A grande cheia de 1964
Em abril de 1964 as fortes chuvas nas cabeceiras do rio Ceará-Mirim provocaram o rompimento da barragem de Poço Branco que estava ainda em construção, por sua vez o desastre provocou o alagamento do vale a jusante da barragem, sendo a cidade de Taipu-RN a mais atingida.
Como a ponte ferroviária do Umari que foi parcialmente destruída, interrompendo o tráfego por mais de um mês, foi preciso esperar as águas baixarem para dá início a reconstrução da ponte, que ocorreu em junho de 1964 com a montagem da ponte provisória feita por "gaiolas", para permitir o tráfego até a conclusão das obras que só ocorreu em 1966.
Na foto o teste de peso na ponte provisória do Umari em Taipu-RN em junho de 1964 sendo feito com um trem misto passando sobre a estrutura de madeira (gaiolas).
Ponte sobre o rio Ceará-Mirim no distrito de Umari município de Taipu, continha cinco vãos, de 50 metros cada, totalizando 250 metros de extensão e altura de 8 metros entre a base dos pilares e o leito da ponte. Inaugurada em agosto de 1909 pela EFCRGN, a época arrendada a firma do engenheiro mineiro João Gouveia. Em abril de 1964 o primeiro vão foi destruído pela enchente causada pelo rompimento da barragem de Poço Branco em construção.
Nesta foto, o estado da ponte, essa foto data de 2015.
FONTE: Fecebook - Estradas de Ferro do Nordeste
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