Vazam as primeiras fotos de base militar 'discreta' dos EUA em ponto estratégico sensível perto da China
Americanos ampliaram parceria para acessar quatro áreas das Forças Armadas das Filipinas, incluindo Lal-lo, perto de Taiwan
A Secretaria de Defesa das Filipinas apresentou, nesta quinta (3), as primeiras imagens de uma base militar localizada em Lal-lo, no extremo norte do país, perto do território de Taiwan e do sul da China. A base é uma das quatro a que os Estados Unidos ganharam acesso após ampliar o acordo de cooperação com o governo filipino, em abril deste ano.
Localizada em Lal-lo, no extremo norte das Filipinas, a base militar tem posição privilegiada porque está a poucos quilômetros de distância da China, rival dos Estados Unidos na geopolítica e na economia mundial. As fotos foram divulgadas hoje pelo governo local, com a presença do secretário de Defesa, Gilbert Teodoro.
Os americanos expandiram o Edca (Acordo de Cooperação de Defesa) com os filipinos, cujo território fica em posição estratégica na Ásia. Além do aeroporto de Lal-lo, no extremo norte, os EUA podem operar na base naval Camilo Osias e na base de Melchor Dela Cruz, ambas também no norte. No extremo sul, a base militar de Balabac, localizada numa ilha perto da Indonésia, também pode ser usada pelos americanos.
Os Estados Unidos concentraram esforços nos últimos meses para expandir a presença na região do Índico e do Pacífico a fim de ampliar a segurança diante das preocupações com os sobrevoos e as ameaças da China na região, especialmente voltados a Taiwan. Com as novas bases militares, os americanos agora podem revezar suas tropas por nove posições estratégicas nas Filipinas. A base de Balabac, no sul do país, fica perto das instalações chinesas no mar do Sul da China. O aeroporto de Lol-la fica a 400 km do território de Taiwan, o que é muito perto para os potentes caças e porta-aviões americanos. Além das preocupações com a China, os EUA visam melhorar a aliança militar com a Índia e com o Japão.
Até fevereiro, a localização das bases a que os americanos teriam acesso ficou sob sigilo. Em março, foram revelados os endereços, mas, até hoje, não existiam fotos que mostrassem as áreas. O secretário de Defesa das Filipinas (foto) liberou a divulgação das imagens. A tensão dos Estados Unidos com a China se acirrou nos últimos anos, especialmente pela ameaça econômica do país comunista
O Partido Comunista da China reivindica quase todas as ilhas do mar do Sul da China como parte de seu território, especialmente Taiwan, uma democracia que conta com 23,5 milhões de pessoas que o regime de Xi Jinping nunca controlou. Os EUA e as Filipinas são parceiros estratégicos históricos. Desde 1951, possuem uma aliança que vem se expandindo ao longo dos anos.
Fonte: r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário