terça-feira, 1 de julho de 2025

O TÃO ESPERADO ENCONTRO ENTRE MILEI E LULA VAI ACONTECER NA ARGENTINA

De "corrupto" a "dinossauro idiota": as caneladas entre Lula e Milei

Desafetos, os presidentes do Brasil e da Argentina se encontram esta semana em Buenos Aires para a passagem do comando do Mercosul. Veja o histórico das brigas

A troca de ataques entre os presidentes do Brasil, Lula, e da Argentina, Javier Milei, se estende desde a campanha eleitoral do autodeclarado ultraliberal em 2023. Aliado de Jair Bolsonaro, Milei acusou Lula de tentar interferir nas eleições argentinas em favor do candidato Sergio Massa, seu principal adversário. Eleito em em novembro de 2023, chamou o petista de "corrupto", "comunista" e "dinossauro idiota". Do outro lado, o presidente brasileiro reagiu com críticas e, após a vitória de Milei, cobrou um pedido de desculpas pelas ofensas e recusou o convite para a posse do colega.

Apesar do clima tenso, Lula e Milei vão se encontrar nesta semana em Buenos Aires. Será a primeira visita oficial do chefe do Executivo ao país vizinho desde o início do governo Milei, ocasião em que o presidente argentino passará a presidência temporária do Mercosul ao brasileiro mesmo sendo um crítico feroz do bloco regional, que já chamou de "um estorvo".

O encontro promete um ambiente protocolar, mas cercado de desconfiança, marcado por declarações duras de ambos os lados. A seguir, algumas das frases mais contundentes trocadas entre Lula e Milei.

Encontro frio

Este não será o primeiro encontro entre os dois. Em novembro, Lula não escondeu o desconforto ao cumprimentar Milei. Um seco aperto de mão entre eles contrastou com os abraços efusivos do presidente brasileiro a outras autoridades internacionais, como o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro francês, Emmanuel Macron.

Fonte: Portal Migalhas


Nenhum comentário: