domingo, 17 de dezembro de 2023

HÁ UM ANO O TSE RETIRAVA WENDEL LAGARTIXA DA DIPLOMAÇÃO PARA EXERCER O MANDATO DE DEPUTADO ESTADUAL

TSE mandou cumprir decisão e tirou diplomação de Wendel Lagartixa

O deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte em 2022, Wendel Lagartixa, do PL, foi ser alvo de uma decisão judicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ficou fora da lista de diplomados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na decisão do ministro Ricardo Lewandoski, mandou cumprir a sentença monocrática anterior dele, que determinou o indeferimento da candidatura de Wendel. "Determino o cumprimento imediato da decisão de ID 158270141 na qual indeferi o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, para que o TRE/RN efetue sua exclusão do rol dos eleitos, impedindo assim sua diplomação, bem como promova a retotalização de votos para o cargo de Deputado Estadual no Estado referente às Eleições de 2022", afirmou o ministro na sentença. "Comunique-se imediatamente o TRE do Rio Grande do Norte, para o cumprimento das determinações", acrescentou. 

Vale lembrar que a ação foi motivada pelo deputado Ubaldo Fernandes, que seria o eleito caso a sentença seja mantida. Wendel aguardava decisão do colegiado do TSE e seria diplomado, visto que a Corte ainda não tinha julgado. 

Em 2022, Wendel Lagartixa teve 88 mil votos e foi eleito o deputado estadual mais votado da disputa para a Assembleia Legislativa. Wendel havia divulgado um vídeo em que acusava Ubaldo e o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), de tentar impedir a diplomação.

Blog 30zero7


Nenhum comentário: