Obra na Ponte de Igapó tem conclusão prevista para maio de 2025, informa DNIT
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que as obras na Ponte de Igapó, em Natal, devem ser concluídas até maio de 2025. Segundo o órgão, os trabalhos no Complexo Viário das Pontes de Igapó estão adiantados, e o DNIT tem atuado para liberar o tráfego antes do prazo previsto.
As obras estão 45% concluídas e, segundo o DNIT, o esforço é para antecipar a liberação do tráfego. Atualmente, estão em andamento a restauração de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de estruturas deterioradas e reforço das vigas.
“Ainda restam os serviços na infra, meso e superestrutura, além da instalação de dispositivos de segurança e sinalização viária. O prazo de conclusão é maio de 2025”, pontuou o DNIT.
As obras foram iniciadas em setembro de 2023 e impactam o trânsito na região, já que o fluxo passou a ocorrer em apenas um dos lados da via. A Ponte de Igapó, que conecta as zonas Oeste e Norte de Natal, tem 600 metros de extensão e nunca havia recebido uma reparação completa desde a construção de cada lado, em 1970 e 1985. O investimento total da obra é de R$ 20 milhões, de acordo com o DNIT.
O trânsito na região já vinha sendo afetado desde setembro de 2022, quando tiveram início as obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura, principal acesso à Ponte de Igapó. Com a sobreposição de intervenções, a região enfrenta lentidão constante e desvios no fluxo de veículos.
Em outra frente de trabalho, no Complexo Viário do Gancho do Igapó, o DNIT informou que a segunda etapa do projeto, que inclui túnel e passarelas, tem como previsão a licitação do projeto básico e executivo até 31 de julho de 2025, e o início das obras do túnel até 31 de dezembro de 2025.
Segundo o órgão federal, devido ao insucesso da licitação RDC eletrônico nº 285/2023, será iniciado um novo processo para a elaboração dos atos preparatórios, incluindo a atualização do orçamento. A obra, originalmente contratada em 2014, já entregou o viaduto principal, em janeiro de 2021, e o túnel, com 913 metros de extensão.
Fonte: Novo Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário