sábado, 24 de agosto de 2024

A CONFORTÁVEL SITUAÇÃO ELEITORAL DE ALGUNS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

No Brasil, 213 candidatos precisam de apenas um voto para serem eleitos prefeitos

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 213 cidades do Brasil terão apenas um candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. Na prática, isso significa que a pessoa que almeja o cargo público precisa de apenas um único voto para consegui-lo. Tais municípios têm, em média, 7 mil habitantes.

Desse total, 149 casos são de candidaturas simples à reeleição. Ou seja, o atual prefeito é também o único candidato. Já em outras 64 cidades, a renovação é certa com este provável único voto. É permitido que o candidato vote nele mesmo.

Mesmo com apenas um candidato, as eleições ocorrerão normalmente. Se o prefeito não receber nenhum voto, novas eleições serão convocadas, e até lá, a cidade será governada pelo presidente da Câmara Municipal.

A maioria das cidades com candidatos a prefeito sem oponentes está em Minas Gerais (36) e no Rio Grande do Sul (26). O PSD lidera com 32 prefeitos em posição segura, seguido pelo MDB com 29. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem oito candidatos solitários, e o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conta com quatro.

A falta de concorrência é comum em pequenas cidades. Somados, os 213 municípios com candidatos únicos têm uma população de 1.066.113. Esse total é menor que Campinas, no interior do Estado de São Paulo, que possui 1.139.047 habitantes.

Batatais é a maior cidade que possui um candidato único, onde Juninho Gaspar (PP) precisa de um voto válido para se eleger. O município tem 58,4 mil habitantes, de acordo com dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo da CNM também revela que os candidatos únicos são predominantemente homens, brancos, casados, com menor grau de escolaridade e mais jovens.

 Fonte: Grande Ponto


Nenhum comentário: