Minhas anotações da vida política de Ceará-Mirim – Jorge Xavier
Viajando na Política
Começando pelos arredores da juntada de gente cheias de vibrações, acreditando em palavras mirabolantes (termo usado continuamente nos discursos de Dr. Roberto Varela).
Mais um dia de comício, preliminares para alavancar os ânimos, tanques abastecidos, prontos para o deleite festivo os aplausos e vivas aos oradores. Antes de ser iniciada a caminhada, eis que surge o inesperado, as ruas ficam totalmente às escuras. Vem uma excelente ideia, transformar a passeata no comício das velas. Espontaneamente os seguidores do queridíssimo Rafafá, candidato a Prefeito, começaram a se deslocar em direção as bodegas, na busca de compra de velas, acabando com os estoques existentes. Retomando ao local de partida transformou a passeata em uma apoteose, no fazendo lembrar uma procissão do fogaréu, aonde todo contritos profetam a fé. Com os corações cheios de muita alegria e agraciados pela empolgação do povo, Ceará-Mirim viveu esse momento inesquecível. Apagou-se a luz os homens, mas a de Deus se fez reinar naquele momento.
Algumas tiradas, todas verdadeiras
- Zé Simão, paixonite aguda por política, tinha por profissão pedreiro, não era bem humorado, não aceitava controvérsia. Havia um defeito no exercício da profissão, se estivesse trabalhando e ali alguém chegasse com assunto de política ou ainda de futebol, ele abandonava o serviço, mesmo sabendo do prejuízo eu o esperava.
- Tenente Djalma, numa inspiração etílica, ferrenho defensor da campanha de Cleto Brandão, cujo opositor era Ruizinho Pereira, em um discurso esbravejou assim: Ruizinho você é um Judas Carioca!
- Zé do Mundo, cabeceiro, carnavalesco do bloco dos índios e pandeirista dos bailes de João Granjeiro tinha por função nos comícios de Roberto Varela, quando este usava a tribuna do povo, gritar MUITO BEM DR. ROBERTO!
-Nosso querido amigo, Zé Xandu, ainda hoje se queixa de dores na coluna, sequelas de transportar nos ombros a grande figura de Aderson Eloy, campanha para PREFEITO.
- Na campanha de Dr. Murilo Barros para Prefeito, ficou acertado e cumprido que uma caravana saia pelo vale e outra pelas praias. Na volta local do comício em frente a Farmácia de Lourenço, tudo no trinques para uma perfeita transmissão. Chegou a hora em que foi usar da palavra um vice-Prefeito, já fadigado dos comes e bebes, e ao iniciar com o bordão: povo de Ceará-Mirim! Silêncio total. Lá no fundo Zé Xandu grita: quer um sonrisal?... Não se obteve resposta e esse orador esqueceu por completo mais uma investida ao microfone.
- Em Extremoz (desmembrado de Ceará-Mirim, Em 1962) na campanha do seu primeiro Prefeito, num comício um candidato a Vereador assim se expressou: “Povo de Istiva (Distrito de Extremoz), eu vim aqui para pidi a todos vuz qui condes chegar em casa pida a seu pai, pida a sua mãe, pida a sua vó, pida a toda sua famiação, incrusivel pida a seus antepassao pra votar em Daniel.
Daniel ganhou. Depois de tanta 'pidança' não poderia ser diferente.
Blog 30zero7/Redes Sociais da Acla
Nenhum comentário:
Postar um comentário