quarta-feira, 28 de junho de 2023

RELATOR PEDE INELEGIBILIDADE DE BOLSONARO EM JULGAMENTO NO TSE

TSE suspende julgamento de Bolsonaro; sessão será retomada na quinta (29/6)

Relator se posicionou pela inelegibilidade do ex-presidente. Ele destacou que ficou clara a intenção de Jair Bolsonaro de se promover politicamente se utilizando da estrutura política, além dos ataques à democracia

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por 8 anos. A análise da ação será retomada na quinta-feira (29/6), às 10h, com o voto dos demais ministros. Na sessão desta terça-feira (27/6), o relator do processo, Benedito Gonçalves, votou para que o ex-chefe do Executivo seja condenado por abuso de poder político e desvio de finalidade.

Em um voto duro, dividido em três partes, o magistrado disse que o fato transborda a leviandade e as prerrogativas do cargo de chefe do Executivo “para promover o acirramento das tensões institucionais”. Segundo ele, Bolsonaro tentou deturpar a trajetória de três ministros do TSE “apenas para criar inimigos imaginários”.

Na avaliação do ministro, Jair Bolsonaro foi “integralmente responsável” pela reunião com os embaixadores em uma atuação para obter vantagens na disputa eleitoral.

Depois de Benedito Gonçalves, votam: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e, por último, o presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes.

Fonte: Correio Brasiliense


Nenhum comentário: