Carlos Eduardo pode se filiar ao PCdoB para buscar ser federal na esteira de Natália
Ganhou força, nos últimos dias, a possibilidade de o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo trocar o PSD pelo PCdoB. Fazendo contas para o pleito de 2026, Carlos vê no PCdoB maiores chances de ser eleito deputado federal. Isso porque o partido tem federação com o PT – legenda de Natália Bonavides, que tem uma grande votação projetada para 2026.
Vale lembrar que, na última eleição, Natália Bonavides foi a deputada federal mais votada do Estado (mais de 157 mil votos). Em 2026, em ela repetindo a performance e com outros bons nomes na nominata, seriam grandes as chances de a federação PT-PV-PCdoB eleger uma bancada de três ou até mesmo quatro deputados. Atualmente, são dois: ela e Fernando Mineiro.
Um sinal de que esse movimento de atração de Carlos Eduardo para o grupo pode estar em curso foi a recente nomeação de Dácio Galvão como subsecretário estadual de Turismo na gestão da governadora Fátima Bezerra (PT).
Nas hostes governistas, mesmo que a versão oficial seja outra, há quem entenda a nomeação de Dácio como uma indicação de Carlos Eduardo, vide a forte ligação política dos dois. Dácio foi secretário de Carlos Eduardo na Prefeitura do Natal, e depois permaneceu no cargo na gestão de Álvaro Dias (Republicanos), justamente por indicação do ex-prefeito.
Este seria o primeiro passo para a reaproximação entre Carlos Eduardo e o PT, que se distanciaram nas eleições de 2024. Entre as próximas etapas, estaria a filiação do ex-prefeito ao PCdoB e anúncio de sua pré-candidatura a federal.
O plano de filiar Carlos no PCdoB, porém, poderá ter resistência da própria Natália Bonavides. É preciso destacar que ela contava com o apoio de Carlos no segundo turno da eleição para a Prefeitura do Natal em 2024, em que acabou derrotada pelo hoje prefeito Paulinho Freire (União). A adesão não veio. Carlos Eduardo preferiu ficar neutro, apesar dos apelos públicos do PT, inclusive do presidente Lula.
Fonte: AgoraRN

Nenhum comentário:
Postar um comentário