segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

EM CASO RARO MULHER DÁ A LUZ A GÊMEOS SIAMESES UNIDOS PELO TÓRAX

Gêmeos siameses nascem unidos pelo tórax e abdome: têm quatro braços e duas pernas

No último domingo (18) uma mulher egípcia deu à luz por cesariana à gêmeos siameses com duas cabeças, quatro braços e duas pernas. A operação foi realizada no Hospital Universitário de Mansura, cidade localizada na região do delta do Nilo, a cerca de 120 quilômetros do Cairo.

De acordo com o comunicado de imprensa do hospital egípcio, a operação foi bem sucedida e as crianças foram imediatamente transferidas para uma unidade especializada para estarem preparadas para o possível processo de separação. Os filhotes, no entanto, são unidos por todo o tórax e abdômen e podem compartilhar vários órgãos vitais; neste caso, é improvável que sobrevivam à operação.

A cesariana foi realizada por uma equipe médica especializada do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do hospital egípcio, ao final dos 9 meses normais de gestação. A mãe dos bebês sabia que estava dando à luz gêmeos siameses.

Exames preliminares com ondas sonoras quadridimensionais foram realizados antes da cesariana para avaliar sua condição. Conforme indicado, a cirurgia foi bem-sucedida e as gêmeas foram imediatamente entregues aos cuidados de uma equipe de especialistas para monitorar sua condição particular. Foi realizado pelo Dr. Mohamed Fekry do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e pelos colegas anestesistas Kholoud Al-Muji e Mohamed Ali. O sexo das crianças não foi divulgado, mas sabe-se que gêmeas siamesas (sempre do mesmo sexo) têm três vezes mais chances de nascerem meninas.

Não se sabe quais órgãos os bebês nascidos no Egito compartilham, mas é possível que tenham apenas um intestino e dois rins, já que do abdômen para baixo resulta o corpo de um único bebê. Durante seu desenvolvimento no útero, os gêmeos siameses são monoamnióticos – ou seja, compartilham um único saco amniótico – e monocoriônicos, ou seja, são sustentados por uma única placenta.

Fonte: InfoBR


Nenhum comentário: