segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

PREPARE SEUS DOCUMENTOS LÁ VEM A VACINA CONTRA A COVID-19

Confira os documentos necessários para ser vacinado contra a covid-19

O Ministério da Saúde planeja iniciar a vacinação contra a covid-19 no Brasil entre 20 de janeiro e começo de março. 

Até lá, cidadãos e cidadãs brasileiros podem preparar seus documentos para o dia de receber o imunizante.

Confira abaixo as principais dúvidas sobre a vacinação no país:

Quais serão os documentos necessários?

De acordo com plano de vacinação apresentado pelo Ministério da Saúde, nenhum brasileiro deixará de ser vacinado, mesmo que não apresente um documento no quando for receber a dose. Porém, para que a pasta possa ter controle sobre as aplicações, é preciso apresentar o número do CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), também chamado de Cartão SUS.

E quem não tem Cartão SUS?

Para emitir um, basta ir até a unidade de saúde à secretaria municipal de saúde. É preciso portar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, o número do PIS/PASEP. Em algumas cidades, ainda é necessário apresentar um comprovante de residência. O cartão deve ficar pronto na mesma hora.

E se eu perdi meu Cartão SUS?

É possível obter uma segunda via em uma unidade de saúde. Os documentos exigidos são os mesmos pedidos para a emissão da primeira via. Ainda é possível emitir a segunda via pelo sistema SUS Online, da seguinte forma:

Acesse o portal ou o aplicativo Conecte SUS;

Se não tiver uma conta, crie uma e faça login;

O número do seu Cartão SUS será mostrado à frente das letras "CNS".

De que forma o posto de vacinação saberá que tomei a mesma vacina na 1ª e na 2ª doses?

Segundo o Plano do Ministério da Saúde, os dados de todos os vacinados serão inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). A plataforma registrará informações como local de vacinação, data de nascimento, número de CPF ou do Cartão SUS, data da vacinação, nome da vacina e do fabricante, tipo de dose, validade e número do lote.

E caso eu não consiga um cartão SUS e não estiver cadastrado em nenhuma base de dados?

Não há com que se preocupar. De acordo com o Ministério da Saúde, a ausência de seu nome nas bases de dados não te impedirá de receber a vacina. Basta comprovar que você está no grupo prioritário correspondente à data da imunização.

Fonte: CNN


Um comentário:

Anônimo disse...

Em Ceará mirim vem a secretária da mulher, que vai alugar a casa só tio da secretaria por 4 mil reais. E a calamidade decretada?????