terça-feira, 19 de dezembro de 2023

IDOSO MORRE APÓS PROCEDIMENTO DE INTUBAÇÃO E SUPOSTAMENTE ESTÁ COM DENTADURA NA GARGANTA

Idoso morre após supostamente se engasgar com a própria dentadura em hospital da Grande Natal

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) investiga o caso de um idoso de 68 anos, identificado como Fernando Cosme da Silva, que morreu no último domingo (17) no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, após 12 dias de internação.

O caso foi divulgado inicialmente pela TV Tropical e confirmado pela 98 FM.

A suspeita da família é que o quadro de saúde do idoso piorou significativamente por causa de um erro médico. Fernando Cosme teria se engasgado com a dentadura metálica que ele usava e que deveria ter sido retirada durante o processo de intubação no primeiro hospital onde ele foi internado.

De acordo com os registros médicos, Fernando Cosme da Silva foi internado no dia 5 de dezembro no Hospital Municipal de Ceará-Mirim, onde morava, com um quadro de infecção nas pernas. Com o agravamento da situação, ele foi intubado e depois transferido para o Hospital Regional de Macaíba.

Quando o idoso chegou no Hospital de Macaíba, os médicos perceberam que havia um corpo estranho na boca do paciente: a dentadura. O objeto havia provocado uma lesão e estava gerando um grande sangramento na boca de Fernando. A suspeita é que a intubação anterior foi feita sem retirar a dentadura.

Diante da situação, a equipe médica de Macaíba fez uma traqueostomia, intubando o paciente diretamente pela traqueia, já que não era possível passar o tubo pela boca de Fernando. Na última segunda-feira, o paciente foi a óbito.

Um laudo produzido pela equipe médica do Hospital Alfredo Mesquita Filho indica que o paciente chegou à unidade com a dentadura na boca e as lesões.

À TV Tropical, a Secretaria de Saúde de Ceará Mirim informou que está investigando os fatos relacionados ao caso. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, esclareceu que o paciente foi recebido na unidade vindo do hospital de Ceará-Mirim no último sábado (16). Uma tentativa de intubação foi realizada no local, identificando a prótese na boca. Em Macaíba, a situação foi constatada e o atendimento foi ajustado, incluindo o acesso respiratório por uma traqueostomia, e não por intubação. O desdobramento dos eventos continua sendo investigado pelas autoridades de saúde.

O Itep foi notificado do caso nesta segunda-feira e está produzindo um laudo.

Fonte: Portal 98 FM


Um comentário:

Anônimo disse...

A grande pergunta: para que serve o hospital de Ceará Mirim? SÓ PARA ENCAMINHAR PACIENTES, PREFEITO JÚLIO?