Ufersa e Anac divulgam edital para curso de piloto de avião civil com 50% das vagas exclusivas para mulheres
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) em parceria com a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai oferecer, pela primeira vez em uma instituição pública, o Curso de Pilotos de Avião Civil. O programa, intitulado “Pilotos do Semiárido: Asas para Todos”, tem como objetivo formar pilotos comerciais de avião e promover a inclusão no setor aeronáutico.
Segundo o edital divulgado, as inscrições estarão abertas de 30 de abril a 31 de maio no Portal da Fundação Guimarães Duque, da Ufersa. O curso será totalmente gratuito, incluindo a inscrição, e terá sua seleção realizada em duas etapas. Na primeira fase, serão escolhidos 200 candidatos, sendo 50% homens e 50% mulheres. Na segunda etapa, apenas 20 candidatos serão selecionados, divididos igualmente entre os gêneros. Outros 80 ficaram num cadastro de reserva com validade de 3 meses a partir do início do curso que será ministrado na Ufersa na modalidade totalmente presencial.
A classificação na primeira fase do programa será feita por somatório de pontos dentre os itens solicitados no edital, como ser atendido pelo Bolsa Família, estar inscrito no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros programas sociais, e o histórico escolar do ensino superior.
Entre os requisitos para concorrer às vagas estão:
Ser maior de 18 anos;
Ser inscrito no CadÚnico;
Ter nacionalidade brasileira;
Ensino Superior Completo ou em fase de conclusão, conforme item 4.2.4.1;
Quitação das obrigações eleitorais;
Quitação das obrigações militares (sexo masculino);
Não possuir qualquer licença de piloto de avião.
Fonte: O Poti
Nenhum comentário:
Postar um comentário