segunda-feira, 5 de maio de 2025

SEMINÁRIO 'MOTORES DO DESENVOLVIMENTO' FOCA NO TURISMO DE EVENTOS PARA ALAVANCAR A ECONOMIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Motores discute perspectivas do turismo de eventos no RN

O Motores do Desenvolvimento chegou à 44ª edição com um debate sobre os potenciais e perspectivas do turismo de eventos no Rio Grande do Norte. Também conhecido como MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), o segmento é considerado primordial para a economia de um destino por conta do importante incremento econômico que ele consegue proporcionar. A avaliação é de Marcelo Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio-RN), instituição parceira do Sistema Tribuna na realização do evento ocorrido no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira de Natal.

“O turista que vem participar de um evento é mais qualificado, demora mais tempo no destino, tem um consumo maior e, consequentemente, gasta mais na cidade e no estado. Então, esse é um segmento que movimenta todas as cadeias, traz recursos de fora gerando emprego e renda”, avalia Queiroz. Além da Fecomércio-RN, Natal Convention Bureau (NCB), Prefeitura do Natal (via Secretaria de Turismo – Setur) e Governo do Estado (via Empresa Potiguar de Promoção Turística – Emprotur) estiveram juntos com o Sistema Tribuna na realização do Motores.

Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna, disse que o RN tem um “potencial latente” para o turismo de eventos. Ele ressaltou que a concessão do Centro de Convenções de Natal (CCN) à iniciativa privada é uma forte aliada para o fortalecimento do segmento. “A gente vê a importância da concessão quando se olha para o Centro de Convenções de Florianópolis, em Santa Catarina, que será relicitado agora e já conta com oito grupos internacionais interessados e uma necessidade de investimentos acima de R$ 1,5 bilhão”, indica.

Marcelo Queiroz, da Fecomércio-RN, também defende uma nova gestão para o CCN, por meio de uma parceria público-privada (PPP). “O turismo de eventos tem crescido bastante nos últimos anos. Temos uma rede hoteleira muito boa, mas encontramos dificuldade de espaços, porque só existe um Centro de Convenções. A Fecomércio e outras entidades propõem a modalidade PPP para ampliação desses espaços e a facilitação de captação de congressos, o que é fundamental. Isso será discutido, inclusive, com especialistas e agentes privados que administram centros de outros estados”, afirmou Queiroz.

O Governo do Estado deu início, há cerca de uma semana, a um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a adoção da PPP no Centro de Convenções de Natal. O PMI é um estudo de viabilidade empregado pelo Poder Público para que a iniciativa privada apresente uma análise das condições necessárias para a realização da parceria. A expectativa é que dentro de 120 dias o PMI esteja concluído.

George Costa, coordenador da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio-RN, afirma que a PPP do Centro de Convenções é o primeiro passo para estimular o turismo de eventos no RN, mas não é o único. “É preciso tornar o CCN mais atrativo, com uma nova infraestrutura, bem como compartilhar novos espaços em outras cidades. Além dos centros em si, resorts com locais para congressos são uma proposta interessante. Isso melhora a captação de turistas e permite um incremento no número de pessoas que vão vender o RN como um destino de eventos”, frisa.

A 44ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento contou com apresentações de importantes nomes nacionais, como Rodrigo Cordeiro, CEO da Nesty Digital e curador da plataforma Eventos Associativos. Ele participou do primeiro painel (Turismo MICE como estratégia de aceleração da economia do destino). Em seguida, o economista sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes, apresentou no painel “Impactos do Turismo MICE do Brasil e RN” a palestra “Economia do Turismo: onde estamos e para onde podemos ir?”.

O evento foi encerrado com a mesa redonda “Centro de Convenções: a importância de uma PPP sustentável para a economia local”, que contou com apresentação de Leonardo Vieira, diretor geral do Centro de Convenções de Florianópolis e ex-presidente e fundador da Câmara Brasileira de Centros de Convenções, Pavilhões e Locais de Eventos da União Brasileira de Promotores de Feiras (Ubrafe). Vieira discorreu sobre as experiências do modelo de PPP no Centro de Convenções da capital catarinense. A conversa foi mediada por George Costa, da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio-RN.

O superintendente do Sistema Tribuna, Fernando Fernandes, agradeceu aos parceiros que estiveram juntos na realização do Motores e elogiou o seleto time de participantes. “Quero agradecer aos parceiros do Natal Convention Bureau – a Jarbiana Costa (presidente-executiva do NCB) e Sylvia Serejo (presidente), que nos convocou e nos motivou a trazer esse evento; à Prefeitura do Natal, na pessoa do secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, e ao Governo do Estado, na pessoa da secretária estadual de Turismo, Marina Marinho. Obrigado a todos pela presença. Quem sabe em um futuro próximo nós vamos conseguir transformar Natal naquilo que já é feito lá fora, que é uma capital do turismo de eventos”, ponderou Fernandes.

“Acho que nós estamos preparados, esperando exatamente a PPP para o Centro de convenções. Essa é uma defesa da Fecomércio e também do Sistema Tribuna, que tem em seu código de valores a defesa da livre iniciativa e a divulgação dos nossos negócios. O Motores do Desenvolvimento, sem sombra de dúvidas, cumpre muito bem esse papel”, finalizou o superintendente.

Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário: