Projeto Acolher do CCS oferece atendimento psicológico
Disponibilizar um plantão psicológico aos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN). Essa é a finalidade do Projeto Acolher, que também busca atuar na prevenção de transtornos mentais e crises, na redução de reprovações e de trancamentos de disciplinas e na diminuição da evasão escolar. Para ter acesso ao serviço, basta fazer a inscrição neste link.
De acordo com o professor Breno Cabral, vice-diretor do CCS, trata-se de um projeto institucional da direção do Centro realizado em parceria com o Departamento de Medicina Clínica (DMC) e o Departamento de Psicologia (DEPSI). A ideia é oferecer um espaço formal e protegido de escuta, acolhimento e compreensão do sofrimento psíquico do estudante, prioritariamente da área de saúde.
Como explica a professora Simone da Nóbrega, coordenadora do projeto, foi observado durante esse período de pandemia um aumento de sofrimento psíquico entre os estudantes do CCS, daí surgiu a necessidade de oferecer um canal para ouvi-los por meio de um plantão psicológico. O atendimento é realizado por estagiários dos últimos anos do curso de Psicologia com a supervisão de professores. “Dessa forma, espera-se ouvir o estudante no momento da sua queixa e, caso seja necessário, faremos o encaminhamento para a modalidade de atendimento adequado a sua necessidade”, disse.
A professora Simone também acrescenta que o Projeto Acolher visa promover “a adaptação positiva dos estudantes ao contexto universitário, favorecendo o desenvolvimento pessoal e fortalecendo o sentimento de pertencimento institucional desses alunos”, finalizou. Outras informações sobre o Projeto Acolher podem ser obtidas pelo e-mail acolherccsufrn@gmail.com.
Fonte: Ascom UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário