terça-feira, 30 de dezembro de 2025

EM 2025 O BRASIL REGISTRA NÚMEROS HISTÓRICOS COM O TURISMO: PAÍS CHEGOU A CASA DE 9 MILHÕES DE VISITANTES ESTRANGEIROS

Recordes históricos: em 2025, turismo abriu as portas do Brasil para o mundo

País atingiu marco de 9 milhões de turistas estrangeiros, aumento de 40% em comparação ao ano anterior. Recorde colocou o Brasil como o país onde o turismo mais cresceu no mundo, à frente de destinos como Egito e Japão

Seja pela beleza incomparável, a cultura marcante ou a hospitalidade característica, o Brasil termina o ano como destaque no cenário global também no turismo. O momento é histórico: mais de 9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país em 2025, recorde que colocou o Brasil no centro das atenções internacionais. O volume representa um crescimento expressivo de 40% em comparação ao ano passado, que havia registrado 6,7 milhões de turistas. O número supera em 30% a previsão para 2025, que era de 6,9 milhões. Voos lotados, hotéis e meios de hospedagem em alta e praias cheias nos principais destinos neste fim de ano consolidam também o mercado interno como importante componente da equação do setor. 

O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promovendo eventos que geram alegria, emprego e renda. Promovendo o acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Porque felicidade e alegria não podem ser questão de classe social: têm que ser símbolo da justiça social, da igualdade”. Gustavo Feliciano - Ministro do Turismo

“O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promovendo eventos que geram alegria, emprego e renda. Promovendo o acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Porque felicidade e alegria não podem ser questão de classe social: têm de ser símbolo da justiça social, da igualdade”, apontou Gustavo Feliciano, ministro do Turismo, durante a cerimônia de posse em dezembro.

O desempenho do país superou localidades que também tiveram forte expansão turística, como Vietnã, Egito, Etiópia e Japão. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números reforçam o potencial brasileiro. “A energia do Brasil contagiou o mundo, provando o sucesso das nossas estratégias de promoção. Somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta, alcançando um novo patamar de competitividade global. Sentimos o efeito prático desse avanço na geração de emprego e renda para milhares de famílias brasileiras”, avaliou Freixo.

“A marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros é resultado de um trabalho sério, técnico e integrado com todo o setor. O Brasil voltou ao mapa do turismo mundial mais forte e preparado. O crescimento impulsiona a economia e reforça o compromisso de fazer do turismo uma das grandes forças do desenvolvimento nacional”, analisou Celso Sabino, ex-ministro do Turismo.

Fonte: Agência Brasil



Nenhum comentário: