quinta-feira, 24 de agosto de 2023

MORRE CHEFE DO GRUPO PARAMILITAR WAGNER: QUEM TEM VLADIMIR PUTIN COMO AMIGO NÃO PRECISA MAIS DE NADA

Grupo Wagner: Líder mercenário morre em queda de avião na Rússia

Líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu nesta quarta-feira (23) em uma queda de avião na região de Tver, na Rússia. A informação é da agência de notícias russa Tass. Outras nove pessoas teriam morrido na queda da aeronave.

De acordo com o Metrópoles, no entanto, a morte do líder ainda não foi confirmada oficialmente. Prigozhin era o líder do Grupo Wagner, um exército de mercenários que foi empregado em diversas guerras, inclusive na atual invasão do território ucraniano pela Rússia. O grupo foi dissolvido depois de uma tentativa de um golpe na Rússia.

Surgido em 2014, o Grupo Wagner é uma companhia privada de mercenários que atuam em guerras pelo mundo. Desde seu ano de fundação, o Wagner está presente na península ucraniana da Crimeia e chegou a ajudar forças separatistas apoiadas pela Rússia a tomar a região.

Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 2022, o governo russo contou com a ajuda do grupo para avançar nas batalhas contra o exército de Volodymyr Zelensky, como nos embates das cidades de Bakhmut e Soledar.

Acredita-se que o grupo paramilitar seja composto principalmente por ex-soldados de elite do exército russo, além de prisioneiros e civis do país de Putin. Em um vídeo que circula na internet desde setembro de 2022 mostra o líder do Wagner, Yevgeny Prigozhin, no pátio de uma prisão russa.

Blog 30zero7


Nenhum comentário: