual Eudiane Macedo representou a Assembleia Legislativa.

Além dos irmão Christiano Gomes de Lima Júnior (Júnior Grafith), João Batista de Lima (Joãozinho), Antônio Carlos de Lima (Carlinhos) e Luiz Cláudio de Lima (Kaká), foram homenageados Felipe Ferreira de Carvalho Neto, João Batista de Lima Júnior, José Gomes Neto e Flávio Henrique de Lima. Todos integrantes da banda.

Como ex-vereador, Júnior Grafith se disse emocionado em reunir a família e receber a homenagem no plenário Érico Hackradt. Os demais agradeceram a homenagem e o reconhecimento dos vereadores.

“Grafith é uma banda que quebrou paradigmas. Uma banda local que se nacionalizou, consolidada e um fenômeno de massa. Importante dizer que nas duas últimas edições presencias do Carnaval de Natal, a Banda Grafith foi uma das que mais mobiliou público, são seguidores fiéis. É uma banda que honra o Estado, honra a economia criativa e a diversidade cultural. E é por isso que eles estão aqui hoje como protagonistas”, avaliou o secretário municipal de Cultural, Dácio Galvão.

Sobre a Banda Grafith

A Grafith é uma banda popular formada em 1988. O repertório sem limite de gêneros musicais ou preconceitos fez com que a banda conquistasse um público fiel, os "grafiteiros". Alguns sucessos históricos da banda são O Bode, Jungle People, O Brasil canta, Camaleão e Fuleragem.

Por sua versatilidade, a banda superou preconceitos e conquistou um público variado em idade e classes sociais, se apresentando em diversos tipos de festas, de micaretas a casamentos.

Os primeiros shows foram no clube Assen, em Natal. A Grafith foi pioneira em fazer show de aniversário em diversas cidades do interior. Em 1990, gravou o primeiro LP, com os primeiros trabalhos autorais e o primeiro sucesso da banda: “Camaleão”. O LP conseguiu emplacar outros sucessos como “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba, em diversas rádios do Nordeste.

Fonte: Blog do Dina


ALTERAÇÃO DA COR DOS OLHOS: A BUSCA PERIGOSA DO SER HUMANO PELA SUPOSTA BELEZA

Homem faz procedimento para alterar cor dos olhos e viraliza, prática não é recomendada

O vídeo de um homem sendo submetido a um procedimento para trocar a cor dos olhos viralizou na internet. No entanto, especialistas condenam a prática e alertam para riscos aos pacientes.

“O que este médico está fazendo é um procedimento chamado queratopigmentaçao, que começou a se desenvolver para casos em que a pessoa tinha um olho totalmente cego. É um procedimento usado quando a córnea está comprometida e, para não ficar um olho muito diferente esteticamente do outro, se desenvolveu essa técnica para tatuar a córnea. Basicamente, se coloca pigmentos no tecido da córnea para ficar parecido com o olho normal”, afirmou o médico oftalmologista Renan Ferreira Oliveira.

A página que divulgou o vídeo é do médico Alexander Movshovich, especialista de Nova York, nos Estados Unidos, que garante que o procedimento é seguro e permanente. Em menos de 10 dias, a gravação já acumula mais de 5 milhões de visualizações nas redes sociais.

Fonte: Portal 98 FM


CANTOR GOSPEL RÉGIS DANESE SOFRE GRAVE ACIDENTE E FAZ VÍDEO EM TEMPO REAL SENDO ASSITIDO PELO SERVIÇO MÉDICO

Cantor gospel Regis Danese sofre acidente de carro em Goiás

Em vídeo publicado no Instagram, cantor gospel aparece machucado e pedindo por orações. Carro ficou destruído

O cantor Regis Danese, 50 anos, sofreu um acidente de carro na noite desta quarta-feira (30/8), na cidade de Ceres, em Goiás, enquanto estava a caminho de um show. Em vídeo publicado nas redes sociais, o artista pediu orações enquanto ainda recebia atendimento médico.

"Eu acabei de sofrer um acidente. Tô aqui sendo atendido, o carro arrebentou todo. Tô com muita dor no abdômen. Com meu irmão não aconteceu nada, que estava ao me lado. Deus é bom e Deus é fiel. Vai dar tudo certo. Acho que não vou conseguir fazer o show hoje. Orem por mim", disse Regis, enquanto recebia atendimento de paramédicos.

Segundo comunicado postado por Kelly Danese, o acidente aconteceu na Rodovia BR-153, por volta das 18h30. Régis, que estava ao volante, foi surpreendido por um caminhão que colidiu de frente com sua caminhonete, que ficou totalmente destruída.

“Neste momento, Regis passa por exames e seu irmão Daniel não teve nenhum ferimento grave. Está fazendo exames para averiguar o estado geral. Segue com sinais vitais preservados, consciente e verbalizando”, disse a mulher do cantor.

Vídeo no Instagram do cantor no momento do atendimento do serviço médico:

https://www.instagram.com/p/CwlYeFWvwY3/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Fonte: Diário de Pernambuco


ÔMICRON: NOVA SUBVARIANTE DA COVID-19 APARECE NO BRASIL

Distrito Federal tem o primeiro caso da nova subvariante da Ômicron

Paciente é uma menina atendida em 11 de agosto e recebeu alta dia 14

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta quarta-feira (30) a detecção pela primeira vez na capital federal da nova subvariante Ômicron da covid-19, denominada de EG.5.1, apelidada internacionalmente de Éris. A paciente é uma bebê atendida no dia 11 de agosto com sintomas respiratórios. Após ser internada e tratada, a menina recebeu alta no dia 14.

Segundo a SES-DF, não há indicativo de que a subvariante seja mais letal ou mais contagiosa que a Ômicron. Até o momento, os relatos são de sintomas muito parecidos com os que são causados pela Ômicron original: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor de garganta e nariz escorrendo.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, o aumento dos casos nos próximos meses é esperado porque as mutações da subvariante Éris permitem a reinfecção pela doença. “É importante que a população esteja com o esquema vacinal completo, principalmente os grupos de risco, como idosos e portadores de comorbidades, pois a imunização diminui a probabilidade de casos graves e mortes”, explica.

Derivada da Ômicron, a subvariante EG.5.1 já circula, pelo menos, desde fevereiro, e foi confirmada em mais de 50 países. No Brasil, o primeiro caso reportado foi no estado de São Paulo, em 17 de agosto. Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso da subvariante na cidade, em um paciente do sexo masculino, de 46 anos de idade.

Fonte: Agência Brasil


CURSO EM ARMAS LONGAS: GUARDA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM SEGUE CAPACITANDO SEU EFETIVO

Curso complementar de habilitação de armas longas - carabina CT9

Na manhã da última terça - feira, (29), a GMCM através de seu Centro de Formação Treinamento e Aperfeiçoamento/CEFTAGM/CM iniciou mais uma turma do Curso Complementar de Habilitação de Armas Longas - Carabina CT9 para o efetivo da instituição aptos ao porte de arma de fogo.

O Curso tem uma carga horária de 32h/a em conformidade com a PORTARIA Nº 9-CGCSP/DIREX/PF/DF, 14 DE ABRIL DE 2022 e sendo ministrado pelo Instrutor de Armamento e Tiro da própria instituição GMCM.

No curso será abordado: Regras de segurança , Características de funcionamento de armas Longas semiautomáticas; Manejo, transporte e guarda e Manutenção dos armamentos.

Fonte: ASSECOM DO CEFTAGM/CM


TUDO NO VERMELHO: CENÁRIO FISCAL DOS MUNICÍPIOS DO RN NO PRIMEIRO SEMESTRE É PREOCUPANTE

61% dos Municípios do Rio Grande do Norte fecham primeiro semestre no vermelho

O cenário fiscal em todo o país é de alerta para a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com aumento de despesas e diminuição de receitas, gestores locais, das cinco Regiões do Brasil, relatam dificuldades para fechar as contas. A nível nacional, 51% das prefeituras brasileiras estão no vermelho. No Rio Grande do Norte, 95 Municípios de 156 que enviaram dados ao Siconfi encerraram o primeiro semestre de 2023 com déficit, o que representa 61%. Em 2022, no mesmo período, eram 23 (15% dos respondentes). Confira aqui o estudo completo.

Isso significa que o percentual de comprometimento da receita está alto. No Rio Grande do Norte, a cada R$ 100 arrecadados nos pequenos Municípios, R$ 97 foram destinados a pagamento de pessoal e custeio da máquina pública. “Estamos em diálogo com as autoridades em Brasília e já alertamos. Muitos não veem o que está acontecendo na ponta, mas o problema é grave. Isso é também resultado de despesas criadas no Congresso e pelo governo federal sem previsão de receitas, como os pisos nacionais, caindo toda a demanda no colo dos Municípios”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Entre as despesas que oneram os cofres das prefeituras potiguares estão, por exemplo, recomposições salariais de servidores municipais, o impacto de reajuste do piso do magistério, que, se concedido como foi imposto pela União, soma R$ 222,6 milhões, e o atraso no pagamento de emendas parlamentares. A redução em emendas de custeio – do primeiro semestre de 2022 para o mesmo período de 2023 – é de quase 91%, passando de R$ 240,9 milhões para R$ 22,1 milhões. No total de emendas, a queda foi de R$ 373 milhões para R$ 102,1 milhões para o Estado. A cota-parte do ICMS, afetada pela LC 194/2022, recuou 2,8%.

Enquanto as despesas de custeio tiveram aumento de 15,2%, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) apresenta mais decêndios menores do que o mesmo período de 2022. No primeiro decêndio de julho, por exemplo, houve uma queda brusca de 34,49% no repasse. Em agosto, a queda foi de 23,56%, explicada por uma redução na arrecadação de Imposto de Renda e um lote maior de restituição por parte da Receita Federal.

Além disso, os gestores do Rio Grande do Norte enfrentam o represamento de 19,6 milhões de procedimentos ambulatoriais e 59,8 mil procedimentos hospitalares durante a pandemia, sendo necessários R$ 315,8 milhões para equacionar a demanda; 200 programas federais com defasagens que chegam a 100%; 149 obras paradas e abandonadas por falta de recursos da União; e obras concluídas com mais de R$ 211 milhões em recursos próprios sem repasse do governo federal.

Propostas

Para reverter a sobrecarga de serviços que recai sobre os Entes locais sem a correta alocação de recursos, a CNM atua por medidas que possam distribuir de forma mais efetiva as receitas do país. Uma delas é o aumento de 1,5% no FPM de março, que tramita na PEC 25/2022, e, se aprovada, representará R$ 287,9 milhões. Há ainda a redução da alíquota patronal do INSS para 8% em Municípios de até 156 mil habitantes (PL 334/2023), a recomposição do ICMS (PLP 94/2023), com R$ 69,4 milhões aos cofres municipais e o fim do voto de qualidade do Carf (PL 2384/2023), com potencial de injetar R$ 792,5 milhões no FPM, entre outros.

Fonte: cnm.ogr.br


quarta-feira, 30 de agosto de 2023

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM INVESTE RECURSOS PRÓPRIOS PARA CONCLUSÃO DE EQUIPAMENTOS DE EDUCAÇÃO QUE FORAM ABANDONADOS POR GESTÕES ANTERIORES

Investimento na Educação de Ceará-Mirim avança com recursos municipais

A Prefeitura de Ceará-Mirim vem avançando nas áreas de infraestrutura, saúde, desenvolvimento econômico, cultura, e na educação não é diferente. Escolas do município, como as das localidades de Ponta do Mato e Manibu, que deveriam ter passado por obras com recursos federais, estão sendo reformadas com recursos municipais, e inclusive já estão com obras 90% concluídas, apenas em fase de acabamento.

Em recente visita a Ceará-Mirim, o deputado federal Fernando Mineiro e a deputada estadual Divaneide Basílio passaram em algumas escolas municipais, como a de Riachão, e alegaram que já havia recursos para reformas, bastava a Prefeitura se inscrever no programa de reforma de obras paralisadas ou inacabadas do Governo Federal.

O prefeito Júlio César alertou que os parlamentares esqueceram, contudo, de informar que os serviços nas escolas estão em estágio avançado. “Das três escolas que estão no programa, duas delas já estão bem perto de serem concluídas com recursos do próprio município. Duas com 90% da obra feita, e estavam abandonadas desde 2015. Não podíamos mais esperar pelo Governo Federal para entregar as escolas à população. As outras duas estão com 65% das obras executadas e essas sim deveriam constar no programa”.

Júlio César declarou também que, caso os deputados desejem colaborar na obtenção de melhorias para Ceará-Mirim, eles possam em nova oportunidade ouvir da gestão as demandas que ainda precisam ser atendidas, por exemplo, a inclusão no cadastro do programa de reformas a escola do Espírito Santo e as três creches, da Cohab, de Coqueiros e de Muriú.

O gestor também solicitou emendas dos deputados destinadas ao Governo do Estado para a restauração do Museu Nilo Pereira e das rodovias estaduais que cortam o município, além de emendas destinadas à Ceará-Mirim para a pavimentação das estradas que ligam o povoado Tamanduá ao de São Miguel e da Ponta do Mato à Primeira Lagoa.

Blog 30zero7


ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES SERÃO REALIZADAS EM URNAS ELETRÔNICAS POR TODO O PAÍS

Pela primeira vez, urnas eletrônicas serão utilizadas em todo o território nacional para eleição de conselheiros tutelares

Parceria entre MDHC e Justiça Eleitoral foi oficializada em junho por meio de resolução do TSE; votação ocorre de forma unificada em todo o país no dia 1º de outubro deste ano, data em que mais de 30 mil conselheiros serão escolhidos pela sociedade

Pela primeira vez na história, as urnas eletrônicas serão utilizadas em todo o território brasileiro para o processo de escolha de mais de 30 mil conselheiros tutelares no dia 1º de outubro deste ano. A utilização da tecnologia será possível após a solicitação de apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE), que aprovou resolução sobre o auxílio da Justiça Eleitoral no processo eleitoral.

Ainda que em outros anos tenha havido empréstimo das urnas em determinados locais em âmbito municipal, nunca houve o empréstimo da tecnologia de forma unificada em todo o território nacional.

A sessão de aprovação da resolução do TSE no dia 13 de junho foi acompanhada pelo ministro Silvio Almeida que, na oportunidade, destacou que o apoio da instituição aumenta a credibilidade do processo. “Com maior participação social, transparência e democracia, cada município vai escolher pessoas mais comprometidas para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes”, afirmou à época o titular do MDHC.

O que diz a resolução

O apoio do TSE, previsto na resolução nº 23.719 de 2023 aprovada por unanimidade pelo colegiado do tribunal em junho deste ano, se dará por meio do empréstimo e preparação das urnas eletrônicas; do treinamento das pessoas que comporão as mesas receptoras de votos; da prestação de suporte técnico ao voto informatizado; da definição dos locais de votação e da cessão das listas de eleitores.

O documento prevê, ainda, que a Justiça Eleitoral fará o empréstimo de tecnologia como, por exemplo, de software parametrizado desde que o pedido seja realizado pelas comissões especiais organizadoras às presidências dos Tribunais Regionais Eleitorais e protocolado no cartório da respectiva zona eleitoral em até 90 dias antes do primeiro domingo de outubro.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou no momento da aprovação da resolução a importância da cooperação. “O percentual de participação das eleições dos conselhos tutelares muitas vezes é baixo por falta de organização e conhecimento e, por isso, nos sensibilizamos com esse pedido do MDHC para nosso apoio ao processo deste ano, que certamente será modelo para as próximas eleições”, disse.

Diferente das eleições gerais de cargos majoritários como o de presidente da República, nas quais o TSE coordena o pleito, o processo de escolha dos conselheiros tutelares – além da totalização dos votos – é de responsabilidade de cada um dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Outra diferença está na não obrigação do voto. Toda a sociedade pode participar do processo, porém o voto é facultativo. Os jovens acima dos 16 anos também estão aptos a votar. Vale ressaltar que, para participar da eleição, não é necessário apresentar título de eleitor, apenas documento com foto e estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Participe do processo eleitoral

Ainda que não seja obrigatório, participar do processo é importante, pois se trata da escolha dos representantes que vão garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes. No dia 1º de outubro deste ano, o voto secreto dos eleitores brasileiros definirá os cinco representantes que irão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de cada município e região administrativa; além de eleger outros cinco conselheiros suplentes.

Fonte: Agência Brasil


VEREADORA DE PARNAMIRIM TENTA CENSURAR REPORTAGENS SOBRE SUA PRISÃO

Vereadora Rhalessa usa justiça para censurar foto do dia em que foi presa

Vereadora de Parnamirim foi presa durante Operação Dízimo; ela quer retirada da foto em que aparece sendo fichada pela

A vereadora de Parnamirim Rhalessa Freire (PTB) entrou com liminar contra a jornalista potiguar Heloísa Macedo pela publicação de foto em matéria jornalística intitulada “Justiça intima vereadora Rhalessa, processada por lavagem de dinheiro” em seu blog no último dia 22. O texto traz informações sobre a última movimentação jurídica da ação penal relacionada à Operação Dízimo, realizada pelo Ministério Público Eleitoral em junho de 2021, quando foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e outros 10 de busca e apreensão em Parnamirim. Na ocasião, Rhalessa e o vereador Ítalo Siqueira (PSDB) foram presos (e soltos posteriormente) e afastados dos cargos por 180 dias.

Mas, por que a vereadora Rhalessa buscou a Justiça para censurar a imprensa? Segundo o advogado da vereadora, Vinícius Cipriano, ela foi surpreendida pela postagem no blog da jornalista, tendo “seu nome e imagem indevidamente denegridos pela blogueira por uma publicação caluniosa e difamatória […] Que a parlamentar sentiu “profundo constrangimento, dor e humilhação” por ter tido atingida em sua “honra objetiva, imagem e dignidade”, uma vez que “sempre prezou e manteve a sua imagem e reputação incólumes”.

“A mesma publicação divulga imagem da vereadora quando foi presa temporariamente, mesmo tendo sua prisão relaxada. Trata-se de imagem que não deveria estar sendo divulgada porque diz respeito a sua vida privada, honra e personalidade”, defendeu o advogado da vereadora.

E afirmou que a publicação tem “conteúdo inverídico, visto que a vereadora Rhalessa não responde a nenhum processo com acusação de lavagem de dinheiro […] somente se encontra na condição de acusada na ação penal eleitoral de nº 0600197-04.2021.6.20.0001, cuja fase atual é a de apresentação de requerimentos pós-instrução e alegações finais, o que comprova de forma contundente que a publicação presentada pelo blog é ‘fake news’, ou seja, de teor inautêntico”, disse o advogado da parlamentar.

Na liminar, Rhalessa pede a retirada dos conteúdos referentes à postagem questionada no blog e no Instagram e a retratação pública pela jornalista em todas as suas redes sociais, após aprovação do teor do conteúdo pela própria vereadora, sob pena de multa diária de até R$ 1 mil, bem como o benefício da justiça gratuita e a condenação de Heloisa Macedo ao pagamento de honorários advocatícios. Ao Blog do BG, a jornalista afirmou que a matéria não é fake news e que seu “sentimento é ter sido cerceada em meu direito à liberdade de imprensa".

JUIZ ACATA PARTE DO PEDIDO

Ao aprovar a retirada da fotografia que ilustrava a matéria, o juiz José Ricardo Arbex escreveu: “O STF, no julgamento da ADPF 130, proibiu enfaticamente a censura de publicações jornalísticas, e tornou excepcional qualquer tipo de intervenção estatal na divulgação de notícias e opiniões. A liberdade de expressão desfruta de uma posição preferencial no Estado democrático brasileiro, por ser uma pré-condição para o exercício esclarecido dos demais direitos e liberdades asseguradas no ordenamento jurídico”.

E continuou: “Nesse viés, a determinação de retirada de matéria de circulação configura censura, o que se admite apenas em situações extremas. Em regra, a colisão da liberdade de expressão com os direitos da personalidade deve, primordialmente, ser resolvida pela retificação, pelo direito de resposta ou pela reparação civil. Além do exposto, não se tem certeza de que as informações noticiadas pela requerida são inverídicas, uma vez que a postulante não trouxe nenhum indício nos autos de que são falsas”.

O dia da prisão: “Alex diz que vai adiantar 5 mil para Rhalessa”

A manhã de sexta-feira, 18 de junho de 2021, foi marcada pela deflagração de uma operação comandada pelo Ministério Público, a partir de investigações do GAECO, denominada Operação Dízimo. Neste dia, a vereadora Rhalessa Freire, conhecida como Rhalessa de Clênio, foi presa juntamente com o vereador Professor Ítalo e um ex-vereador, Pastor Alex, além dos pastores Sandoval e Danilo.

A investigação apontava para a compra de votos na eleição municipal de 2016, envolvendo crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa. Além da prisão, os vereadores também foram afastados de suas funções na Câmara de Parnamirim. Mas, 30 dias depois do afastamento, Rhalessa e Professor Ítalo conseguiram uma decisão judicial e reassumiram o mandato.

Segundo a denúncia feita pelo MP à Justiça, a vereadora Rhalessa dividia o dinheiro fruto das transações que eram feitas utilizando emendas dela como parlamentar, para realizar pagamentos fraudulentos de serviços ou bens que que nunca existiram e depois o dinheiro era “rateado entre os agentes do crime, ex-vereador Pastor Alex e a vereadora Rhalessa de Clênio”.

A denúncia traz prints de conversas de whatsapp trocada entre a vereadora e os demais réus, entre eles, o trecho em que o MP cita que o valor de R$ 20 mil – requerida pelo Projeto Amigos da Família (Proamfa) por meio de emenda nº 036/2018 proposta pela vereadora para suposta compra de instrumentos musicais e depositada na conta da associação em 31 de dezembro de 2019. Conforme a investigação, o valor retornou em parte para Rhalessa, por Gerlúcio de Aquino Guedes, que transferiu também valores para os pastores Danilo Rodrigues e Alex Sandro (ex-vereador de Parnamirim).

Ainda segundo a denúncia do MP, o objetivo do “esquema” era conseguir dinheiro de maneira fraudulenta para usar o dinheiro “ilícito” nas campanhas eleitorais. Em determinado trecho da denúncia do MP, a partir da quebra dos sigilos telefônicos e bancários dos envolvidos, há um diálogo nos seguintes termos: “Alex diz a Danilo que vai adiantar cinco mil reais para Rhalessa”. Em outro trecho da denúncia, ela cobra o restante do dinheiro que viria do esquema.

“Dos elementos apurados, constata-se que Gerlúcio recebeu dinheiro da Proamfa através da compensação de um cheque no valor de R$ 20 mil e repassou parte desses recursos públicos ao denunciado Alex Sandro e Rhalessa, reeleita em 2020, justamente a autora do projeto […} confirmou-se que dos R$ 20 mil pagos a Gerlúcio, R$ 5 mil foi transferida para a vereadora Rhalessa, que ainda cobrou o ‘restante’, tendo sido acertada a transferência de mais R$ 3 mil, també, segundo os diálogos”, traz trecho da denúncia.

Rhalessa foi eleita vereadora de Parnamirim pela primeira vez em 2012, com apenas 754 votos. Na eleição municipal seguinte, em 2016, ela se reelegeu com 2.025 votos e, em 2020, apesar de ter recebido menos votos, 1.316, ainda assim conseguiu se reeleger pela segunda vez. Hoje, ela continua sua atuação na Câmara de Parnamirim, enquanto responde aos processos por crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa.

Fonte: Diário do RN Parnamirim


DOAÇÃO DE CAVALO: VAQUEIRO SENSIBILIZADO COM GAROTO QUE PERDEU O POTRO MORTO POR UM IMBECIL

Vaqueiro doa Cavalo à criança que teve a Potra assassinada por vizinho fazendeiro em Piquiri

A história da criança da Vila de Piquiri, município de Canguaretama, que comoveu a internet nesta terça-feira, 29, vai sendo contornada com o trabalho da Polícia Civil, que vem tomando todas as providências, e ação caridosa de um vaqueiro de Pedro Velho, que abriu mão de um cavalo e doou ao vaqueirinho de 12 anos.

Renato Paraíba é vaqueiro profissional, mora na cidade de Pedro Velho-RN e também se sensibilizou com o garotinho Wellinson de Oliveira, de 12 anos, e fez questão de dar de presente um Cavalo para alegrar o pequeno vaqueiro. De acordo com Dona Dôra, mãe de Wellinson, mesmo triste, o presente o fez feliz novamente.

Maria Das Dores (Dôra) disse ainda das dificuldade da família para adquirir o animal que foi assassinado por um vizinho, que é fazendeiro, apenas por não aceitar a Potra nas proximidades das suas terras: “Meu filho estava em prantos desde que soube do acontecido, mas graças a Deus e ao vaqueiro Renato Paraíba, meu filho voltou a sorrir”, desabafou.

Trilheiros do Rio Grande do Norte, por iniciativa do piloto Jorge Araújo, filho de Serra Negra do Norte, prometem ir a Piquiri conhecer o garoto e levar alimentos para família, que passa por necessidade devido a problemas de saúde e falta de emprego.

Fonte: Blog Jair Sampaio


SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE CEARÁ-MIRIM FOI RESTABELECIDO

Manutenção da rede principal de abastecimento de água de Ceará-Mirim foi concluída pelo SAAE

Restabelecido o abastecimento de água da cidade. O SAAE Ceará-Mirim informa que, para restabelecer o fornecimento de água, foi necessário realizar o serviço de manutenção de tubulação da rede principal que rompeu-se em frente à Caixa Econômica Federal na manhã de ontem. As equipes do SAAE iniciaram os serviços imediatamente e, com o término da manutenção às 16h23, o sistema de bombeamento de água foi reativado.

Todos os bairros da cidade já começaram a receber água novamente desde o final da tarde de hoje, e o prazo para normalização total é de até 72h, desde que não haja intercorrências.

O SAAE de Ceará-Mirim não mediu esforços para que o fornecimento de água aos cidadãos fosse restabelecido o mais breve possível.

Blog 30zero7


REFORMAULÇÃO E CHOQUE DE GESTÃO SERÃO DADAS NO AMÉRCIA FUTEBOL CLUBE PARA PLANEJAMENTO 2024

Após rebaixamento, SAF começa a reformular elenco e a investir na estrutura do clube para 2024

A notícia é do Blog de Marcos Lopes. O processo de transferência das ações do futebol do América para a SAF será concluído nesta sexta-feira (1º). E a partir da próxima semana a HIPE e o grupo de investidores que formam o projeto iniciam o processo já com todo o diagnóstico de entrada.

Nas próximas semanas o torcedor já verá algumas fortes mudanças, como a reformulação do elenco (poucos atletas irão permanecer), mudanças nas lideranças do futebol e também um choque de gestão em todas áreas vitais da preparação: Física, Saúde, Nutrição e Fisiologia.

Na parte estrutural, o norte será o investimento no Centro de Treinamento Abílio Medeiros, a instalação da iluminação para jogos oficiais da Arena América (um sonho antigo) e toda a operação do clube passando a funcionar naquelas dependências (Jurídico, Financeiro, Marketing e Comunicação) e não espalhados mais pela cidade e Arena das Dunas.

Nesta largada da SAF também está incluída a obra do novo campo de treinamento do Profissional. A organização e estrutura da Base do América passará por profunda transformação a partir da próxima semana, com o início da operação da SAF.

O clube vai participar da Copa Atlântico pela primeira vez, já que é um dos focos da gestão HIPE. O fato é que o rebaixamento que ninguém esperava – até pelo suporte financeiro que foi efetuado – custou caro ao clube. Mas, os próximos passos são auspiciosos e inéditos na história centenária do América, num verdadeiro processo de transformação e investimentos pesados.

Fonte: Blog Marcos Lopes


FARMACÊUTICA DA CASA DURVAL PAIVA FALA SOBRE O USO CORRETO E RACIONAL DA MEDICAÇÃO EM CRIANÇAS COM CÂNCER

Uso racional de medicamentos em crianças com câncer

Os medicamentos devem ser usados na dose correta e no tempo mínimo, para obter as respostas terapêuticas desejadas. Eles são utilizados para tratar, diagnosticar ou prevenir doenças. Se não forem usados de forma correta, podem ocasionar problemas relacionados ao medicamento.

Um deles são os efeitos adversos, os quais já vêm descritos na bula e são advertidos por sua possibilidade de acontecer. A intensidade e o grau dos efeitos variam em cada paciente. Nas crianças e adolescentes, em vigência de quimioterapia, esses eventos precisam ser monitorados e contidos, para que esse número de internações possa ser controlado e o paciente tenha como dar continuidade ao seu tratamento de quimioterapia sem interrupções, se não forem tratadas, podem colocar o paciente em risco de vida.

Os cuidados e orientações do medicamento deverão ser realizados pelo farmacêutico em uma linguagem de fácil compreensão, pois estudos científicos já comprovam que o agravo dos pacientes está relacionado à pouca informação e, algumas vezes, ao equívoco da informação fornecida a eles e seus respectivos acompanhantes.

O cuidado farmacêutico no tratamento de crianças e adolescentes possibilita minimizar problemas relacionados aos medicamentos – intervenções imediatas, que melhoram a adesão terapêutica do paciente, reduz os custos, os eventos adversos e diminuem a polifarmácia.

Estudos comprovam que a automedicação em crianças tem números elevados, por isso, a necessidade de orientação e conscientização do uso racional de medicamentos em crianças, por parte dos acompanhantes. É importante ressaltar que, durante o tratamento oncológico, a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica e o uso em excesso de medicamentos pode mascarar uma doença ou até algo mais grave.

Por isso, se faz necessário a presença do farmacêutico no cuidado com as crianças e adolescentes, durante todo o período de tratamento, assim como acontece na Casa Durval Paiva, tendo em vista o uso de muitas medicações a longo prazo.

Fonte: Isabelle Medeiros Resende - Farmacêutico Casa Durval Paiva - CRF 2541


OS ARQUIVOS DAS CÂMERAS DE MONITORAMENTO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO DIA 08/01 FORAM APAGADOS

Imagens do Ministério da Justiça no 8 de janeiro foram apagadas

Imagens de câmeras de segurança do Ministério da Justiça e Segurança Pública em 8 de janeiro que registravam as laterais, a parte de trás e o lado de dentro do prédio foram apagadas, revelaram fontes na Polícia Federal à Record TV. As gravações foram solicitadas por membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF). A reportagem procurou a assessoria do Ministério da Justiça por WhatsApp à tarde e também por e-mail no início da noite. A pasta ainda não se posicionou.

Primeiro, as imagens foram pedidas diretamente à pasta do governo federal. No entanto, o ministro Flávio Dino disse que só poderia fornecer o material com a autorização do STF. O argumento foi que o compartilhamento, ainda que sigiloso, poderia comprometer o andamento das investigações em curso.

Após aval do ministro Alexandre de Moraes,  contudo, o ministério enviou imagens de apenas duas câmeras — que mostram a frente do Palácio da Justiça. A justificativa é que as imagens ficam salvas por apenas 15 dias e são apagadas para abrir espaço de armazenamento no sistema que grava os circuitos. Não teria havido, por parte do ministério nem da Polícia Federal, um pedido para armazená-las por mais tempo.

A informação interna do ministério para a Polícia Federal, segundo fontes na corporação, é que não foi observada a necessidade de armazenar essas imagens, já que não houve ataque ao interior daquele edifício. Apenas as imagens de duas câmeras do alto do Palácio da Justiça, viradas para a Esplanada, foram preservadas.

Outros edifícios que não foram invadidos guardaram os circuitos internos da data, como é o caso do Palácio do Itamaraty.

Fonte: Portal Grande Ponto


EQUIPE TÉCNICA DA SAÚDE DE CEARÁ-MIRIM RECEBE TREINAMENTO PARA ATENDER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA

SESAP/RN proporciona treinamento para implantação do serviço de atendimento às pessoas em situação de violência

Nesta terça-feira (29) de agosto, a equipe técnica do Hospital Dr. Percílio Alves participou de um treinamento com a equipe da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP, para implantação do Serviço de atendimento às Pessoas em situação de violência, seremos referência para mulheres em situação de violência na III Região de Saúde do RN.

Blog 30zero7


PROTESTO DAS PREFEITURAS PELA RECOMPOSIÇÃO DO FPM TEVE SEU INÍCIO NO ESTADO DA BAHIA

Protesto de prefeitos nordestinos fecha prefeituras nesta quarta-feira, governo federal silencia

Comunicação do governo ainda não se posicionou sobre paralisação prevista para esta quarta-feira (30); movimento começou na Bahia, governada há 16 anos pelo PT

Federações e associações de municípios do Nordeste confirmaram a paralisação de várias prefeituras marcada para quarta-feira (30), em protesto à forma de distribuição dos impostos arrecadados pelo governo federal. De acordo com líderes do movimento ouvidos pela reportagem do Brasil 61, a “greve” ganhou apoio de prefeitos de outras regiões além do Nordeste. Estados como Santa Catarina já aderiram ao movimento. Outros, como o Rio Grande do Sul, por enquanto apenas apoiam.

Os gestores municipais prometem fechar as portas das prefeituras em protesto contra o que chamam de “injustiça fiscal”, que seria a má distribuição do dinheiro arrecadado dos cidadãos. O movimento anuncia que prefeituras vão decretar ponto facultativo “com objetivo de sensibilizar o governo federal e o Congresso Nacional e a sociedade como um todo para a grave situação financeira enfrentada pelos municípios, que é onde o cidadão sofre com a falta de saúde, educação, saneamento básico e obras de infraestrutura”.

Segundo prefeitos ouvidos pela reportagem, a maior parte dos recursos fica com o governo federal, enquanto uma pequena quantia é repassada às prefeituras através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A principal reivindicação é o reajuste do FPM para 1,5%. Eles também reclamam do atraso do pagamento de emendas parlamentares por parte do governo federal.

Início na Bahia

O movimento iniciou-se na Bahia, estado governado há 16 anos pelo Partido dos Trabalhadores, e se espalhou por outros estados do Nordeste, região que praticamente garantiu a vitória do atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva (PT), sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até terça-feira (29), o único estado nordestino que ainda não havia aderido ao movimento era Sergipe.

Conforme relatou o prefeito de Barro Alto (BA), Orlando Amorim (PL), atual presidente da Unipi (Associação dos Municípios da Microrregião de Irecê), centenas de prefeituras deixarão de realizar os serviços dos municípios, em razão da queda dos valores do Fundo de Participação dos Municípios. “Os municípios pequenos não têm recursos para manter a sua folha de pagamento, pagar a Previdência, principalmente, e para manter os serviços essenciais, como iluminação pública, serviços da saúde. Enfim, todos aqueles que dependem do trabalho e do serviço público”, justificou.

“Há uma movimentação a nível de Brasil, vários estados já estão se mobilizando”, declarou Amorim, acrescentando que os prefeitos esperam “que o governo federal também se sensibilize, além dos deputados federais e senadores, em busca de encontrar uma solução para o problema”. 

Santa Catarina adere

Já a prefeita de Vargem (SC), Milena Lopes (PL), presidente da Fecam (Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina), informou que muitos prefeitos do estado já aderiram ao movimento. Ela acredita que a insatisfação é grande, por causa das dificuldades crescentes que os gestores enfrentam atualmente.

A Fecam engloba 21 associações de municípios do estado, representando os 295 municípios catarinenses. A  entidade já havia programado uma assembleia para a quarta-feira (30), que coincidiu com a data da paralisação.

Milena Lopes  reclamou que o governo cria obrigações para os municípios e depois não cria as condições orçamentárias para que estas responsabilidades possam ser cumpridas. “A orientação que estamos dando [para o dia 30] é para que as associações de prefeitos de Santa Catarina ligadas à Fecam aproveitem essa data e se mobilizem”, declarou.

Segundo Milena Lopes, o ideal é que os prefeitos entrem em contato com os parlamentares de suas regiões e mobilizem os servidores municipais para a importância do que está acontecendo: “O governo precisa compreender que é nas cidades que o cidadão bate à nossa porta, é nas cidades que as coisas acontecem. Então é necessário que os tributos onde nós produzimos a riqueza voltem para os nossos municípios e nós possamos devolver aos nossos cidadãos os serviços necessários”, afirmou.

Rio Grande do Sul apoia

Já no estado gaúcho, a entidade que congrega as associações regionais de prefeituras é a Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul). Presidida pelo prefeito Luciano Orsi (PDT), de Campo Bom (RS) a entidade ainda não aderiu ao protesto, mas apoia incondicionalmente o movimento de prefeitos.  

“Estamos num momento em que houve uma redução expressiva em vários repasses, especialmente o FPM, além de repasses estaduais”, observou. “Isso de uma certa forma aliado ao aumento de despesas, principalmente de pisos salariais justos, mas que acabam trazendo uma dificuldade financeira para os municípios”, lembrou o gestor.

“Então [a greve de prefeitos] é um apelo para que o governo federal repasse mais recursos para os municípios. É justa a manifestação, a gente concorda, mas claro foi nascido de um grupo de associações desses estados, então a gente apoia e estamos trabalhando aqui também a nossa pauta, mas não temos nenhum indicativo nesse sentido [de aderir à paralisação] por enquanto”, esclareceu.

Posicionamento da CNM

O protesto dos prefeitos baianos começou nos primeiros dias de agosto e espalhou-se rapidamente para Pernambuco e Ceará, de onde ganhou corpo e nesta semana recebeu apoio de associações de municípios de várias regiões do país, além da própria CNM (Confederação Nacional de Municípios). 

De acordo com a assessoria de comunicação da CNM, a proposta da entidade era fazer algo maior em setembro. No entanto, informações colhidas pelo portal de notícias Brasil 61, que vem acompanhando o movimento desde o início, revelam que o protesto começou de forma espontânea antes do apoio da CNM. Não restou outra alternativa à entidade nacional, senão a de apoiar todos os estados que resolveram aderir, enviando pessoal e estudos técnicos às federações estaduais e associações regionais, principalmente aos estados nordestinos que encabeçaram o movimento, com dados e estatísticas da situação precária de cada município por Estado. 

Recente levantamento da CNM revelou que, de 2022 para 2023, subiu de 7% para 51% o percentual de prefeituras que operam no vermelho. “Os gestores municipais correm o risco de tornarem-se ‘ficha suja’, com seus municípios enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal por gastarem mais do que arrecadam”, alertou o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, em entrevista exclusiva ao Brasil 61.

Governo federal silencia

Os prefeitos nordestinos vêm anunciando, desde a semana passada, a paralisação desta quarta-feira. Mesmo diante da ameaça de o movimento se espalhar pelo Brasil em poucos dias, considerando que iniciou ainda neste mês de agosto e já envolve entidades de prefeitos de outras regiões do país, o governo federal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. 

Até o final da tarde de terça-feira (29), nenhuma “nota pública” ou manifesto havia sido postado nos sites oficiais da Presidência da República.

Procuradas por telefone, as assessorias de Imprensa do Ministérios das Cidades e da Secretaria de Relações Institucionais do Palácio do Planalto pediram que a reportagem enviasse a demanda por e-mail – o que foi atendido imediatamente. Embora empenhadas em atender a demanda do portal Brasil 61, até o fechamento desta matéria as assessorias ainda não tinham um posicionamento sobre o assunto.

Nordeste, foco do protesto, deu vitória a Lula

O povo brasileiro soube, através da Imprensa, que a região Nordeste garantiu a vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL), nas eleições do ano passado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula foi majoritariamente o mais votado, por exemplo, na Bahia. Dos atuais 39.283.021 eleitores nordestinos, um total de 10.531.439 estão localizados naquele estado —  o mais populoso da região.

Governada há 16 anos pelo Partido dos Trabalhadores, de acordo com as urnas eletrônicas do TSE a Bahia deu 72% dos votos válidos ao atual presidente da República. Foi o segundo melhor desempenho de Lula em todo o país, totalizando 6.097.815 dos votos válidos  —  atrás apenas do Piauí, onde obteve 76,84%. Ele venceu em 415, dos 417 municípios baianos. 

Foi na Bahia que iniciou o atual movimento de prefeitos que promete dor de cabeça a Lula, fechando as portas de prefeituras nesta quarta-feira (30), em protesto contra a distribuição de impostos que o governo federal repassa aos municípios. A principal reclamação são os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerado baixo pelos gestores municipais, além do atraso no pagamento das emendas parlamentares.   

Fonte: Brasil 61


terça-feira, 29 de agosto de 2023

ATÉ ONDE VAI A MALDADE HUMANA: HOMEM ATIRA NA CABEÇA DE UM CAVALO QUE PERTENCIA A UMA CRIANÇA QUE CHORA LAMENTANDO A MORTE DO ANIMAL

Homem mata cavalo de criança por pura maldade e a deixa desconsolada

Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (29) gerou comoção e revolta. Na imagem é possível ver uma criança, ao lado de um potrinho. Segundo relatos divulgados através de um áudio em um aplicativo de mensagens, o animal foi morto com um tiro na cabeça. O caso aconteceu na comunidade de Piquiri, distrito de Canguaretama, no interior do estado.

A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre a autoria do crime contra o animal. De acordo com o delegado José Claudio, responsável pela unidade investigativa do município, “Todos os procedimentos cabíveis já estão sendo adotados. Diligências sobre o caso estão sendo feitas pela Polícia Civil”, afirmou o titular.

Fonte: Novo Notícias


SAAE INFORMA INTERRUPÇÃO DO SISTEMA PRINCIPAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM CEARÁ-MIRIM

SAAE Ceará-Mirim: comunicado de utilidade pública

A direção do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de - SAAE Ceará-Mirim/RN, informa que, houve rompimento da tubulação em frente a Caixa Econômica Federal, na manhã desta terça-feira(29). Mediante o ocorrido o fornecimento de água será interrompido no sistema principal da cidade.

A equipe da SAAE já está trabalhando para corrigir o problema. O restabelecimento será feito o mais breve possível.

Blog 30zero7


AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM: "Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher em Ceará-Mirim/RN"

Audiência Pública: Fortalecendo a Rede de Proteção à Mulher em Ceará-Mirim/RN

No próximo dia 30 de agosto, às 09h da manhã, a vereadora Professora Erineide, do Legislativo Municipal de Ceará-Mirim/RN, estará conduzindo uma Audiência Pública de extrema importância. O evento tem como objetivo principal discutir e promover a conscientização sobre a Rede de Proteção à Mulher no município.

Por que isso importa?

A Rede de Proteção à Mulher é uma ferramenta crucial para garantir a segurança e o apoio necessário às mulheres em situações de violência ou vulnerabilidade. Este evento é uma oportunidade única para a comunidade se envolver, aprender e contribuir para tornar nossa cidade mais segura e igualitária.

O que esperar?

- Discussões informadas por especialistas e líderes locais.

- Compartilhamento de histórias e experiências.

- Oportunidades para fazer perguntas e se envolver.

- Compromissos para ações futuras.

Como participar?

Marque em seu calendário: 30 de agosto, 09h da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores Paulo Antônio da Cruz, Ceará-Mirim/RN. E para garantir seu lugar, inscreva-se antecipadamente através deste link de inscrição: https://forms.gle/eCNRGFuPTXi61HaC9.

Junte-se a nós nesta importante iniciativa! Sua presença e apoio são fundamentais para construir uma comunidade mais segura e inclusiva para todas as mulheres de Ceará-Mirim.

Fique atento para mais informações e atualizações.

Fonte: Ascom Professora Erineide


VEREADORAS DE CEARÁ-MIRIM SE FAZEM PRESENTES EM EVENTO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ORGANIZADO PELA FECAM/RN

Vereadoras de Ceará-Mirim participam de evento pelo fim da violência contra a mulher no agosto lilás

Na manhã desta segunda-feira (28), as vereadoras Professora Erineide, Aline Corretora, Karina Freitas e Paula Morais representaram o município de Ceará-Mirim no evento de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, promovido pela a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN) e organizado pelo Conselho da Mulher da Federação, dentro da programação do Agosto Lilás.

Na ocasião, cinco palestrantes abordaram temáticas relacionadas e derivadas da Lei Maria da Penha, surgida da necessidade de coibir a violência doméstica no Brasil. A delegada da Polícia Civil, Sandra Gomes, com o tema “Experiência para liderar”; a comunicadora e fotógrafa, Kalina Veloso, com “Governe-se para governar”; a deputada estadual e procuradora Cristiane Dantas, abordando “Rede de enfrentamento à violência doméstica e o papel da Procuradoria especial da mulher”; a vereadora e advogada Jéssica Queiroga (Fecam/RN), com “violência política contra a mulher e luta pela igualdade de gênero”; e a subtenente da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Célia Melo Bombom, com a apresentação cultural: A Carne”.

A participação das vereadoras no evento é um testemunho de comprovação do desejo da Câmara Municipal de atuar como agente de mudança. O fato de que elas escolheram unir forças dentro deste cenário é emblemático, mostrando que a conscientização e a mobilização transcenderam os limites partidários e se tornaram um esforço conjunto por um objetivo maior.

Fonte: Ascom Câmara Municipal Ceará-Mirim


O EX-VEREADOR CÍCERO MARTINS NÃO PERDE A CHANCE DE DEMONSTRAR SEU ÓDIO IDEOLÓGICO

Ex-vereador reaparece na Câmara, grita no plenário e é acusado de violência contra vereadora

Famoso por seus descontroles, o ex-vereador de Natal, Cícero Martins, reapareceu na Câmara Municipal de Natal na manhã desta segunda-feira (28) para participar de uma audiência na Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo que tratou sobre a situação do bairro do Alecrim. Contudo, como acontecia quando ocupava uma cadeira na Câmara, Cícero acabou se destacando após ser acusado pelos colegas de "baixar o nível" do debate e agredir verbalmente os vereadores presentes e ausentes no debate.

A situação começou porque o ex-vereador utilizou parte de seu momento de fala para fazer quase um desabafo, ao dizer que trabalhou muito pelo bairro, mas acabou não conseguindo se reeleger vereador. "O Alecrim está acabado e destruído e a culpa é de quem? De vocês e de nós. (...) Me lasquei ajudando o povo. Essa reunião é uma brincadeira de mal gosto", afirmou.

Em seguida, Cícero Martins citou a "vereadora kids do PT" e afirmou que o partido dela só sabe fumar maconha, falar de homossexualismo e putaria. Logo em seguida, a vereadora Brisa Bracci apareceu no plenário para responder. Disse que foi "violentada" e que não levaria desaforo para casa.

Além da fala no plenário, Brisa também compartilhou a situação nas redes sociais e foi rapidamente apoiada por colegas de partido, como a deputada federal Natalia Bonavides, que classificou a situação com violência de gênero.

Vale destacar que, após a fala de Brisa, o presidente da reunião, o vereador Dickson Jr. também criticou a forma que Cícero Martins se referiu a situação e ressaltou que ele "baixou o nível do debate". Cícero e Dickson ainda bateram boca e o microfone do ex-parlamentar foi fechado.

Fonte: Blog Tangará Acontece