sábado, 3 de agosto de 2024

SÍTIO ARQUEOLÓGICO É ENCONTRADO NA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA RUA JOÃO PESSOA EM NATAL

Parte das obras do Centro Histórico de Natal são suspensas após descoberta arqueológica

Itens que foram encontrados datam entre os séculos XVII e XIX, informa Iphan

Parte das obras de requalificação do Centro Histórico de Natal foram suspensas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após uma descoberta arqueológica. Segundo o órgão, os itens encontrados durante as escavações estão sendo catalogados e datam dos séculos XVII a XIX.

A intervenção na obra foi registrada em um relatório de vistoria. Segundo o instituto, foram encontrados itens como um cachimbo holandês, azulejos decorados, fragmentos de vasos ingleses e até vestígios de ossos.

Peças foram encontradas durante as escavações para a instalação de uma nova tubulação na Rua João Pessoa e na Praça Padre João Maria. Como a área em questão é tombada, a paralisação das obras foi determinada após a identificação dos itens pelo Iphan.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), responsável pela obra, declarou que irá colaborar com a catalogação do material arqueológico de acordo com as normas do Iphan.

Newton Filho, engenheiro da STTU, comentou: “Estamos discutindo como essa metodologia vai funcionar. Vamos decidir se continuamos escavando ou se concluímos a parte superior da obra e, posteriormente, realizamos a prospecção arqueológica.”

Essa etapa da obra tem um custo de R$ 2,4 milhões. Apesar do embargo imposto pelo Iphan, a Prefeitura de Natal prevê concluir o serviço até o final do ano.

Fonte: AgoraRN


Nenhum comentário: