terça-feira, 23 de junho de 2026

VEÍCULO COM REGISTRO DE FURTO FOI RECUPERADO APÓS DENÚNCIA RECEBIDA PELA GUARDA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

Guarda Municipal recupera veículo roubado no centro de Ceará-Mirim

Na tarde do último domingo (21), a Guarda Municipal foi acionada pela Central de Operações 153 após uma denúncia de um veículo abandonado nas proximidades da Rua da Cruz, no Centro de Ceará-Mirim.

Ao chegar ao local, a equipe localizou um FIAT/Uno Electronic, de cor cinza, e realizou consulta aos sistemas de segurança, constatando que o automóvel possuía registro de furto.

Diante da confirmação, os guardas municipais localizaram o proprietário e conduziram o veículo à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais de apresentação e posterior restituição ao seu legítimo dono.

A Guarda Municipal de Ceará-Mirim segue atuando de forma integrada, com agilidade e compromisso na proteção da população e na preservação do patrimônio.

Guarda Municipal de Ceará-Mirim

Disciplina, Responsabilidade e Respeito.

Blog 30zero7



ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO JUSTINO DE TAMANDUÁ VISITAM O SOLAR ANTUNES SEDE DO PODER PÚBLICO DE CEARÁ-MIRIM/RN

Escola Municipal Pedro Justino dos Santos visita o Solar Antunes em Ceará-Mirim

A história de Ceará-Mirim ganhou vida por meio de uma experiência educativa e enriquecedora para os alunos da Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, localizada na comunidade de Tamanduá. Em uma visita especial ao Solar Antunes, sede da Prefeitura de Ceará-Mirim, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos mais importantes patrimônios históricos do município.

Durante a visita, os alunos foram guiados por Barão (Guia Turístico), por informações sobre a origem, a arquitetura e a relevância do Solar Antunes para a história local. O espaço, que hoje abriga a sede administrativa do município, carrega marcas do passado e representa um importante símbolo da identidade cultural de Ceará-Mirim.

A iniciativa proporcionou aos estudantes um momento de aprendizado fora da sala de aula, estimulando o interesse pela história, pela preservação do patrimônio público e pelo reconhecimento das raízes da cidade. A ação também reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e a valorização da cultura local, aproximando os jovens da história do lugar onde vivem.

Para a equipe pedagógica, experiências como essa contribuem significativamente para a formação cidadã dos alunos, tornando o conhecimento mais acessível, dinâmico e conectado com a realidade.

A Prefeitura de Ceará-Mirim segue incentivando ações que integrem educação e cultura, promovendo o sentimento de pertencimento e o respeito à história que constrói o presente e inspira o futuro.

Blog 30zero7



SECRETARIA DA MULHER E MINORIAS DE CEARÁ-MIRIM/RN TRAZ 'OFICINA DA CULINÁRIA COM COMIDAS TÍPICAS'

A Secretaria da Mulher e Minorias traz uma oportunidade especial

Oficina de Culinária com Comidas Típicas

Venha aprender receitas deliciosas e valorizar nossa cultura!

💛 Não perca essa chance!

⚠️ Vagas limitadas

Para se inscrever, venha à sede com a cópia dos documentos.

Garanta já a sua participação!

Blog 30zero7



GARIS REALIZAM PARALISAÇÃO NESSA SEGUNDA-FEIRA EM SEIS CIDADES DA GRANDE NATAL INCLUSIVE CEARÁ-MIRIM/RN: PREVISÃO DE VOLTA NESTA TERÇA-FEIRA

Atenção: paralisação dos garis reduz coleta de lixo em seis cidades do RN nesta segunda

Os trabalhadores da limpeza urbana realizam uma paralisação nesta segunda-feira (22) em seis municípios do Rio Grande do Norte. A mobilização faz parte de um movimento nacional que busca pressionar pela aprovação de um projeto de lei que estabelece direitos e um piso salarial nacional para a categoria.

A redução dos serviços atinge Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp-RN), cerca de 40% do efetivo permanece em atividade para garantir os serviços essenciais.

O movimento tem como principal pauta a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como “PL dos Garis e Margaridas”. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado Federal.

A proposta busca padronizar direitos trabalhistas em todo o país, reduzindo as diferenças salariais e de benefícios existentes entre estados e municípios para profissionais que desempenham as mesmas funções.

Entre as medidas previstas estão a criação de um piso salarial equivalente a dois salários mínimos, jornada semanal de 40 horas, adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para os trabalhadores da limpeza urbana.

O projeto também regulamenta atividades como coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, varrição de ruas, limpeza de espaços públicos e encaminhamento de resíduos para aterros sanitários e unidades de reciclagem.

Com a redução da operação, a orientação é que a população evite colocar lixo para coleta nesta segunda-feira, contribuindo para diminuir o acúmulo de resíduos nas vias públicas.

Em São Gonçalo do Amarante, a prefeitura informou que a coleta está sendo realizada com apenas 40% da capacidade operacional em razão da mobilização nacional.

A expectativa é que os serviços sejam retomados normalmente nesta terça-feira (23).

Fonte: Portal da Tropical



VEÍCULO TIPO CAMINHÃO QUE ESTAVA CARREGADO DE MILHO VERDE TOMBA NA BR-406

Caminhão carregado de milho tomba na BR-406

Um acidente foi registrado no trajeto da BR-406, no trecho que liga os municípios de Taipu e Poço Branco. Um caminhão carregado de milho acabou tombando na pista, como mostra o registro.

Segundo informações preliminares recebidas pela nossa equipe, a carga do veículo foi saqueada por populares logo após o ocorrido.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já se encontra no local para controlar o trânsito, registrar a ocorrência e garantir a segurança na via.

Nota: Até o momento, não temos mais informações sobre o estado de saúde do motorista ou as causas que levaram ao tombamento.

Fonte: Noticiando RN



ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CRIARAM CADEIRA DE RODAS SOLAR PARA PCD CIRCULAR PELA PRAIA COM FACILIDADE

Jovens do curso de Eletrônica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte criam veículo para PCD circular pela praia

No Nordeste, uma ideia que nasceu de uma conversa simples entre estudantes acabou virando um projeto cheio de significado. Jovens do curso de Eletrônica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, decidiram enfrentar um desafio que parecia impossível: como permitir que uma pessoa com deficiência pudesse aproveitar a praia com autonomia e segurança.

A partir dos relatos de um colega PCD, que descreveu as barreiras enfrentadas desde os calçadões até a areia fofa, eles criaram um veículo movido totalmente a energia solar. O protótipo recebeu o nome de Crab, em referência ao caranguejo, justamente pela capacidade de se deslocar com facilidade em terrenos onde cadeiras de rodas comuns não conseguem avançar.

O funcionamento é simples e brilhante: um carrinho motorizado que atravessa a areia sem esforço, permitindo que o usuário participe de momentos de lazer ao lado dos amigos. Mais do que tecnologia, é sobre devolver experiências que muitas vezes eram negadas.

O impacto já foi reconhecido nacionalmente. O Crab conquistou o quarto lugar na Mostratec, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do Brasil. Agora, o objetivo dos estudantes é encontrar parceiros e investidores para transformar o protótipo em realidade, com a ideia de criar pontos de empréstimo gratuito em praias, ampliando o acesso e a inclusão.

Blog 30zero7



ARGENTINO LIONEL MESSI FAZ HISTÓRIA: VENCE A ÁUSTRIA COM DOIS GOLS ASSUME ARTILHARIA DA COPA E CLASSIFICA SELELÇÃO PARA SEGUDA FASE

Messi quebra recorde e classifica Argentina em jogo equilibrado contra a Áustria na Copa do Mundo

18 vezes Messi. O argentino se tornou o artilheiro das Copas do Mundo com o gol na vitória por 2 a 0 da Argentina sobre a Áustria, válida pela segunda rodada do Grupo J. O resultado garantiu aos argentinos a vaga na segunda fase.

A ansiedade pela quebra do recorde para Lionel Messi parecia ser sentida por todo o AT&T Stadium, menos por ele. Mesmo quando perdeu o pênalti, no começo do primeiro tempo, manteve a serenidade no caminhar pelo campo.

Coletivamente, a Argentina nem sempre é a equipe mais veloz, mas se destaca com qualidade para encontrar espaços, inteligência tática e espaço para o improviso dos jogadores.

A Áustria apresentou aos argentinos um desafio maior do que a Argélia. O time cadenciou seu ritmo e chegou a pressionar os adversários, principalmente no segundo tempo. A equipe tende a se classificar na chave, apesar da derrota.

Messi: o artilheiro das Copas

Foi aos 38 minutos que a bola entrou. O 17º gol de Messi em Copas do Mundo o fez ultrapassar Miroslav Klose, a quem havia igualado com os três sobre a Argélia na primeira rodada. De quebra, ele ainda fez o 18º, já no acréscimo do segundo tempo.

A disputa continua durante o Mundial. Kyllian Mbappé, que já anotou duas vezes nesta edição, soma 14 gols e deve brigar com Messi pela marca.

Fonte: ge.globo.com



COM A ESCÓCIA PELA FRENTE PARA DECIDIR SE SERÁ PRIMEIRO OU SEGUNDO NO GRUPO: JOGADORES CELEBRAM RETORNO DE NEYMAR JR

Paquetá celebra retorno de Neymar aos treinos e projeta evolução da Seleção na Copa

O meio-campista Lucas Paquetá, que deu uma assistência na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Haiti, falou neste domingo (21) sobre o retorno de Neymar aos treinamentos com o restante do elenco da Seleção Brasileira.

Durante entrevista coletiva, o jogador destacou a importância do camisa 10 para o grupo e demonstrou expectativa pela volta do atacante aos gramados ainda nesta Copa do Mundo.

Paquetá comemora retorno de Neymar

Após realizar trabalhos específicos nos últimos dias, Neymar participou pela primeira vez de uma atividade ao lado dos demais companheiros.

Para Paquetá, a presença do atacante representa um reforço importante para a equipe comandada por Carlo Ancelotti.

“Estamos todos muito felizes com a volta dele. É um cara muito importante para a história da seleção. Esperamos que ele possa estar em campo para nos ajudar o quanto antes”, afirmou.

Lesão de Raphinha abre possibilidade de mudanças

O treino deste domingo contou com apenas três titulares da partida contra o Haiti: Paquetá, Alisson e Vini Jr.

A principal ausência foi Raphinha, que deixou o jogo ainda no primeiro tempo após sentir dores na coxa direita. Exames confirmaram uma lesão no músculo posterior da coxa.

Questionado sobre a possibilidade de atuar na função ocupada pelo atacante, Paquetá evitou criar expectativas e ressaltou que a decisão cabe à comissão técnica.

“Eu sempre me coloco à disposição para ajudar e fazer o melhor, mas essa é uma dúvida para o professor. É ele quem decide. Com certeza todo mundo está preparado para entrar e fazer o seu melhor”, declarou.

Seleção aposta em evolução na competição

Paquetá também comentou as críticas recebidas após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na estreia do Mundial.

Segundo o meia, a equipe vem apresentando evolução e mantém o foco na busca pelo hexacampeonato.

“A gente sabe que as expectativas foram um pouco quebradas no primeiro jogo. Trabalhamos e melhoramos. Temos que focar no que a gente pode fazer. Somos a seleção brasileira e trabalhamos para conquistar o objetivo de vencer mais uma Copa”, afirmou.

Brasil encara a Escócia na próxima rodada

Com quatro pontos conquistados em dois jogos, o Brasil chega à última rodada da fase de grupos em situação confortável na tabela.

A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (24), quando enfrenta a Escócia, em Miami, pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

A expectativa da comissão técnica é contar com Neymar entre os relacionados para a partida, enquanto Raphinha segue em tratamento e ainda não tem prazo confirmado para retorno.

Fonte: Portal 98 FM



RECEITA FEDERAL: APREENSÃO DE CARGA DE MADEIRA REVELA MAIOR CASO DE TRÁFICO DE COCAÍNA DA HISTÓRIA DO BRASIL

Cocaína em madeira: operação na fronteira faz a maior apreensão do país, segundo estimativa da Receita

Uma operação da Receita em conjunto com a Polícia Federal, com o Exército e com a colaboração de autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu toneladas de cocaína neste domingo (21). A droga estava líquida, misturada em cerca de 260 toneladas de madeira que eram transportadas em oito caminhões.

Quatro caminhões foram flagrados em Corumbá (MS), e outros quatro, em Cáceres (MT), na faixa de fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença de cocaína na carga.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Ainda de acordo com a Receita, essa tende a ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil. E a segunda maior já registrada em todo o mundo.

No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista.

Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

No X (antigo Twitter), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, escreveu que a ação é resultado da Operação Timber Shield, em cooperação com a agência americana de combate às drogas e com a Aduana Nacional da Bolívia.

Fonte: g1.globo.com



PRÍNCIPE DOS ORLÉANS E BRAGANÇA É COLOCADO PARA FORA DO PALÁCIO EM PETRÓPOLIS EM BRIGA FAMILIAR IMPERIAL QUE FOI PARAR NA JUSTIÇA

Príncipe aciona Justiça após ser barrado em palácio histórico

Dom Pedro Tiago de Orléans e Bragança afirma morar no Palácio do Grão-Pará desde o nascimento e disputa a posse do imóvel com empresa ligada à própria família

Uma disputa envolvendo integrantes da Família Imperial brasileira foi parar na Justiça. Dom Pedro Tiago de Orléans e Bragança afirma que foi barrado ao tentar retornar ao Palácio do Grão-Pará, em Petrópolis/RJ, onde diz morar desde o nascimento. Após o episódio, o príncipe ajuizou ação possessória e obteve liminar para retornar ao imóvel.

O caso teria ocorrido em 9 de junho. Dom Pedro Tiago saiu do palácio para realizar exercícios físicos e, ao retornar, foi impedido de entrar por seguranças que atuavam em nome da Companhia Imobiliária de Petrópolis, proprietária formal do imóvel. No dia seguinte, acompanhado de advogados, voltou ao local, mas não conseguiu acessar o palácio porque as fechaduras haviam sido trocadas.

Uma liminar concedida pelo juiz Adriano Loureiro Binato de Castro, da 2ª vara Cível de Petrópolis, determinou a reintegração de posse em favor do príncipe.

Posteriormente, a Companhia Imobiliária de Petrópolis pediu a reconsideração da decisão. A empresa alegou que a ocupação do imóvel decorria de contrato de comodato firmado com o pai de Dom Pedro Tiago, posteriormente rescindido, e sustentou que o príncipe não exerceria posse própria sobre o bem nem residiria no local.

Ao rejeitar o pedido, o magistrado afirmou existir "robusto acervo probatório" indicando que Dom Pedro Tiago exerce posse direta sobre o imóvel há longo período, utilizando-o como moradia habitual desde a década de 1980. O juiz também registrou que, em análise preliminar, a perda da posse decorreu da troca das fechaduras e do impedimento de acesso ao imóvel, circunstâncias que caracterizam esbulho possessório.

Na decisão, o magistrado observou ainda que não há elementos que demonstrem que o príncipe tenha participado ou sido formalmente comunicado do alegado encerramento do comodato firmado com seu pai. Destacou também que a própria versão apresentada pela empresa reconhece sua vinculação à relação possessória ao mencionar que o contrato abrangia o comodatário e seus dependentes.

A disputa ocorre entre Dom Pedro Tiago e a Companhia Imobiliária de Petrópolis, que tem entre seus integrantes familiares do príncipe, incluindo seu pai e tios. Paralelamente à ação possessória, tramita outro processo envolvendo o imóvel: uma ação de usucapião ajuizada pelo próprio Dom Pedro Tiago.

Construído entre 1859 e 1861, o Palácio do Grão-Pará é tombado pelo Iphan e integra o patrimônio histórico ligado à antiga Família Imperial brasileira.

Fonte: www.migalhas.com.br



HAITIANO EM NATAL: A HISTÓRIA ENTRE PETERSON ST ULYSSE E O BRASIL NÃO COMEÇOU QUANDO ELE VEIO PARA NATAL/RN HÁ DEZ ANOS

De fã da Seleção a rival na Copa: a história de um haitiano que encontrou em Natal uma segunda casa

A história entre Peterson St Ulysse - haitiano de 31 anos - e o Brasil não começou quando ele veio para Natal há dez anos. Aconteceu quando o país do caribe recebeu uma Missão das Nações Unidas (ONU), em 2004, no qual o exército brasileiro teve um papel importante de ajuda à população haitiana. Naquele mesmo período, o Brasil coordenou o MINUSTAH, um grupo de estabilização política no Haiti.

A influência da cultura brasileira foi determinante para o gosto de Peterson nos esportes: no futebol e, principalmente, no basquete. Isso porque no mesmo ano de 2004, a seleção brasileira enfrentou o Haiti, no conhecido jogo da paz, no Estádio Sylvio Cator, em Porto Príncipe - capital do país. Ocasião que mudou sua vida.

“Sim, inclusive eu fui para o estádio desse jogo, infelizmente eu não tinha ingresso para entrar, mas eu saí do aeroporto caminhando aproximadamente, vamos dizer, de 8 a 10 km para chegar lá no estádio. Eu me lembro, era muita gente. Tipo, eu acho que é um dos cantos em que a seleção brasileira foi bem recebida fora do Brasil. Então era muita alegria ver os campeões do mundo, Ronaldinho, Ronaldo”, detalhou.

Peterson St Ulysse chegou em Natal no final de 2015 por conta da questão política que vive o país, principalmente após as consequências do terremoto de 2010. A escolha pela cidade do sol ocorreu por conta de fatores sociais e climáticos parecidos com seu país de origem.

“É uma coisa específica de Natal. É uma cidade parecida com Haiti em relação sobre clima. E sobre a cultura também. É mais parecido do que estar no Sudeste ou no Sul. Então, por causa do clima. Aqui é um pouquinho quente, igual no Haiti”, revelou.

Uma pesquisa publicada pela OIM Brasil, em 2022, estima-se que haja entre 150 mil a 200 mil haitianos no país, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. O país tupiniquim é um dos principais destinos globais da diáspora haitiana.

“Eu me dou bem com a cultura porque eu cresci dentro da cultura brasileira, praticamente (no período da missão da ONU). Então, eu vivia mais no Brasil, quando eu estava no Haiti, do que viver próprio no Haiti. Então, eu passava o meu dia com os brasileiros. Passava o meu tempo falando português, comendo comida brasileira. Então, já tinha uma adaptação antes de vir para cá. Por isso que isso facilitou a minha adaptação com a cultura brasileira. E Natal não é uma cidade que é fria, igual outras regiões do país. O povo natalense é mais aberto para conversar”, explica o motivo da preferência pelo Brasil.

Atualmente, ele trabalha como professor de inglês. Porém passou um período se dedicando ao turismo potiguar, trabalhando como intérprete - Peterson fala cinco idiomas. Nas horas vagas, o haitiano potiguar tem como hobby jogar basquete com os amigos.

Copa do Mundo de 2026

O Haiti volta a Copa do Mundo depois de 52 anos. A seleção é conhecida pela alcunha de Grenadiers - por conta dos soldados que lutaram na Revolução Haitiana. O time haitiano está no grupo C - o mesmo do Brasil. A equipe nunca conseguiu sequer um empate. Foram quatro jogos na história e quatro derrotas. Perdeu a última partida contra a Escócia, por 1 a 0.

Nesse período fora da copa, a população do Haiti sempre fez questão de torcer para a seleção canarinho. Peterson não foi diferente. Tendo como ídolos Ronaldo e Ronaldinho, a época de copa era sagrada.

“Na Copa 2002, eu assisti os dois gols do Ronaldo na TV. Então, tipo assim, o que a gente entendia do Brasil era duas palavras, futebol e café, quando eu estudava na escola. Era o maior exportador de café do mundo e o maior país em futebol do mundo, que tinha quatro estrelas, depois veio cinco estrelas. Então, eram essas as duas palavras que definiam o Brasil pra gente”, falou.

Brasil e Haiti vão se enfrentar nesta sexta-feira (19), no Philadelphia Stadium, Filadélfia. O Brasil vem de um empate de 1 a 1 contra Marrocos e precisa vencer para estar bem na terceira rodada da competição.

O coração de Peterson não está dividido. Ele vai torcer para o Haiti, mas não vai achar ruim um possível empate. “O resultado de hoje, na esperança de um 2x1 para o Haiti, né? A expectativa é essa, né? Mas muitos amigos falaram assim, ‘ei, Peter, você vai torcer pelo Haiti? Eu falei, claro, eu já torci demais pro Brasil”.

“Então, chegar uma Copa do Mundo já é uma superação. Por mais que a gente perca hoje, pra mim, a seleção provou que tem cultura de futebol e provou que o futebol é o esporte favorito do haitiano, do povo haitiano”, falou.

Fonte: Tribuna do Norte



MINISTÉRIO DA JUSTIÇA NÃO INCLUIU O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ENTRE ÓRGÃOS QUE PRECISAM DEVOLVER DELEGADOS CEDIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL

Ao contrário do que vem dizendo o bolsonarismo nas redes, governo livra STF e mantém delegado da PF com Mendonça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu não incluir o STF (Supremo Tribunal Federal) entre os órgãos que precisam devolver delegados cedidos para a Polícia Federal.

A exceção é temporária e, segundo integrantes do governo Lula (PT), tem o objetivo de não atrapalhar investigações em curso.

O Ministério da Justiça vinha desde abril articulando a volta de servidores da Polícia Federal. O movimento foi interpretado por integrantes da PF e do STF como uma retaliação ao ministro André Mendonça, responsável pelas investigações do caso INSS e do Banco Master.

A requisição vinha sendo avaliada como um esforço do governo para retirar o delegado Thiago Marcantonio Ferreira do gabinete de André Mendonça.

O delegado atua como assessor do ministro desde 2025. Atualmente, auxilia Mendonça em decisões relativas aos casos do INSS e do Banco Master.

Além dele, outros quatro delegados da Polícia Federal estão cedidos ao Supremo. Eles estão espalhados nos gabinete de Mendonça, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

O SBT News revelou a articulação do Ministério da Justiça em abril. Na quarta-feira (17), um ofício com a requisição foi enviado a uma série de órgãos.

O documento, obtido pelo SBT News, argumenta que a volta dos servidores da Polícia Federal está vinculada a "diretriz presidencial voltada ao fortalecimento da segurança pública, com ênfase no enfrentamento ao crime organizado, estabelecida pelo Programa Brasil Contra o Crime Organizado".

O Ministério da Justiça diz que a medida considera a "necessidade de otimizar a distribuição do efetivo das carreiras vinculadas ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública e de priorizar as atividades típicas de segurança pública".

O ofício termina assim: "Exortamos esse órgão cessionário a adotar, prontamente, as providências administrativas necessárias ao imediato retorno ao órgão de origem dos servidores abaixo elencados".

PF e STF

O Supremo tem hoje cinco servidores da Polícia Federal cedidos aos seus quadros.

O gabinete de Mendonça mantém Marcantonio e a delegada Graziela Machado da Costa e Silva.

O ministro Alexandre de Moraes tem, em seu gabinete, o delegado Fábio Alvarez Shor --o responsável pela investigação da tentativa de golpe de Estado.

O último a requisitar um delegado para seus quadros foi o ministro Luiz Fux. Em maio, chegou ao seu gabinete o delegado Fabiano Emídio de Lucena Martins.

Além deles, a Polícia Federal também cedeu Raphael de Mello Batista para atuar na Secretaria de Polícia Judicial.

Fonte: O Potiguar



COM A POSSIBILIDADE DE JAIR BOLSONARO VOLTAR PARA PAPUDINHA A CELA EM QUE ESTAVA SEGUE RESERVADA PARA O EX-PRESIDENTE

Cela que Bolsonaro ocupou na Papudinha segue reservada para eventual retorno

Ex-presidente cumpre atualmente prisão domiciliar temporária por razões humanitárias, medida concedida pelo ministro Alexandre de Moraes

A cela ocupada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha e localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, continua sendo mantida pela corporação para uma eventual volta do político ao sistema prisional.

Bolsonaro cumpre atualmente prisão domiciliar temporária por razões humanitárias, medida concedida pelo ministro Alexandre de Moraes. O benefício tem duração de 90 dias e passou a valer após a alta hospitalar do ex-presidente, que havia sido internado após deixar a prisão.

Segundo informações obtidas junto a militares pela CNN, a cela permanece reservada como medida preventiva. O espaço recebe manutenção periódica, incluindo limpeza e troca regular das roupas de cama, para que esteja disponível caso haja determinação judicial para o retorno de Bolsonaro ao local.

A unidade possui estrutura separada, com quarto, banheiro, cozinha e área privativa. O espaço é destinado a militares, ex-militares e presos considerados vulneráveis.

Apesar de permanecer vinculada à eventual volta do ex-presidente, a cela chegou a ser utilizada temporariamente por Paulo Henrique Costa. Conforme relatos, ele precisou de um ambiente isolado para reuniões com advogados durante negociações relacionadas a uma possível colaboração premiada, em razão da ocupação das demais unidades disponíveis.

No mesmo batalhão também estão custodiados, em alas distintas, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, ambos condenados no processo que investigou a tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.

Fonte: AgoraRN



segunda-feira, 22 de junho de 2026

VEREADOR GERSON DO MST REÚNE COMPANHEIROS E LIDERANÇAS EM EVENTO PARA CONFIRMAR APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE JÚLIO CÉSAR DE CEARÁ-MIRIM/RN

Vereador Gerson do MST reafirma apoio a Júlio César e reúne companheiros em encontro em Ceará-Mirim

Um encontro realizado neste fim de semana reuniu mais de 500 pessoas em apoio à pré-candidatura de Júlio César a deputado estadual. O evento contou com a participação de agricultores familiares, assentados, moradores da zona rural, lideranças comunitárias e apoiadores de diferentes regiões de Ceará-Mirim.

Durante a mobilização, o vereador Gerson do MST reafirmou seu compromisso político com a pré-candidatura de Júlio César e destacou a importância de Ceará-Mirim voltar a ter representação própria na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar também ressaltou a necessidade de fortalecer a voz da região do Mato Grande nas discussões e decisões estaduais.

O encontro reuniu representantes de diversos segmentos, especialmente da agricultura familiar, assentamentos e comunidades rurais, demonstrando a articulação do grupo político em diferentes áreas do município. A defesa de uma representação regional foi um dos principais temas abordados durante o evento.

A mobilização reforça o movimento em torno da pré-candidatura de Júlio César, que tem ampliado apoios em Ceará-Mirim e na região do Mato Grande com o discurso de fortalecimento da representatividade regional no cenário político potiguar.

Fonte: blogindicaparnamirim



EM CEARÁ-MIRIM/RN A TRADICIONAL FEIRA DO MILHO JÁ ESTÁ FUNCIONANDO NA LATERAL DO MERCADO CENTRAL

Feira do Milho 2026 começou no mercado central de Ceará-Mirim

Tradicional evento junino reúne produtores da agricultura familiar e deve movimentar milhares de consumidores em busca do principal ingrediente das festas de São João

A tradicional Feira do Milho que acontece em Ceará-Mirim já está montada na lateral do mercado central no centro da cidade. A feira sempre movimenta um grande público com a comercialização de milho verde e produtos da agricultura familiar.

De acordo com informações divulgadas, os comerciantes estarão instalados na área da lateral do mercado. O acesso ao público é bastante tranquilo, são várias barracas com vendedores diversos.

Blog 30zero7



CHEGA PARA A POLÍCIA CIENTÍFICA DO RIO GRANDE DO NORTE APARELHO DE MICROCOMPARAÇÃO BALÍSTICA DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES

Polícia Científica do RN recebe equipamento de R$ 2,1 milhões para reforçar perícias balísticas

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte passou a contar com um novo equipamento de alta tecnologia para fortalecer as atividades do Setor de Balística Forense. Trata-se do Vision X, microcomparador balístico fabricado pela empresa Projectina e adquirido por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O investimento foi de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A aquisição integra o processo de modernização da estrutura técnico-científica da instituição e amplia a capacidade de produção de provas periciais no estado.

Equipamento amplia precisão das análises

O microcomparador balístico é utilizado na análise comparativa de elementos de munição, permitindo que peritos examinem, de forma detalhada, as marcas deixadas por armas de fogo em projéteis e estojos.

A partir desses exames, os especialistas podem identificar características compatíveis entre os materiais analisados e contribuir tecnicamente para a elucidação de crimes e o avanço das investigações policiais.

Tecnologia fortalece a perícia criminal

Segundo a Polícia Científica, o Vision X oferece recursos avançados de visualização e comparação, proporcionando maior precisão e segurança durante os procedimentos periciais.

Além disso, o equipamento permite análises mais detalhadas das evidências balísticas, ampliando a confiabilidade dos laudos produzidos pelo setor.

Modernização da estrutura pericial

A chegada do novo equipamento faz parte dos investimentos realizados para modernizar a estrutura da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

De acordo com a instituição, a incorporação de novas tecnologias busca aprimorar a qualidade dos exames periciais, aumentar a eficiência dos serviços prestados e fortalecer a atuação da ciência forense no estado.

A Polícia Científica é responsável pela realização de exames técnico-científicos que auxiliam investigações policiais e processos judiciais, produzindo provas periciais de forma imparcial, fundamentada e baseada em critérios científicos.

Fonte: Portal 98 FM



ABC/RN VENCE O ALTOS/PI POR 1x0 E AGUARDA O JOGO DA VOLTA PARA SACRAMENTAR A PASSAGEM PARA TERCEIRA FASE DA SÉRIE D

ABC vence o Altos com gol no fim e larga em vantagem no mata-mata da Série D

Brunão marca aos 45 minutos do segundo tempo, garante vitória por 1 a 0 em Teresina e deixa o Alvinegro a um empate da terceira fase

O ABC deu um passo importante rumo à terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (21), o Alvinegro venceu o Altos por 1 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), pelo jogo de ida da segunda fase da competição nacional.

Depois de um confronto equilibrado e de poucas oportunidades claras, o Mais Querido encontrou o gol da vitória nos minutos finais. Aos 45 do segundo tempo, Bruno Leite recebeu na entrada da área e serviu Brunão, que girou sobre a marcação e finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Allan Thiago, sem chances de defesa.

O resultado coloca o ABC em vantagem na disputa por uma vaga na terceira fase. No confronto de volta, marcado para o próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal, o time comandado por Waguinho Dias joga pelo empate para seguir vivo na luta pelo acesso à Série C de 2027.

Próximo compromisso

O confronto de volta entre ABC e Altos será disputado no próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal. O vencedor do duelo garante vaga na terceira fase da Série D e segue na caminhada em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Portal 98 FM



JOGADOR NEYMAR JR JÁ TREINA ENTRE OS COMPANHEIROS E ESTÁ PRATICAMENTE CONFIRMADO PARA JOGO CONTRA A ESCÓCIA

Neymar treina integralmente com a Seleção pela primeira vez

A seleção brasileira deu mais um passo nos preparativos para o duelo contra a Escócia, na próxima quarta-feira (24), pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O treino realizado na manhã deste domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, teve duas notícias de peso: a confirmação da lesão de Raphinha e a presença de Neymar em atividade integral pela primeira vez. (Vídeo no final da matéria).

O atacante Raphinha teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, sofrida na partida contra o Haiti, e está fora do jogo contra os escoceses. A má notícia, porém, foi compensada pela evolução de Neymar.

Neymar treina integralmente

Pela primeira vez desde que se lesionou, há cerca de um mês, Neymar participou do treino completo com o restante do elenco. Até então, o camisa 10 havia feito apenas parte do aquecimento ou atividades com bola separado do grupo. Durante o período em que a imprensa teve acesso à atividade, ele trabalhou normalmente.

A tendência, conforme revelado pelo técnico Carlo Ancelotti, é que Neymar esteja à disposição na partida de quarta-feira, às 19h (horário de Brasília). O atacante não entra em campo há mais de um mês.

Fonte: Gazeta Brasil



JOGARDOR SURFISTA: MATHEUS CUNHA EXPLICA SUA LIGAÇÃO COM O SURF DE BAÍA FORMOSA/RN

Por que Matheus Cunha comemora gols 'surfando'? Entenda ligação do atacante com o RN

Matheus Cunha foi o nome da vitória do Brasil sobre o Haiti na Copa do Mundo ao marcar dois gols e um detalhe já começa a chamar atenção no torneio: a comemoração imitando um surfista. O gesto não é aleatório e carrega uma ligação do atacante paraibano com o Rio Grande do Norte.

A relação do jogador com RN passa por Baía Formosa, cidade do litoral Sul potiguar que Matheus escolheu como refúgio, e onde aprendeu a surfar. Essa conexão começou há cerca de quatro anos e foi além de um passeio de férias.

Conhecida internacionalmente por ser a terra do campeão olímpico e mundial de surfe Ítalo Ferreira, BF também se tornou a casa de Cunha. O atacante do Manchester United fez amigos, se aproximou da comunidade, recebeu o título de cidadão formosense e costuma dizer em entrevistas que se considera "um nativo" da cidade.

"Quando eu vou para o Brasil, vou para uma pequena cidade perto da minha e eles começaram a me ensinar como surfar", contou o atacante em entrevista na Inglaterra ao explicar a comemoração curiosa.

Um dos espaços que acompanharam de perto essa fase inicial foi o Baía Formosa Surfe Club, que relembrou a passagem do atacante em uma publicação nas redes sociais. "É uma alegria enorme ver o talento de Matheus Cunha brilhando com a camisa da Seleção Brasileira", diz o perfil.

Cidade abraçou o atacante

O carinho foi recíproco. A cidade de 8,8 mil habitantes acolheu Matheus Cunha. Em dezembro de 2024, ele recebeu o título de cidadão formosense.

Para a Copa do Mundo 2026, o atacante prometeu colocar um telão na praça de eventos para que a população acompanhasse os jogos da seleção.

"E ele cumpriu a palavra e nos deu a responsabilidade de fazer [o evento acontecer]. A gente é o braço dele aqui em Baía Formosa, os olhos dele aqui", afirmou Clayver Dornelas, amigo do jogador.

As fotos de Matheus surfando nas praias de Baía Formosa se tornaram frequentes. Entre os amigos que fez na cidade está o filmmaker Bruno Lima, que ainda se surpreende ao ver um amigo vestindo a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

"Às vezes a ficha não cai. Eu fico em casa, vou na conversa dele no WhatsApp e penso: 'Eu tenho um amigo que vai para a Copa do Mundo'. Fico passando para ver se é verdade mesmo", conta.

Na loja de roupas de Athirson Guedes, outro amigo do jogador, uma camisa autografada por Matheus ocupa lugar de destaque. Ele conta que mais de 200 camisas com o nome do atacante foram vendidas para a Copa.

"Aqui em Baía Formosa não tem Neymar, não tem Raphinha, não tem ninguém. O pessoal só quer saber do Matheus Cunha", disse.

Fonte: O Potiguar



EM PLENA COPA DO MUNDO 2026 REPÓRTER GLOBAL ENTREVISTA TORCEDORA QUE FALA AO VIVO "LULA LADRÃO" E "FORA LULA"

Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo

Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.

A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.

Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.

A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento.

Fonte: Portal Grande Ponto



PROCURA-SE UM ADVOGADO: O BANQUEIRO BANDIDO DANIEL VORCARO ESTÁ NA BUSCA DE UM NOVO ADVOGADO PARA FAZER COLABORAÇÃO PREMIADA

Vorcaro procura novo advogado visando terceira proposta de delação premiada

Familiares de Daniel Vorcaro procuraram, na última semana, escritórios de advocacia em Brasília em busca de um novo advogado para assumir a defesa do empresário e dono do Banco Master.

Segundo informações da CNN, a estratégia tem como objetivo avançar nas negociações de um acordo de delação premiada. Vorcaro prepara uma terceira proposta de colaboração após duas tentativas terem sido rejeitadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

Pessoas próximas afirmam que a possibilidade de retorno à prisão levou o empresário a buscar reforço jurídico e acelerar as tratativas com as autoridades, de acordo com informações do blog da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN Brasil.

Atualmente, a defesa é conduzida por Sérgio Leonardo, ex-presidente da OAB de Minas Gerais. Antes dele, Vorcaro já havia trocado de advogado em outras duas ocasiões.

De acordo com aliados, a nova proposta deverá incluir documentos e informações considerados mais consistentes. A expectativa é de que o material seja entregue à Polícia Federal nos próximos dias.

Nos bastidores, Vorcaro avalia que houve resistência das autoridades em relação ao conteúdo apresentado até agora. Já investigadores afirmam que qualquer eventual acordo dependerá da apresentação de informações relevantes, comprovadas e abrangentes.

Integrantes da Polícia Federal também demonstram cautela sobre a possibilidade de a nova proposta trazer elementos inéditos em relação às tentativas anteriores.

Fonte: Portal 96 FM



INVESTIGAÇÃO APONTA QUE FLÁVIO BOLSONARO TEVE OUTRAS REUNIÕES COM O BANQUEIRO BANDIDO DANIEL VORCARO EM MANSÃO DE BRASÍLIA

Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro tiveram outros encontros presenciais, aponta apuração

A relação entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, teria incluído outros encontros presenciais além da reunião realizada em novembro de 2025, em São Paulo, para tratar do financiamento do filme Dark Horse.

Segundo informações divulgadas pela coluna de Lauro Jardim, do O GLOBO, neste sábado (20), pelo menos uma dessas reuniões ocorreu ainda no primeiro semestre do ano passado, em uma mansão alugada por Vorcaro em Brasília. O encontro teria acontecido de forma reservada, apenas entre o senador e o empresário.

O episódio amplia os questionamentos sobre a proximidade entre os dois, tema que ganhou destaque após Flávio admitir ter participado de uma reunião na residência de Vorcaro para discutir o aporte de R$ 134 milhões destinado à produção cinematográfica sobre a trajetória de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mansão recebia autoridades e políticos

De acordo com a reportagem, a residência utilizada por Vorcaro na capital federal também recebeu diversas personalidades da política e do Judiciário.

Entre os visitantes citados está o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, frequentemente criticado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por aliados políticos.

A presença de autoridades de diferentes campos políticos no imóvel reforça o perfil de articulação atribuído ao banqueiro nos bastidores de Brasília.

Caso segue repercutindo

A relação entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro permanece no centro do debate político desde a revelação das negociações envolvendo o financiamento do filme Dark Horse.

O senador sustenta que os encontros tiveram caráter privado e que não houve qualquer irregularidade nas tratativas relacionadas ao projeto audiovisual.

Fonte: Portal 98 FM