segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

VICE-PRESIDENTE DA VENEZUELA DELCY RODRÍGUEZ VAI ASSUMIR O GOVERNO SOB PRESSÃO AMERICANA

Trump afirma que presidente interina da Venezuela ‘pagará preço muito alto’ se não cooperar com os EUA

Presidente dos EUA diz que Delcy Rodríguez sofrerá consequências severas se não cooperar com Washington; declaração ocorre um dia após Nicolás Maduro ser detido por autoridades americanas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, enfrentará um “preço muito alto” caso não coopere com o governo norte-americano. A declaração foi feita em entrevista por telefone à revista The Atlantic.

A fala ocorreu um dia após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro por autoridades dos Estados Unidos, no último sábado. Segundo informações divulgadas, Maduro foi levado para um centro de detenção em território americano.

De acordo com Trump, as consequências para Rodríguez podem ser ainda mais severas do que as impostas ao próprio Maduro. “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o de Maduro”, afirmou o presidente.

Mais cedo, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também comentou o cenário político venezuelano. Ele disse que Washington está disposto a dialogar com os líderes remanescentes do país, desde que tomem o que chamou de “decisão correta”.

“Vamos avaliar tudo pelo que eles fizerem e observar quais serão os próximos passos”, declarou Rubio em entrevista à emissora americana CBS News. O secretário acrescentou que, caso não haja cooperação, os Estados Unidos continuarão utilizando diferentes mecanismos de pressão.

Rubio ainda afirmou que é cedo para discutir a realização de eleições na Venezuela, destacando que o país ainda enfrenta um cenário de instabilidade e que há “muito trabalho pela frente”.

Fonte: AgoraRN



Nenhum comentário: