Em 09/07/1984 (há 38 anos): Falecia o senador e ex-governador Dinarte Mariz
Dinarte morreu aos 80 anos em Brasília/DF, em pleno exercício do mandato de Senador da República
Dinarte de Medeiros Mariz, nascido em 23 de agosto de 1903, era natural da cidade de Serra Negra do Norte. Iniciou sua vida pública ao ocupar o cargo de prefeito(nomeado) da cidade de Caicó na década de 1930.
Em 1945, já filiado à União Democrática Nacional(UDN) candidatou-se ao cargo de Senador da República, entretanto ocupou o quarto lugar. Voltou a disputar o senado no pleito de 1950, sendo novamente derrotado, desta vez ocupando a segunda colocação.
Em 1954, Dinarte tentou uma vaga no Senado Federal pela terceira vez, saindo vitorioso com mais de 100 mil votos. Entretanto, permaneceu no cargo por pouco tempo, já que no ano seguinte(1955) concorreu ao Governo do RN pela UDN, tendo o ex-governador José Augusto Varela como seu vice. Elegeu-se com 80.921 votos, derrotando o deputado estadual Jocelyn Villar(PSD).
Assumiu o comando do governo potiguar em janeiro de 1956, permanecendo no cargo até janeiro de 1961. Um dos principais feitos de sua gestão foi a criação da Universidade do Rio Grande do Norte(atual UFRN).
No ano de 1962 Dinarte elegeu-se senador do Rio Grande do Norte pela segunda vez, conquistando mais de 105 mil votos. Disputou novamente o Governo do Estado pela UDN nas eleições de 1965, tendo o ex-deputado federal Tarcísio Maia como seu companheiro de chapa. Dinarte obteve pouco mais de 121 mil votos, mas acabou derrotado pelo senador Monsenhor Walfredo Dantas Gurgel(PSD), que recebia apoio do então governador Aluizio Alves.
Apesar disso, reelegeu-se senador no pleito de 1970, desta vez filiado à Aliança Renovadora Nacional(ARENA), com mais de 185 mil sufrágios. Em 1978, seu mandato foi renovado por meio de uma eleição indireta, passando a ser chamado de “senador biônico”, ou seja, não foi eleito pelo voto popular. Com o fim do regime militar, filiou-se ao Partido Democrático Social(PDS), desempenhando as funções no Senado Federal até o último dia de sua vida.
Dinarte era pai do ex-deputado federal Vigolvino Wanderley Mariz(falecido em 2020).
Fonte: Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário