segunda-feira, 29 de novembro de 2021

PROJETO VERENA DO BUGGY ELÉTRICO É RENOVADO ENTRE SENAI-RN E O GOVERNO ALEMÃO

Governo alemão e SENAI-RN renovam projeto que dá origem a 1º buggy elétrico potiguar e amplia certificação

O governo alemão confirmou a prorrogação do projeto Verena, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, executam por meio de acordo de cooperação com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier).

O projeto terminaria em setembro deste ano e, após auditoria, aguardava análise do governo sobre resultados e possibilidade de extensão. O novo prazo vai até setembro de 2022 e prevê, entre outras atividades, treinamentos promovidos por especialistas da Alemanha para capacitação da equipe que está desenvolvendo o primeiro carro elétrico do Rio Grande do Norte.

O veículo, um buggy da indústria potiguar Selvagem, será desenvolvido pelo CTGAS-ER com a colaboração do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A Alemanha é líder na Europa em produção de veículos elétricos.

“A prorrogação do Projeto confirmada pelo governo alemão é de relevância para a indústria com a concretização do 1º piloto da Selvagem e para a qualificação profissional também há ganhos”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena no SENAI-RN.

Ampliação da certificação

Outra iniciativa que será viabilizada com a extensão do prazo é a ampliação da certificação profissional desenvolvida em parceria com a EIC Trier, agora para técnicos em refrigeração e técnicos industriais. Atualmente, o processo está disponível apenas para instaladores de sistemas fotovoltaicos, os profissionais que instalam sistemas de geração de energia solar no estado.

Por meio de acordo de cooperação com a Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), instaladores em atuação em parte das empresas associadas foram submetidos nesta semana às provas. O objetivo é atestar se os profissionais realizam o serviço com boas práticas e qualidade. As provas avaliam conhecimentos teóricos e foram concluídas nesta sexta-feira (26), com resultados previstos para a próxima semana.

A comissão de avaliação é composta por instrutores de cursos profissionalizantes do CTGAS-ER, na área de energia, além de representantes de uma empresa do setor e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Norte, o CRT. Um especialista técnico da EIC Trier assiste às tarefas em tempo real, online, com a ajuda de um tablet e de um tradutor alemão que fala português. Ele atua como avaliador externo.

“O CRT vê esse processo como muito importante, porque ele está colocando profissionais capacitados no mercado”, diz o assessor de fiscalização do CRT-RN, Raimundo Gomes Donjour, um dos avaliadores. “A certificação”, diz ele, “dá mais garantia ao consumidor e melhora a qualidade do serviço, da mão de obra, considerando também que, antes da avaliação, o profissional precisa passar por um treinamento em cima do que já sabe”.

Fonte: Política em Foco


Nenhum comentário: