Sob risco de extinção, Rede, PCdoB e Cidadania pressionam por derrubada de veto de Bolsonaro
Após a aprovação de um projeto de lei que mexe na distribuição de vagas no Legislativo, partidos pequenos, sob risco de extinção, pressionam pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro às federações partidárias – mecanismo que permite uma atuação conjunta nas eleições, facilitando às siglas superar a chamada cláusula de desempenho.
Legendas como Rede, PCdoB e Cidadania correm o risco de diminuir de tamanho ou até mesmo ficar sem nenhum representante na Câmara, provocando uma debandada de parlamentares para outras siglas no ano que vem.
A mudança no cálculo das chamadas “sobras eleitorais”, aprovada pela Câmara na semana passada, deve ser uma das únicas novas regras a entrar em vigor nas eleições do próximo ano. O projeto foi aprovado pelo Senado e pela Câmara e deve passar por uma nova votação entre os senadores, após mudanças feitas pelos deputados, nos próximos dias.
Se a regra aprovada estivesse em vigor em 2018, o número de partidos com deputados eleitos naquele ano cairia de 30 para 24, de acordo com levantamento feito pela consultoria Neocortex ao Estadão/Broadcast com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O fim das coligações e o veto do presidente Jair Bolsonaro às federações partidárias fecha ainda mais o cerco contra estas legendas menores.
Fonte: msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário