sexta-feira, 18 de agosto de 2023

MAIS UMA VEZ A COOPERATIVA MÉDICA NO RN RECLAMA DE PAGAMENTOS E AMEAÇA PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS

Médicos anunciam paralisação após Governo do Estado e Prefeitura do Natal descumprirem acordo de pagamento

Último pagamento efetuado foi no início do mês - relativo a fevereiro. Novo prazo estipulado para pagamento é quarta-feira

Médicos da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed RN) que prestam serviços para o Governo do Estado e para a Prefeitura de Natal decidiram, em assembleia realizada nesta quinta-feira (17) no Sindicato dos Médicos (Sinmed-RN), paralisar os serviços de atendimento a partir da próxima quarta-feira (23).

Os médicos reclamam que tanto Prefeitura do Natal quanto Governo do Estado descumpriram um acordo de pagamento. No início do mês, foi realizada uma audiência de mediação na Justiça Federal e encaminhada uma pactuação entre Governo e Prefeitura para que fosse apresentado até o dia 16 o pagamento do mês de março e o cronograma de pagamentos dos meses seguintes. Mas, tanto Governo do Estado quanto Prefeitura descumpriram o acordo, segundo os médicos.

O último pagamento efetuado foi no início do mês – relativo a fevereiro.

Sem perspectiva de ter os seus salários recebidos, com um atraso de cinco meses, os médicos recorreram ao Sindicato dos Médicos do RN para realizar a assembleia e decidiram encaminhar uma nova solicitação ao Estado e a Prefeitura para uma resposta quanto ao pagamento. Caso o pagamento não seja efetuado até a terça-feira, na quarta-feira (23) todos os atendimentos de pronto-socorro serão paralisados.

As unidades de saúde que terão os serviços paralisados são os hospitais Santa Catarina, Maternidade Leide Morais, Maternidade Araken Irerê Pinto, Hospital de Macaíba, Hospital de São José de Mipibu e Walfredo Gurgel, além de unidades de pronto atendimento (UPAs).

Visita

O Sinmed RN realiza nesta sexta-feira (18) uma visita de mobilização da categoria médica, às 11h, no hospital Walfredo Gurgel. A intenção é conversar com gestores e médicos sobre a situação dos atrasos de pagamento e alertar sobre a paralisação dos atendimentos a partir do dia 23.

Fonte: Portal 98 FM


Nenhum comentário: