terça-feira, 23 de setembro de 2025

SECRETÁRIO DA IGUALDADE RACIAL DE CEARÁ-MIRIM PARTICIPA EM BRASÍLIA DA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Secretário municipal da Igualda participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR)

Entre os dias 15 e 20 de setembro, o Secretário de Igualdade Racial, Diversidade e Povos Originários de Ceará-Mirim (SEMIRDPO) e vereador licenciado, Júnior Quilombola, esteve em Brasília participando da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR).

Foram dias de intensa participação, cultura e diálogo, reunindo mais de 1.700 delegados e delegadas de todo o Brasil. Cada voz, cada proposta e cada intervenção reafirmaram que a CONAPIR é um espaço fundamental onde o Brasil se coloca ao lado do povo brasileiro na luta por justiça, reparação e igualdade racial.

A conferência é fruto de uma construção coletiva com o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) e das plenárias temáticas realizadas nos territórios, que asseguraram a presença e o protagonismo de quilombolas, indígenas, povos ciganos, juventude, LGBTQIA+, povos de terreiro e tantas outras comunidades no centro das políticas públicas.

Além da participação na CONAPIR, a agenda em Brasília contou ainda com importantes reuniões institucionais no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e no INCRA Nacional, com foco em políticas territoriais para as comunidades quilombolas de Ceará-Mirim e em ações voltadas para povos e comunidades tradicionais.

Na ocasião, foram visitados:

No MDA: o Departamento de Reconhecimento, Proteção de Territórios Tradicionais e Etnodesenvolvimento, com a diretora Isabela Patrícia Camargo;

No INCRA: a Diretoria de Programas e Projetos Especiais, com a diretora Débora Mabel Nogueira Guimarães;

E a Assessoria Técnica, representada por Ruberval Lopes, Patrícia Ferreira e a coordenadora Lizane Lúcia.

Essa jornada reafirma o compromisso da gestão municipal, por meio da SEMIRDPO, em fortalecer a luta por igualdade racial, reconhecimento de direitos e proteção dos territórios tradicionais, contribuindo para a construção de um Brasil mais justo, inclusivo e democrático.

Blog 30zero7



Nenhum comentário: