sábado, 9 de dezembro de 2023

EQUIPE DA UFRN VISITA ESCOLAS MUNICIPAIS DE CEARÁ-MIRIM PARA APRIMORAR O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE

Oasis realizou ação do PNAE em Ceará-Mirim

A Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias (Oasis), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN (CCSA), promoveu mais uma ação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Dessa vez, a atividade aconteceu no município de Ceará-Mirim, na Escola Municipal Virgílio Luiz, com a participação das escolas: Ary Alecrim Pacheco e Alcides Câmara de Souza. A ação aconteceu após experiências bem sucedidas em Bebida-Velha (Pureza) e nos bairros de Santos Reis e de Mãe Luiza, em Natal.

O evento, intitulado Feira de Ciência, Cultura e Agricultura Familiar, foi realizado na última terça-feira, 5, e teve como objetivo abordar, juntamente com pais e professores, temas cruciais ligados à nutrição escolar, à alimentação saudável e sua importância para um desenvolvimento saudável durante a formação dos alunos. Na feira, os estudantes, divididos em grupos, realizaram apresentações sobre alimentos saudáveis, comidas típicas, conscientização sobre alimentos industrializados e valorização da agricultura da região.

Para Eriberto Moreira, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de  Ceará-Mirim, a parceria entre a escola e a UFRN é fundamental, pois ela encontra-se hoje numa perspectiva transdisciplinar, ao trabalhar a questão da alimentação escolar em consonância com a educação ambiental, com foco na sustentabilidade. Eriberto ainda reforça a importância do projeto em inspirar outras escolas a fazerem o mesmo.

“O projeto rompeu fronteiras e influenciou a Escola Alberto Nicacio, aqui do município de Ceará-Mirim, que manteve contato com a Escola Virgílio Luiz para agendar uma visita. A escola, que já está com o mesmo projeto em andamento, está iniciando uma horta e organizando a sua própria mostra científica”, afirma.

Sob coordenação do professor Washington José de Souza, o projeto tem o objetivo de levar a educação alimentar e nutricional para as escolas desses municípios e dessas comunidades que ainda carecem de alguns conhecimentos e práticas. Nessa perspectiva, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vem contribuindo e buscando soluções para essa questão em todas as instâncias da educação básica no Brasil.

Fonte: Agecom UFRN


Nenhum comentário: