segunda-feira, 26 de julho de 2021

CIRURGIA BARIÁTRICA SERÁ ELEITA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE COMOM PROCEDIMENTO ESSENCIAL

Ministério da Saúde classifica cirurgia bariátrica como eletiva essencial

A cirurgia bariátrica foi classificada pelo Ministério da Saúde como um dos procedimentos eletivos essenciais e que deverá ser priorizada na saúde pública e suplementar com retomada dos procedimentos em até 12 semanas. A recomendação integra as Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de COVID-19, publicada pela pasta nesta quarta-feira (7).

A inclusão da cirurgia para o tratamento da obesidade no documento é fruto dos esforços da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) junto ao Ministério da Saúde, tendo em vista que muitos pacientes precisam ser operados devido ao agravamento de comorbidades associadas ao excesso de peso.

As cirurgias bariátricas foram restringidas em todo o país devido a pandemia, com uma queda em 69,9% no número de procedimentos realizados pelo SUS no último ano.

O presidente da SBCBM, Dr. Fábio Viegas, reforçou que a cirurgia bariátrica não pode ser vista como um procedimento com fins estéticos, mas como um tratamento que devolve a qualidade de vida para muitas pessoas.

“Com essa nova classificação, a cirurgia bariátrica passa a integrar a lista de procedimentos essenciais para a saúde de uma grande parcela da população. Estaremos reduzindo as chances de internamento, de amputações, de retinopatias, de cardiopatias, entre outras consequências acarretadas por doenças crônicas ocasionadas pela obesidade”, comemora Viegas.

Fonte: sbcbm.org.br


Nenhum comentário: