domingo, 27 de abril de 2025

O VAGABUNDO NÃO DORME: JÁ EXISTEM DENÚNCIAS DE GOLPES FALANDO SOBRE RESSASSIMENTOS DE MENSALIDADES ASSOCIATIVAS

Governo alerta que órgão não está enviando e-mails nem mensagens de WhatsApp citando ‘ressarcimento de acordos de mensalidades associativas’

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebendo e-mails e mensagens que prometem agilizar a devolução do dinheiro cobrado de forma indevida por associações e sindicatos nos últimos anos e oferecem um link para acessar o serviço. É #FAKE.

O que dizem os e-mails e mensagens falsos?

Eles falam sobre “ressarcimento de descontos de mensalidades associativas” e oferecem um link de acesso para dar um golpe. Os criminosos passaram se aproveitaram da revelação de um esquema bilionário de fraudes no INSS, ocorrida após uma operação deflagrada em 23 de abril de 2025 pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos de aposentados. Segundo as investigações, essas entidades ofereciam serviços como desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura para tal. Dessa forma cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.

Por que se trata de golpe?

Em 24 de abril de 2025, o governo anunciou a suspensão de todos os descontos mensais feitos por associações e sindicatos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, além do ressarcimento integral dos valores. A diretora de Orçamentos e Finanças e Logística do INSS afirmou que o instituto vai elaborar um plano para a devolução.

Fonte: Blog Daltro Emerenciano


Nenhum comentário: