domingo, 11 de setembro de 2022

A LUTA PELA REVITALIZAÇÃO DO ENGENHO GUAPORÉ EM CEARÁ-MIRIM CONTINUA: GOVERNO DO RN INERTE

Manifesto pela restauração da Casa-grande do Engenho Guaporé

Pedido de SOCORRO do Museu Nilo Pereira de Ceará-Mirim/RN

O nosso patrimônio histórico-cultural pede SOCORRO! A Casa-grande do Engenho Guaporé em Ceará-Mirim foi abandonada pelo Poder Público e precisa de sua ajuda.

Foi ajuizada uma ação popular no dia 04/04/2022 para fins de restauração do prédio da Casa-grande do Engenho Guaporé, edificação erigida, no século XIX, pelo senhor de engenho Vicente Inácio Pereira. Na década de 1980, o casarão foi transformado no Museu Nilo Pereira, foi tombado para a preservação da memória da grandeza dos engenhos do vale do Ceará-Mirim, e posteriormente abandonado, encontrando-se atualmente em ruínas. 

A ação popular foi ajuizada contra o Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto, foi deferido um pedido liminar para que os réus promovessem cuidados preliminares para proteção do prédio, porém a ordem judicial não foi cumprida. Os entes públicos reclamados Estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto foram citados, no entanto, não sequer responderam a demanda.

Nos requeremos desde o dia 30/05/2022, em caráter de urgência, ao Juízo de Direito da 2ª Vara de Ceará-Mirim/RN, o bloqueio de recursos dos entes públicos demandados para promover a limpeza do casarão, a contratação de serviço de vigilância e cobertura do prédio, todavia, ainda estamos esperando a resposta do referido Juízo.

Entendemos, entrementes, que o Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto só tomarão efetivas providências para a restauração da Casa-grande do Engenho Guaporé em Ceará-Mirim com a participação de todos e todas artistas e interessado(a)s na defesa do patrimônio histórico e cultural.

É nesse sentido que solicitamos a sua colaboração para subscrever esta carta que será entregue a governadora Fátima Bezerra, solicitando que a governadora receba uma comissão de ativistas culturais e comprometa-se a providenciar a restauração do prédio da Casa-grande do Engenho Guaporé e reativar o Museu Nilo Pereira, que não é um importante bem somente de Ceará-Mirim e do Rio Grande do Norte, mas do Brasil e do Mundo.

https://youtu.be/NTlWrXgaURo

Por: Gláucio Tavares


Nenhum comentário: