Arquidiocese de Natal alerta para vídeo falso com uso de IA envolvendo nome de Dom João Cardoso
Material fraudulento simula fala do arcebispo pedindo doações e utiliza imagem de criança que faleceu há seis anos
A Arquidiocese de Natal divulgou um comunicado alertando a população sobre a circulação de um vídeo falso que simula a voz do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso. Criado com o uso de inteligência artificial (IA), o conteúdo tenta aplicar um golpe pedindo ajuda financeira para o suposto tratamento de uma criança.
Segundo a instituição religiosa, o caso se agrava pelo fato de que a imagem usada no vídeo é de uma menina real que morreu há seis anos na Inglaterra.
Por meio da nota oficial, a Arquidiocese deixou claro que não tem nenhuma relação com o conteúdo divulgado. Também orientou os fiéis a sempre confirmarem informações por meio dos canais oficiais da instituição.
“Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, informou a nota.
A Arquidiocese disponibilizou um canal para que denúncias de golpes semelhantes possam ser feitas diretamente ao setor de comunicação.
“Quaisquer situações suspeitas desse tipo podem ser enviadas para o e-mail do Setor de Comunicação da Arquidiocese, no seguinte endereço: pascom@arquidiocesedenatal.org.br”, acrescentou o comunicado.
Fonte: Ascom Catedral Metropolitana


Nenhum comentário:
Postar um comentário