Bill Gates, Zuckerberg e Obama usam 'regra das 5 horas' pelo bem do cérebro
A "regra das cinco horas", praticada por líderes como Mark Zuckerberg, Barack Obama e Bill Gates, propõe dedicar até cinco horas por semana para aprender algo novo.
Essa prática não apenas melhora a memória e a capacidade cognitiva como também estimula a liberação de dopamina, um hormônio crucial para a busca de novos objetivos e para um envelhecimento saudável, retardando o declínio mental.
O importante não é o tipo de conhecimento adquirido, mas o ato de aprender. E pode ser estudar um novo idioma, ler artigos científicos ou até assistir a documentários. O aprendizado contínuo gera melhorias significativas no desempenho e fortalece a "curiosidade consciente", permitindo que se aprenda mais rapidamente ao longo do tempo.
Benefícios da "regra das cinco horas"
A neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões, é estimulada quando nos engajamos em atividades que promovem o aprendizado. Ao adotar a "regra das cinco horas":
O cérebro não apenas aprimora sua memória como também se torna mais eficiente na assimilação de informações;
São facilitados futuros aprendizados; isso se relaciona à "teoria do enriquecimento cognitivo", que sugere que atividades intelectualmente estimulantes criam reservas cognitivas.
Fonte: Portal Grande Ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário