terça-feira, 13 de dezembro de 2022

CANTEIROS DAS RUAS DE NATAL ESTÃO REPLETOS DE FAMÍLIAS NA ESPERA DAS DOAÇÕES NATALINAS

Mesmo com moradia em Natal, famílias deixam casas para viver em canteiros em busca de doações natalinas

Um problema que já acontece anualmente em alguns pontos de Natal, voltou em 2022. Quase 20 famílias estão vivendo no canteiro central da Avenida das Alagoas, na zona Sul de Natal (bairro de Neópolis). Segundo moradores da região, a instalação dos grupos familiares no local começou em novembro e está crescendo com a proximidade do dia 25 de dezembro.

O fato que chama atenção dessa situação é que, segundo a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, as famílias têm moradias próprias, mas as deixam neste período natalino em busca de doações. São, basicamente, as mesmas pessoas que vão ao local também no Dia das Crianças e na Semana Santa.

"Em relação a Avenida das Alagoas iniciamos em 23 de novembro o processo de identificação dessas famílias. De início, identificamos 11 famílias e atualmente identificamos o surgimento de mais 7 famílias, tendo sempre a tendência de aumentar no decorrer no mês. O perfil dos responsáveis familiares são catadores de material reciclável residentes (tem moradia) do bairro Lenigrado e Planalto e 02 famílias são do interior", afirmou a Secretaria, por meio de nota.

"Todas as 16 famílias residentes em Natal já são acompanhadas pelos serviços socioassistenciais. Existe apenas 1 responsável familiar que já é aposentado. Eles têm casa, são famílias que estão na rua e não em situação de rua e vão neste período natalino, como também em outras datas comemorativas como dia das crianças e semana santa, se aglomerando em busca de receber doações", destacou.

MENDICÂNCIA EM NATAL

O Metendo a Colher, da 96 FM, tem recebido diversas queixas e filmagens de crianças e famílias na Avenida das Alagoas e em outras vias de grande circulação em Natal. O problema estaria, principalmente, relacionado ao fato das crianças ficarem correndo e brincando no local, podendo ser alvo de acidentes.

Vale lembrar que o próprio programa já fez uma entrevista com integrantes do Ministério Público do RN, em que é destacada as denúncias de que crianças chegam a ser dopadas e alugadas para serem usadas na mendicância em Natal.

Fonte: Portal 96 FM


Nenhum comentário: