Pílula anticoncepcional masculina é 99% eficaz, afirmam cientistas
Uma equipe de cientistas disse que desenvolveu um contraceptivo oral masculino que é 99% eficaz em camundongos sem causar efeitos colaterais e pode entrar em testes em humanos até o final deste ano.
As descobertas serão apresentadas na reunião de primavera da American Chemical Society e marcam um passo fundamental para expandir as opções de controle de natalidade – assim como as responsabilidades – para os homens.
Desde que a pílula anticoncepcional feminina foi aprovada pela primeira vez na década de 1960, os pesquisadores estão interessados em um equivalente masculino, disse à AFP Md Abdullah Al Noman, estudante de pós-graduação da Universidade de Minnesota que apresentará o trabalho.
“Vários estudos mostraram que os homens estão interessados em compartilhar a responsabilidade do controle de natalidade com suas parceiras”, disse ele – mas até agora havia apenas duas opções eficazes disponíveis: preservativos ou vasectomias.
A cirurgia de reversão de vasectomia é cara e nem sempre bem-sucedida.
A pílula feminina usa hormônios para interromper o ciclo menstrual, e os esforços históricos para desenvolver um equivalente masculino tiveram como alvo o hormônio sexual masculino testosterona.
O problema com essa abordagem, no entanto, era que ela causava efeitos colaterais como ganho de peso, depressão e aumento dos níveis de um colesterol conhecido como lipoproteína de baixa densidade, o que aumenta os riscos de doenças cardíacas.
A pílula feminina também traz efeitos colaterais, incluindo riscos de coagulação do sangue – mas como as mulheres podem engravidar na ausência de contracepção, o cálculo do risco é diferente.
Fonte: PúblicoA
Nenhum comentário:
Postar um comentário