Igreja Católica deverá crias novas dioceses no RN e Ceará-Mirim poderá ser beneficiada
A comunidade católica do Rio Grande do Norte está vivendo um momento muito importante e histórico, na Arquidiocese de Natal, de reestruturação, e de estudo sobre a criação de duas novas dioceses (e provável criação de uma terceira).
A cidade de Santa Cruz, que tem o santuário e monumento à Santa Rita de Cássia, será a primeira a ter um estudo de criação do território a ser desmembrado. Regiões: Agreste e Litoral Sul; mais Trairi e Potengi. É tido como certo que cidade será a primeira escolhida, para ser a sede da nova futura diocese. Ainda assim, a Arquidiocese de Natal ficará muito grande, territorialmente falando.
Então outras cidades ganham destaque para se tornar a segunda nova diocese: Açu (da diocese de Mossoró) ou Angicos (Regiões: Sertão Central Cabugi, Vale do Açu e Salineira).
Por último, e não menos importante, a cidade de Ceará-Mirim (Paróquia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição) tem grande potencial para tornar-se a terceira nova diocese (composta pelas Regiões: do Mato Grande/Baixa Verde e Litoral Norte/Nordeste).
Mas alguém pode questionar: "Ceará-Mirim fica muito próximo de Natal!" Sim! Porém, este critério de distância, na atual conjuntura, não é um obstáculo frente aos avanços dos meios de comunicação, de deslocamento e mobilidade, já que dioceses não são ilhas, e sim territórios eclesiásticos.
Alguns critérios estudados/analisados para uma possível criação de uma futura diocese:
1. Tamanho da Igreja Matriz;
2. Estimativa populacional;
3. Território de abrangência;
4. A sustentabilidade financeira;
5. Tradição e devoção permanentes e não transitórias;
6. Quantidade de paróquias na região e números de fiéis.
A partir destes critérios, a cidade de Ceará-Mirim, Paróquia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, tem toda a fertilidade diocesana necessária:
1. Tem a maior Igreja do RN;
2. Quase 80 mil habitantes;
3. Faz parte do Vicariato Norte, que tem uma grande densidade demográfica e numerosas paróquias, sendo a maior delas, com muita diferença para as demais;
4. Financeiramente, o povo e o Poder Executivo já tem um hábito de colaboração e doação de recursos;
5. A devoção à Nossa Senhora da Conceição tem uma tradição centenária e sólida, na cidade e em várias outras do Estado e do Brasil;
6. A quantidade de pastorais e de agentes na Paróquia do Santuário é um sinal de muita fé, espírito de partilha, engajamento, e compromisso espiritual.
Merece destaque e reflexão: "qual outra paróquia, atualmente, tem duas Áreas Pastorais em seu território?"
Outro ponto importante é que em Ceará-Mirim os fiéis não são apenas turistas religiosos ou apenas romeiros.
Na Paróquia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim, são numerosos agentes comprometidos pastoralmente, com fé e devoção sólida, e não transitória.
"Ceará-Mirim" já pode ser vista com grande potencial para ser Sede Diocesana.
Caso se confirme todos estes desmembramentos, ainda assim a Arquidiocese de Natal permanecerá forte e metropolitana, integrando todo o Vicariato Urbano com as cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo, Macaíba e Extremoz.
Blog 30zero7
Nenhum comentário:
Postar um comentário