segunda-feira, 19 de agosto de 2024

PRESIDENTE LULA AFIRMOU QUE CRISE NO BANCO PANAMERICANO LEVOU SILVIO SANTOS A TEMER SER PRESO

Lula revela que Silvio Santos temia prisão durante crise do Banco Panamericano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou neste domingo (18) que Silvio Santos o procurou em 2010, temendo ser preso após a exposição de fraudes no Banco Panamericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos. O episódio ocorreu durante o governo de Lula e destacou a “seriedade” do apresentador, que faleceu no último sábado aos 93 anos. Lula fez a declaração após visitar a sala de situação que monitora a aplicação do CNU (Cadastro Nacional de Usuários).

“Posso contar uma coisa para vocês da seriedade do Silvio Santos. Quando teve aquele golpe no Banco Panamericano, Silvio Santos me procurou, muito preocupado, eu era presidente. Ele estava com medo de ser preso, e eu disse ‘Silvio, primeiro não há por que te prender, nós vamos fazer investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda e vamos ver como a gente resolve o problema’, e o problema foi resolvido”, contou Lula.

"Ele deu como garantia inclusive a [emissora de] televisão dele, coisa que muita gente não tinha patrimônio e ele deu", acrescentou o presidente.

O Banco Panamericano, conhecido como PAN, foi adquirido pelo BTG Pactual em 2011, após a revelação de uma fraude que superou R$ 4 bilhões. Na época do escândalo, o Grupo Silvio Santos controlava a instituição financeira. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou ex-gestores do banco em várias ocasiões, incluindo uma denúncia em 2012 contra 17 pessoas, e outra em 2020 envolvendo ex-presidentes do Banco Central.

O rombo no Panamericano foi coberto com recursos emprestados do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), um fundo criado para proteger correntistas em caso de falência de instituições financeiras. Em 2021, a Caixa Econômica Federal vendeu sua participação no Panamericano.

Silvio Santos foi enterrado na manhã deste domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, em uma cerimônia judaica reservada a amigos e familiares. Ele faleceu na madrugada de sábado (17) devido a uma broncopneumonia após infecção por influenza A (H1N1).

O sepultamento ocorreu no início da manhã e foi concluído por volta das 9h, conforme informado pela assessoria do SBT.

Fonte: Gazeta Brasil


Nenhum comentário: