quinta-feira, 4 de maio de 2023

RÚSSIA ACUSA ESTADOS UNIDOS DO ATAQUE AO KREMLIN E AMERICANOS NEGAM

EUA dizem que não tentaram matar Putin com drones

A Casa Branca rejeitou nesta quinta-feira (4) uma acusação da Rússia de que os EUA estavam por trás de um ataque de drones no Kremlin no início desta semana, que o Kremlin alegou ter como objetivo matar o presidente Vladimir Putin.

“Posso garantir que os Estados Unidos não tiveram nenhum papel nisso”, disse o porta-voz do conselho de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, à CNN americana. “Não encorajamos nem permitimos que a Ucrânia ataque fora das fronteiras da Ucrânia.

A Rússia inicialmente alegou na quarta-feira que a Ucrânia lançou o que chamou de ataque terrorista no Kremlin, que serve como centro do governo e residência de Putin, quando um drone teria explodido no prédio. A Ucrânia também negou envolvimento.

Moscou apresentou sua mais recente acusação de envolvimento dos EUA na quinta-feira, sem citar evidências.

“As tentativas de negar isso, tanto em Kiev quanto em Washington, são, obviamente, absolutamente ridículas”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov , na quinta-feira, segundo a Reuters . “Sabemos muito bem que as decisões sobre tais ações, sobre tais ataques terroristas, não são tomadas em Kiev, mas em Washington.”

Vídeos não verificados compartilhados online mostraram as consequências do que Moscou disse ser o ataque ao Kremlin.

Kirby disse à CNN que os funcionários do governo Biden não têm certeza de quem está por trás do ataque relatado, mas estão trabalhando para reunir mais informações.

“Sinceramente, não sabemos o que aconteceu aqui”, disse Kirby.

A acusação do Kremlin sobre o ataque ocorre no momento em que a Rússia aumentou os ataques na Ucrânia, incluindo ataques com mísseis que mataram dezenas no país. No final da semana passada, uma enxurrada de mísseis deixou 25 mortos em cidades da Ucrânia, incluindo 23, incluindo quatro crianças, na cidade central de Uman, disseram autoridades.

“Apenas nas últimas 48 horas, o Sr. Putin continuou a chover na Ucrânia, mísseis de cruzeiro e drones e conduzindo outros tipos de ataques aéreos e, ontem mesmo, matou 23 civis inocentes em um complexo residencial que provavelmente atingiram intencionalmente, ” Kirby disse no início da quinta-feira.

Fonte: Gazeta Brasil


Nenhum comentário: