Prefeito Júlio César comemora escolha de Ceará-Mirim entre as cinco cidades com projetos experimentais de 5G
Ceará-Mirim tem muito a comemorar. Dos 5.570 municípios brasileiros, a cidade está entre as cinco que foram contempladas pelo Ministério das Comunicações para receber um dos primeiros projetos com a tecnologia 5G de internet. A formalização ocorreu durante cerimônia realizada pela pasta na noite desta quinta-feira (16), com a presença do ministro Fábio Faria. Além de Ceará-Mirim, Natal (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul (SC) foram escolhidas.
O prefeito Júlio César Câmara participou acompanhado do vice-prefeito, Marcílio Dantas, e do presidente da Câmara dos vereadores, Kaio Carneiro. No evento, os convidados puderam acompanhar as iniciativas que incluíram desde mostras de realidade virtual, passando por impressão 3D e iniciativas voltadas à área educacional.
O evento marcou a implementação da tecnologia em perímetro específico da capital potiguar, e também testes com luminárias inteligentes e demonstrações de casos de uso da nova geração de redes móveis.
O prefeito Júlio César comentou a escolha de Ceará-Mirim como uma das líderes da implantação do 5G. “É uma alegria muito grande que o nosso município tenha sido um dos primeiros contemplados. Dentre as grandes vantagens que teremos será na área rural, já que Ceará-Mirim tem como uma das principais fontes de emprego e renda a produção agrícola. São inúmeras possibilidades que vão proporcionar ao homem do campo maior produtividade e economia de tempo”, disse o gestor.
Dentre as principais vantagens com a implantação da internet de alta velocidade de 5ª geração está, além da velocidade, a baixa latência, que significa dizer que o atraso é reduzido e o tempo de resposta chega a zero. Isso permitirá, por exemplo, que georreferenciamentos sejam mais precisos.
“Com a chegada do 5G, nós teremos uma oportunidade de preparar as nossas crianças e jovens para o novo mundo que está chegando", declarou o ministro do MCom, Fábio Faria, ao destacar que em Natal, os equipamentos começarão a ser instalados ainda este ano para, até julho do ano que vem, cobrir toda a área metropolitana da capital.
Estiveram presentes na cerimônia a secretária-executiva do MCom, Estella Dantas; os deputados federais João Maia, Benes Leocádio e General Girão; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; e os presidentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, e do Conselho de Administração do Grupo Guararapes, Flávio Rocha.
Fonte: Ascom PMCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário