terça-feira, 17 de maio de 2022

SURDOLIMPÍADAS DE VERÃO: SELEÇÃO BRASILEIRA DE HANDEBOL FEMININO FAZ HISTÓRIA COM TÉCNICO POTIGUAR

Surdolimpíadas: handebol feminino, comandado por um Potiguar, conquista bronze e faz história

A Seleção Brasileira Feminina de Handebol fez história na 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão. Com uma imponente vitória de 24 a 15 sobre o Quênia, as meninas do Brasil conquistaram a primeira medalha da história da modalidade em uma competição olímpica. O Ginásio Poliesportivo da Universidade da cidade gaúcha de Caxias do Sul recebeu grande público que apoiou a equipe do início ao fim.

O começo da partida foi bem equilibrado e, até os cinco primeiros minutos, as quenianas estavam na frente. A partir dos 10 minutos, o Brasil se acertou em quadra e fez valer a superioridade técnica e física. O Quênia tentou reagir no início da segunda etapa, mas as brasileiras conseguiram manter boa vantagem e confirmaram a vitória nos 10 minutos finais.

Artilheira do Brasil na competição, a atleta Fernanda Caporal falou da emoção pela conquista inédita. “Estou muito feliz por poder conquistar essa medalha. Comecei no esporte aos 9 anos e essa vitória representa muito pra mim. Só tenho que agradecer minha família, minha equipe da CBDS, meus amigos, a equipe de handebol de ouvintes da minha cidade e a minha faculdade.”

Com medalha de bronze no handebol e no futebol feminino, já que o Japão desistiu de competir, o Brasil chegou a seis bronzes no total no quadro geral de medalhas, superando as cinco medalhas conquistadas na Surdolimpíada de 2017, na Turquia.

O treinador é potiguar

Flávio Tinoco, um dos ícones da modalidade no Brasil, treinador recordista de conquistas nos Jern's, tanto no feminino como no masculino, foi o treinador da equipe brasileira na competição.

Natural do Rio Grande do Norte, o técnico já projeta a ida ao Mundial de handebol surdo que ocorre em julho do ano que vem, na Dinamarca. A ideia é repetir ou até melhorar o feito da última edição, quando a equipe terminou na terceira posição.

"A surdo olimpíadas é a segunda competição mais antiga e a terceira maior do mundo. O Brasil nunca tinha conquistado uma medalha e eu pude contribuir para esse feito. Esse bronze é a primeira medalha olímpica da modalidade na história", falou entusiasmado o treinador potiguar.

Fonte: Blog do Cyrillo


Nenhum comentário: