segunda-feira, 22 de junho de 2026

VEREADOR GERSON DO MST REÚNE COMPANHEIROS E LIDERANÇAS EM EVENTO PARA CONFIRMAR APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE JÚLIO CÉSAR DE CEARÁ-MIRIM/RN

Vereador Gerson do MST reafirma apoio a Júlio César e reúne companheiros em encontro em Ceará-Mirim

Um encontro realizado neste fim de semana reuniu mais de 500 pessoas em apoio à pré-candidatura de Júlio César a deputado estadual. O evento contou com a participação de agricultores familiares, assentados, moradores da zona rural, lideranças comunitárias e apoiadores de diferentes regiões de Ceará-Mirim.

Durante a mobilização, o vereador Gerson do MST reafirmou seu compromisso político com a pré-candidatura de Júlio César e destacou a importância de Ceará-Mirim voltar a ter representação própria na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar também ressaltou a necessidade de fortalecer a voz da região do Mato Grande nas discussões e decisões estaduais.

O encontro reuniu representantes de diversos segmentos, especialmente da agricultura familiar, assentamentos e comunidades rurais, demonstrando a articulação do grupo político em diferentes áreas do município. A defesa de uma representação regional foi um dos principais temas abordados durante o evento.

A mobilização reforça o movimento em torno da pré-candidatura de Júlio César, que tem ampliado apoios em Ceará-Mirim e na região do Mato Grande com o discurso de fortalecimento da representatividade regional no cenário político potiguar.

Fonte: blogindicaparnamirim



EM CEARÁ-MIRIM/RN A TRADICIONAL FEIRA DO MILHO JÁ ESTÁ FUNCIONANDO NA LATERAL DO MERCADO CENTRAL

Feira do Milho 2026 começou no mercado central de Ceará-Mirim

Tradicional evento junino reúne produtores da agricultura familiar e deve movimentar milhares de consumidores em busca do principal ingrediente das festas de São João

A tradicional Feira do Milho que acontece em Ceará-Mirim já está montada na lateral do mercado central no centro da cidade. A feira sempre movimenta um grande público com a comercialização de milho verde e produtos da agricultura familiar.

De acordo com informações divulgadas, os comerciantes estarão instalados na área da lateral do mercado. O acesso ao público é bastante tranquilo, são várias barracas com vendedores diversos.

Blog 30zero7



CHEGA PARA A POLÍCIA CIENTÍFICA DO RIO GRANDE DO NORTE APARELHO DE MICROCOMPARAÇÃO BALÍSTICA DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES

Polícia Científica do RN recebe equipamento de R$ 2,1 milhões para reforçar perícias balísticas

A Polícia Científica do Rio Grande do Norte passou a contar com um novo equipamento de alta tecnologia para fortalecer as atividades do Setor de Balística Forense. Trata-se do Vision X, microcomparador balístico fabricado pela empresa Projectina e adquirido por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O investimento foi de aproximadamente R$ 2,1 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A aquisição integra o processo de modernização da estrutura técnico-científica da instituição e amplia a capacidade de produção de provas periciais no estado.

Equipamento amplia precisão das análises

O microcomparador balístico é utilizado na análise comparativa de elementos de munição, permitindo que peritos examinem, de forma detalhada, as marcas deixadas por armas de fogo em projéteis e estojos.

A partir desses exames, os especialistas podem identificar características compatíveis entre os materiais analisados e contribuir tecnicamente para a elucidação de crimes e o avanço das investigações policiais.

Tecnologia fortalece a perícia criminal

Segundo a Polícia Científica, o Vision X oferece recursos avançados de visualização e comparação, proporcionando maior precisão e segurança durante os procedimentos periciais.

Além disso, o equipamento permite análises mais detalhadas das evidências balísticas, ampliando a confiabilidade dos laudos produzidos pelo setor.

Modernização da estrutura pericial

A chegada do novo equipamento faz parte dos investimentos realizados para modernizar a estrutura da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

De acordo com a instituição, a incorporação de novas tecnologias busca aprimorar a qualidade dos exames periciais, aumentar a eficiência dos serviços prestados e fortalecer a atuação da ciência forense no estado.

A Polícia Científica é responsável pela realização de exames técnico-científicos que auxiliam investigações policiais e processos judiciais, produzindo provas periciais de forma imparcial, fundamentada e baseada em critérios científicos.

Fonte: Portal 98 FM



ABC/RN VENCE O ALTOS/PI POR 1x0 E AGUARDA O JOGO DA VOLTA PARA SACRAMENTAR A PASSAGEM PARA TERCEIRA FASE DA SÉRIE D

ABC vence o Altos com gol no fim e larga em vantagem no mata-mata da Série D

Brunão marca aos 45 minutos do segundo tempo, garante vitória por 1 a 0 em Teresina e deixa o Alvinegro a um empate da terceira fase

O ABC deu um passo importante rumo à terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (21), o Alvinegro venceu o Altos por 1 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), pelo jogo de ida da segunda fase da competição nacional.

Depois de um confronto equilibrado e de poucas oportunidades claras, o Mais Querido encontrou o gol da vitória nos minutos finais. Aos 45 do segundo tempo, Bruno Leite recebeu na entrada da área e serviu Brunão, que girou sobre a marcação e finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Allan Thiago, sem chances de defesa.

O resultado coloca o ABC em vantagem na disputa por uma vaga na terceira fase. No confronto de volta, marcado para o próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal, o time comandado por Waguinho Dias joga pelo empate para seguir vivo na luta pelo acesso à Série C de 2027.

Próximo compromisso

O confronto de volta entre ABC e Altos será disputado no próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal. O vencedor do duelo garante vaga na terceira fase da Série D e segue na caminhada em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Portal 98 FM



JOGADOR NEYMAR JR JÁ TREINA ENTRE OS COMPANHEIROS E ESTÁ PRATICAMENTE CONFIRMADO PARA JOGO CONTRA A ESCÓCIA

Neymar treina integralmente com a Seleção pela primeira vez

A seleção brasileira deu mais um passo nos preparativos para o duelo contra a Escócia, na próxima quarta-feira (24), pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo. O treino realizado na manhã deste domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey, teve duas notícias de peso: a confirmação da lesão de Raphinha e a presença de Neymar em atividade integral pela primeira vez. (Vídeo no final da matéria).

O atacante Raphinha teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, sofrida na partida contra o Haiti, e está fora do jogo contra os escoceses. A má notícia, porém, foi compensada pela evolução de Neymar.

Neymar treina integralmente

Pela primeira vez desde que se lesionou, há cerca de um mês, Neymar participou do treino completo com o restante do elenco. Até então, o camisa 10 havia feito apenas parte do aquecimento ou atividades com bola separado do grupo. Durante o período em que a imprensa teve acesso à atividade, ele trabalhou normalmente.

A tendência, conforme revelado pelo técnico Carlo Ancelotti, é que Neymar esteja à disposição na partida de quarta-feira, às 19h (horário de Brasília). O atacante não entra em campo há mais de um mês.

Fonte: Gazeta Brasil



JOGARDOR SURFISTA: MATHEUS CUNHA EXPLICA SUA LIGAÇÃO COM O SURF DE BAÍA FORMOSA/RN

Por que Matheus Cunha comemora gols 'surfando'? Entenda ligação do atacante com o RN

Matheus Cunha foi o nome da vitória do Brasil sobre o Haiti na Copa do Mundo ao marcar dois gols e um detalhe já começa a chamar atenção no torneio: a comemoração imitando um surfista. O gesto não é aleatório e carrega uma ligação do atacante paraibano com o Rio Grande do Norte.

A relação do jogador com RN passa por Baía Formosa, cidade do litoral Sul potiguar que Matheus escolheu como refúgio, e onde aprendeu a surfar. Essa conexão começou há cerca de quatro anos e foi além de um passeio de férias.

Conhecida internacionalmente por ser a terra do campeão olímpico e mundial de surfe Ítalo Ferreira, BF também se tornou a casa de Cunha. O atacante do Manchester United fez amigos, se aproximou da comunidade, recebeu o título de cidadão formosense e costuma dizer em entrevistas que se considera "um nativo" da cidade.

"Quando eu vou para o Brasil, vou para uma pequena cidade perto da minha e eles começaram a me ensinar como surfar", contou o atacante em entrevista na Inglaterra ao explicar a comemoração curiosa.

Um dos espaços que acompanharam de perto essa fase inicial foi o Baía Formosa Surfe Club, que relembrou a passagem do atacante em uma publicação nas redes sociais. "É uma alegria enorme ver o talento de Matheus Cunha brilhando com a camisa da Seleção Brasileira", diz o perfil.

Cidade abraçou o atacante

O carinho foi recíproco. A cidade de 8,8 mil habitantes acolheu Matheus Cunha. Em dezembro de 2024, ele recebeu o título de cidadão formosense.

Para a Copa do Mundo 2026, o atacante prometeu colocar um telão na praça de eventos para que a população acompanhasse os jogos da seleção.

"E ele cumpriu a palavra e nos deu a responsabilidade de fazer [o evento acontecer]. A gente é o braço dele aqui em Baía Formosa, os olhos dele aqui", afirmou Clayver Dornelas, amigo do jogador.

As fotos de Matheus surfando nas praias de Baía Formosa se tornaram frequentes. Entre os amigos que fez na cidade está o filmmaker Bruno Lima, que ainda se surpreende ao ver um amigo vestindo a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

"Às vezes a ficha não cai. Eu fico em casa, vou na conversa dele no WhatsApp e penso: 'Eu tenho um amigo que vai para a Copa do Mundo'. Fico passando para ver se é verdade mesmo", conta.

Na loja de roupas de Athirson Guedes, outro amigo do jogador, uma camisa autografada por Matheus ocupa lugar de destaque. Ele conta que mais de 200 camisas com o nome do atacante foram vendidas para a Copa.

"Aqui em Baía Formosa não tem Neymar, não tem Raphinha, não tem ninguém. O pessoal só quer saber do Matheus Cunha", disse.

Fonte: O Potiguar



EM PLENA COPA DO MUNDO 2026 REPÓRTER GLOBAL ENTREVISTA TORCEDORA QUE FALA AO VIVO "LULA LADRÃO" E "FORA LULA"

Torcedora chama Lula de “ladrão” e grita “Lula fora” durante ao vivo da Globo

Durante a transmissão da partida entre Alemanha e Costa do Marfim, pela segunda rodada da Copa do Mundo, uma cena inesperada interrompeu momentaneamente o clima da cobertura esportiva.

A equipe da GE TV, da Globo, entrevistava torcedores alemães que acompanhavam o jogo no Brasil quando uma mulher apareceu no enquadramento.

Sem relação com a entrevista, ela fez críticas diretas ao presidente Lula (PT), chamando-o de “ladrão” e gritando “Lula fora” durante a transmissão ao vivo.

A fala surpreendeu os apresentadores e os demais torcedores que participavam da reportagem no momento.

Fonte: Portal Grande Ponto



PROCURA-SE UM ADVOGADO: O BANQUEIRO BANDIDO DANIEL VORCARO ESTÁ NA BUSCA DE UM NOVO ADVOGADO PARA FAZER COLABORAÇÃO PREMIADA

Vorcaro procura novo advogado visando terceira proposta de delação premiada

Familiares de Daniel Vorcaro procuraram, na última semana, escritórios de advocacia em Brasília em busca de um novo advogado para assumir a defesa do empresário e dono do Banco Master.

Segundo informações da CNN, a estratégia tem como objetivo avançar nas negociações de um acordo de delação premiada. Vorcaro prepara uma terceira proposta de colaboração após duas tentativas terem sido rejeitadas pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República.

Pessoas próximas afirmam que a possibilidade de retorno à prisão levou o empresário a buscar reforço jurídico e acelerar as tratativas com as autoridades, de acordo com informações do blog da jornalista Larissa Rodrigues, da CNN Brasil.

Atualmente, a defesa é conduzida por Sérgio Leonardo, ex-presidente da OAB de Minas Gerais. Antes dele, Vorcaro já havia trocado de advogado em outras duas ocasiões.

De acordo com aliados, a nova proposta deverá incluir documentos e informações considerados mais consistentes. A expectativa é de que o material seja entregue à Polícia Federal nos próximos dias.

Nos bastidores, Vorcaro avalia que houve resistência das autoridades em relação ao conteúdo apresentado até agora. Já investigadores afirmam que qualquer eventual acordo dependerá da apresentação de informações relevantes, comprovadas e abrangentes.

Integrantes da Polícia Federal também demonstram cautela sobre a possibilidade de a nova proposta trazer elementos inéditos em relação às tentativas anteriores.

Fonte: Portal 96 FM



INVESTIGAÇÃO APONTA QUE FLÁVIO BOLSONARO TEVE OUTRAS REUNIÕES COM O BANQUEIRO BANDIDO DANIEL VORCARO EM MANSÃO DE BRASÍLIA

Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro tiveram outros encontros presenciais, aponta apuração

A relação entre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o banqueiro Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, teria incluído outros encontros presenciais além da reunião realizada em novembro de 2025, em São Paulo, para tratar do financiamento do filme Dark Horse.

Segundo informações divulgadas pela coluna de Lauro Jardim, do O GLOBO, neste sábado (20), pelo menos uma dessas reuniões ocorreu ainda no primeiro semestre do ano passado, em uma mansão alugada por Vorcaro em Brasília. O encontro teria acontecido de forma reservada, apenas entre o senador e o empresário.

O episódio amplia os questionamentos sobre a proximidade entre os dois, tema que ganhou destaque após Flávio admitir ter participado de uma reunião na residência de Vorcaro para discutir o aporte de R$ 134 milhões destinado à produção cinematográfica sobre a trajetória de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mansão recebia autoridades e políticos

De acordo com a reportagem, a residência utilizada por Vorcaro na capital federal também recebeu diversas personalidades da política e do Judiciário.

Entre os visitantes citados está o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, frequentemente criticado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e por aliados políticos.

A presença de autoridades de diferentes campos políticos no imóvel reforça o perfil de articulação atribuído ao banqueiro nos bastidores de Brasília.

Caso segue repercutindo

A relação entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro permanece no centro do debate político desde a revelação das negociações envolvendo o financiamento do filme Dark Horse.

O senador sustenta que os encontros tiveram caráter privado e que não houve qualquer irregularidade nas tratativas relacionadas ao projeto audiovisual.

Fonte: Portal 98 FM



MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA MANDA REMOVER POSTAGEM DA REDE SOCIAL X QUE LIGAVA FLÁVIO BOLSONARO A DANIEL VORCARO E A MILÍCIA CARIOCA

Mendonça manda remover posts que associam Flávio Bolsonaro a Vorcaro

TSE manda remover postagem que associa Flávio Bolsonaro a milícia

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro André Mendonça, determinou nessa sexta-feira (19.06), em decisão liminar, a remoção de uma publicação na rede social X que associa o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro ao fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro, e à milícia do Rio de Janeiro.

A ação foi movida pelo Diretório Nacional do Partido Liberal (PL) contra o usuário Ricardo Pereira, responsável pelo perfil onde teria sido publicada uma suposta “foto vazada” de um brunch atribuído a Daniel Vorcaro. A imagem viria acompanhada de legenda citando os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Rogério Marinho (PL-RN) e Flávio Bolsonaro.

Segundo o PL, a postagem apresentaria conteúdo fabricado digitalmente, sem indicação de uso de inteligência artificial, simulando um registro fotográfico real e associando, de forma negativa, articulações políticas à candidatura do pré-candidato.

Fonte: www.vgnoticias.com.br



MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA MANDA REMOVER POSTAGEM DO PARTIDO LIBERAL LIGANDO LULA AO PCC E DANIEL VORCARO

Mendonça manda remover posts que ligavam Lula a PCC e Vorcaro

Decisões foram tomadas na sexta-feira (19), em ações apresentadas pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV

O ministro André Mendonça, vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determinou a remoção de publicações nas redes sociais que associavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao PCC, ao Comando Vermelho e ao empresário Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master.

Segundo o site Poder360, as decisões foram tomadas na sexta-feira (19), em ações apresentadas pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. Mendonça atua como juiz auxiliar eleitoral e relata representações relacionadas a possíveis irregularidades na campanha presidencial.

Segundo o monitoramento das campanhas de Lula e do senador Flávio Bolsonaro, o ministro analisou 7 pedidos envolvendo retirada de conteúdos. Destes, 3 foram favoráveis ao PT e 4 ao PL. Todas as decisões ainda serão encaminhadas para avaliação do plenário do TSE.

Publicações do PL

Em uma das ações, Mendonça determinou a suspensão do impulsionamento de um vídeo publicado pelo PL. A federação alegou que o conteúdo associava Lula a supostos serviços e ações do PCC e do Comando Vermelho. Para o ministro, a legislação eleitoral não impede críticas políticas, mas veda o uso de recursos financeiros para impulsionar material destinado a depreciar adversários.

Apesar da decisão, Mendonça não acolheu um pedido amplo para impedir futuras publicações que relacionem Lula ao crime organizado. Segundo ele, a medida liminar vale apenas para o impulsionamento do vídeo analisado no processo.

O ministro também determinou a retirada de uma publicação do deputado federal Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara. O conteúdo afirmava haver indícios de que dinheiro do PCC teria financiado o PT. Para Mendonça, a publicação fazia uma acusação grave, sem apresentação de lastro mínimo, em contexto de disputa político-eleitoral antecipada.

Outra decisão envolveu uma postagem do senador Marcos do Val. O conteúdo sugeria uma relação entre Lula e Daniel Vorcaro e usava uma imagem aparentemente artificializada do presidente em um contexto de proximidade com o empresário. Ao determinar a remoção, Mendonça afirmou que não estava proibindo críticas ao governo, ao PT ou a agentes políticos, mas sim a manutenção de uma publicação específica com imagem possivelmente sintética, sem identificação clara de manipulação.

Fonte: Infomoney



METRALHADORA AMIGA: PRÉ-CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ROMEU ZEMA VOLTA A CRITICAR FLÁVIO BOLSONARO

Zema volta a criticar relação de Flávio Bolsonaro com banqueiro

O pré-candidato a presdiente pelo Partido Novo, e ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, voltou a comentar a relação de Flávio Bolsonaro com o banqueiro Daniel Vorcaro durante entrevista ao influenciador sul-mato-grossense Firmino Cortada, no podcast Cortadas do Firmino.

Durante a conversa, Zema fez críticas diretas à aproximação política e pessoal do filho de Jair Bolsonaro com o banqueiro.

"O que falei, está falado. Falo que quem se aproxima de um bandido banqueiro igual esse não merece aplauso, merece repúdio. Esse banqueiro bandido mora em Belo Horizonte, aonde ele nasceu. Eu estou em Belo Horizonte há 8 anos. Adivinha quantas vezes eu encontrei com ele? Nunca!", disse.

Fonte: O Potiguar



domingo, 21 de junho de 2026

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM/RN PROFESSORA MARGARETH PARTICIPOU DO ENCONTRO ESTADUAL DE MUNICÍPIOS DE MÉDIO E GRANDE PORTE PARA DISCUTIR AVANÇOS E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO

Em encontro de municípios de médio e grande porte, Undime reforça a importância da cooperação federativa

A Educação do RN e a UNDIME/RN realizaram o Encontro Estadual dos Municípios de Médio e Grande Porte, reunindo prefeitos(as), dirigentes municipais de educação, equipes técnicas e gestores para discutir os avanços e desafios da alfabetização das crianças potiguares.

A atividade integra as ações da Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN) e reforça o compromisso do regime de colaboração entre Estado e municípios na construção de estratégias conjuntas para fortalecer a aprendizagem e garantir o direito à alfabetização na idade certa.

A secretária de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, participou do encontro, que promoveu o compartilhamento de experiências e o alinhamento de ações voltadas à melhoria dos indicadores educacionais em todo o Rio Grande do Norte.

Por meio do Pró-Alfa RN, Estado e municípios seguem unidos para ampliar oportunidades de aprendizagem e assegurar uma educação pública de qualidade para todas as crianças potiguares.

Blog 30zero7



EMPRESÁRIO PECUARISTA E EX-SENADOR JOSÉ BEZERRA JÚINIOR É ENTREVISTADO EM PROGRAMA AGRO E SE EMOCIONA COM HOMENAGENS DE AMIGOS E FAMILIARES

Programa agro entrevista o pecuarista e ex-senador José Bezerra Júnior 'Ximbica'

O empresário, pecuarista e ex-senador José Bezerra Júnior, conhecido carinhosamente por amigos e familiares como “Ximbica”, viveu momentos de forte emoção durante sua participação no Programa Agro Sertão, exibido pela Sidy’s TV e pelo canal Agro Sertão Oficial no YouTube.

Convidado especial da edição, Ximbica relembrou sua trajetória de vida, a influência do pai, o ex-senador José Bezerra de Araújo, e sua contribuição para o fortalecimento da agropecuária potiguar. A entrevista, conduzida pelo jornalista Adeilton Silva, abordou ainda os desafios e as perspectivas do agronegócio no Rio Grande do Norte.

O ponto mais marcante do programa aconteceu durante as homenagens preparadas por familiares e amigos. Entre elas, destacou-se o depoimento do empresário Zeca Melo, superintendente do Sebrae RN, amigo de mais de sete décadas, que ressaltou a importância de José Bezerra Jr. para o desenvolvimento do setor agropecuário e para a vida pública do Estado.

A surpresa também veio com os depoimentos da esposa Silvana e dos filhos. Visivelmente emocionado diante das demonstrações de carinho e reconhecimento, Ximbica não conseguiu conter as lágrimas.

A edição especial do Agro Sertão transformou-se em uma celebração da história de um dos nomes mais respeitados da agropecuária potiguar, destacando seu legado, sua dedicação ao campo e sua contribuição para o desenvolvimento do RN.

Fonte: Agro Sertão



AMÉRICA/RN GOLEIA O FLUMINENSE/PI E ENCAMINHA CLASSIFICAÇÃO PARA TERCEIRA FASE DA SÉRIE D

América atropela o Fluminense-PI fora de casa, faz 3 a 0 e coloca um pé na próxima fase da Série D

Alvirrubro domina em Teresina, vence com gols de Alexandre Aruá, Coppetti e Cassiano e pode perder por até dois gols na Arena das Dunas para avançar de fase

O América deu um grande passo rumo a terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (20), o alvirrubro não tomou conhecimento do Fluminense-PI e venceu por 3 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, pelo jogo de ida da segunda fase da competição.

Com uma atuação segura do início ao fim, a equipe comandada por Ranielle Ribeiro construiu a vitória com gols de Alexandre Aruá, Coppetti, de pênalti, e Cassiano, que marcou poucos minutos após entrar em campo.

O resultado deixa o América em situação bastante confortável para o confronto de volta. No próximo sábado (27), às 18h, na Arena das Dunas, o Mecão poderá perder por até dois gols de diferença para confirmar a classificação para a terceira fase da Série D.

América controla o jogo e constrói vantagem

Mesmo atuando fora de casa, o América mostrou personalidade desde os primeiros minutos. Com maior posse de bola e controle das ações ofensivas, o time potiguar neutralizou as investidas do Fluminense-PI e levou perigo principalmente pelas laterais.

A superioridade foi transformada em vantagem no placar ainda durante a partida com o gol de Alexandre Aruá, que abriu o caminho para a vitória americana.

Na segunda etapa, Ranielle Ribeiro mexeu na equipe e viu as alterações aumentarem ainda mais o volume ofensivo.

Coppetti marca na volta ao time

Poupado nas últimas rodadas da primeira fase e novamente entre os titulares no mata-mata, o volante Coppetti confirmou sua importância para a equipe.

Aos 32 minutos do segundo tempo, Evandro sofreu pênalti após boa jogada pela esquerda. O camisa 30 assumiu a cobrança e deslocou o goleiro para ampliar a vantagem do América.

O gol coroou o retorno do volante, um dos jogadores mais experientes do elenco e bicampeão do acesso à Série C por outras equipes.

Cassiano fecha a goleada

O América seguiu pressionando mesmo com a vantagem construída.

Aos 40 minutos, novamente Evandro apareceu bem pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para trás. Cassiano, que havia entrado durante a etapa final, finalizou de primeira para marcar o terceiro gol e transformar a vitória em goleada.

As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (27), às 18h, na Arena das Dunas, em Natal. O América pode perder por até dois gols de diferença para garantir a classificação a terceira fase da Série D.

Fonte: Portal 98 FM



NA TRADICIONAL FEIRA LIVRE DE CAICÓ/RN CADU DE LULA É RECEBIDO COM ENTUSIASMO PELA POPULAÇÃO

Cadu de Lula recebe carinho do povo seridoense em caminhada na Feira de Caicó

Em um clima de celebração após a vitória da Seleção Brasileira, o pré-candidato ao Governo do RN, Cadu de Lula, percorreu os corredores da tradicional feira livre e do mercado de Caicó, na manhã deste sábado (20). Acompanhado por lideranças como a vereadora Ana Aline e o vereador Arthur Maynard, Cadu sentiu de perto o carinho da população seridoense, sendo recebido com entusiasmo. 

Acompanhado de Rafael Motta, pré-candidato ao Senado, e de Alexandre Lima, pré-candidato a deputado federal, Cadu destacou a importância de valorizar a cultura e a economia local, saboreando as riquezas da região. "Viemos à feira de Caicó e tivemos uma recepção maravilhosa, por isso eu não posso deixar de agradecer ao povo de Caicó, do Seridó, por esse momento que acolhe a mim e ao Time de Lula", afirmou o pré-candidato, que aproveitou para prestigiar os produtores locais de itens típicos da região, como o queijo coalho e a manteiga de garrafa.

A caminhada também foi um momento de diálogo com a agricultura familiar, setor essencial para o desenvolvimento regional. A vereadora Ana Aline reforçou que o povo de Caicó reconhece o que o projeto liderado por Lula tem feito pelo Rio Grande do Norte, destacando que a presença de Cadu na feira simboliza o fortalecimento das políticas públicas que chegam diretamente à mesa do trabalhador.

Blog 30zero7



NÚMEROS DA PESQUISA SETA MOSTRAM SUBIDA DE SAMANDA ALVES PARA O SENADO FEDERAL

Samanda aumenta protagonismo, dispara pro Senado e assume 3º lugar na disputa

A nova rodada da pesquisa Seta, divulgada neste sábado (20), aponta a vereadora de Natal, Samanda, como o principal destaque de crescimento na corrida para o Senado Federal. O levantamento confirma que a pré-candidata saltou dos cerca de 5% registrados em maio para os atuais 12% das intenções de voto, superando nomes nomes como Rafael Motta e o Coronel Hélio.

O salto nas intenções de voto expõe o peso político de Samanda, que tem o carimbo da governadora Fátima e do time de Lula no RN. Samanda é uma das vereadoras mais atuantes do PT na Câmara de Natal e tem histórico de votação expressiva quando candidata a deputada federal.

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Blog 30zero7



JUCURUTU/RN RECEBE CADU DE LULA E O PREFEITO COM DEMAIS LIDERANÇAS HIPOTECAM APOIO AO PRÉ-CANDIDATO DO PT

Cadu de Lula fortalece laços com Iogo Queiroz em Jucurutu

Em um encontro marcado por muito entusiasmo na cidade de Jucurutu, o pré-candidato ao governo do estado, Cadu de Lula, foi recebido pelo prefeito Iogo Queiroz e por lideranças da região. Durante a reunião, Cadu relembrou demandas históricas da população local, como a construção do anel viário para retirar o tráfego pesado do centro da cidade, e celebrou o impacto positivo do Proedi nas indústrias de laticínios, panificação e confecções que geram emprego e renda no município.

O pré-candidato destacou que os avanços do Rio Grande do Norte são visíveis em todas as áreas, e disse que o futuro do estado deve ser projetado com base em resultados concretos e na superação do passado de dificuldades, desafiando adversários para um debate qualificado sobre projetos de desenvolvimento que realmente alcancem o povo.

Ao definir a essência de sua missão política, Cadu foi enfático sobre a prioridade de combater a pobreza: "não interessa projeto de desenvolvimento se não houver inclusão social, se a gente não reduzir as desigualdades sociais”.

O prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz, expressou seu apoio ao projeto liderado por Cadu. "Aqui em Jucurutu, nós vamos fazer um trabalho como se fosse a minha campanha. Nós vamos andar de porta em porta, de casa em casa, justificando o motivo de a gente confiar em Cadu para ser o próximo governador do RN", destacou Iogo.

Blog 30zero7



DECISÃO JUDICIAL CONDENA O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE A PAGAR INDENIZAÇÃO POR APREENSÃO IRREGULAR E LEILÃO DE MOTOCICLETA

Justiça condena RN a indenizar motociclista em R$ 20 mil por apreensão e leilão irregular de moto

O juiz Diego Dantas declarou a nulidade administrativa do leilão e condenou o ente estatal ao pagamento de indenização no valor de R$ 17.008,00 por danos materiais, e R$ 3 mil, por danos morais a proprietária do veículo

O Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Extremoz condenou o Estado do Rio Grande do Norte a idenizar uma motociclista após o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) apreender e leiloar indevidamente sua moto. O juiz Diego Dantas declarou a nulidade administrativa do leilão e condenou o ente estatal ao pagamento de indenização no valor de R$ 17.008,00 por danos materiais, e R$ 3 mil, por danos morais a proprietária do veículo.

Segundo narrado, em 6 de agosto de 2022, a consumidora adquiriu uma motocicleta Honda, zero quilômetro, cor vermelha perolizada. A aquisição foi formalizada por meio de contrato de financiamento com alienação fiduciária, sendo o veículo entregue à cliente em 22 de agosto daquele mesmo ano. O bem, desde então, integrou o patrimônio da autora e passou a ser utilizado como meio de transporte e instrumento de trabalho, sendo conduzido por seu irmão para fins laborais, contribuindo diretamente para a subsistência familiar.

Contudo, afirma que em fevereiro de 2025, a motocicleta foi apreendida por agentes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, no bairro Nova Natal, em Natal, sob a alegação de que o licenciamento se encontrava em atraso. Sustenta, com isso, que a apreensão ocorreu de forma irregular, visto que não foi lavrado auto de infração, tampouco entregue qualquer documento ao condutor. Relata ainda que não houve termo de apreensão ou recibo, que nenhuma informação foi prestada acerca do pátio de destino, prazo ou procedimento para liberação do veículo, e que a autora jamais recebeu comunicação formal da apreensão.

Em razão da ausência de formalização do ato administrativo, a motociclista não teve ciência da apreensão, tampouco houve início válido de procedimento administrativo. Dessa forma, o Detran/RN incluiu o veículo em leilão, promovendo sua alienação e transferência de propriedade a terceiro. Sustenta que tomou conhecimento do leilão somente em junho de 2025, ao receber um e-mail informando que a transferência da propriedade do veículo havia sido realizada com sucesso, momento em que constatou a perda definitiva do bem.

Por fim, narra que o financiamento permaneceu ativo, encontrando-se com débito total atualizado junto ao banco no valor de R$ 5.603,39, acrescido de 27 parcelas vincendas de R$ 510,18 cada. Alega também que tem sofrido cobranças reiteradas, sem qualquer abatimento, quitação ou prestação de contas acerca do valor obtido no leilão. Nesse sentido, requereu a indenização por danos materiais e morais e a restituição das parcelas pagas pelo financiamento após a apreensão.

Em sua contestação, o Estado do RN alega que o auto de infração foi emitido e que o edital de leilão foi devidamente publicado no Diário Oficial. No entanto, argumentou que houve a suspensão dos serviços de empresa de Correios, razão pela qual a Administração optou diretamente pela notificação via edital.

Bem leiloado indevidamente

De acordo com o magistrado, o Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução CONTRAN n° 623/2016 exigem a tentativa de notificação pessoal ou por via postal com aviso de recebimento. “A mera suspensão temporária dos serviços postais não autoriza o ente público a atropelar as garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, devendo aguardar a normalização do serviço ou utilizar outros meios eficazes de comunicação pessoal”, esclareceu.

O juiz evidenciou, com isso, que a responsabilidade civil do Estado, neste caso, é objetiva segundo a Constituição Federal. Conforme o entendimento, a falha no dever de notificar pessoalmente a proprietária causou danos diretos: a perda definitiva da propriedade de um veículo que estava sendo pago e utilizado para o trabalho. “O dano material é evidente e deve corresponder ao valor do veículo pela Tabela FIPE à época da apreensão (R$ 17.008,00), deduzidos eventuais débitos de IPVA e licenciamento anteriores à apreensão, que eram de responsabilidade da autora”, afirmou.

Quanto ao pedido de restituição das parcelas pagas ao banco após a apreensão, o juiz não acolheu, e esclareceu que a indenização pelo valor total do bem recompõe integralmente o patrimônio da autora, além de que a devolução das parcelas geraria um ganho ilícito, pois estas representam o custo de aquisição do próprio bem que está sendo indenizado. E no que diz respeito aos danos morais, evidenciou que o descaso administrativo e a angústia de perder o instrumento de subsistência familiar, somados à manutenção de cobranças de um bem leiloado indevidamente, configura lesão aos direitos da personalidade.

Fonte: Novo Notícias



IMAGENS DA NATUREZA SELVAGEM: APÓS GRANDE ESFORÇO ÁGUIA CONSEGUE SAIR DA ÁGUA E VOAR COM PEIXE DE GRANDE PORTE

A luta pela vida

Uma cena impressionante da vida selvagem chamou a atenção nas redes sociais ao mostrar uma águia tentando levantar voo após capturar um grande peixe pargo.

As imagens mostram a águia ainda na superfície da água, batendo as asas e tentando ganhar impulso para decolar com o peixe, que aparenta ser mais pesado do que ela própria.

O esforço da ave evidencia a dificuldade de transportar uma presa de grandes proporções. Em determinado momento, a águia utiliza a força das asas para se deslocar sobre a água enquanto tenta vencer o peso adicional imposto pelo peixe recém-capturado.

Blog 30zero7



EX-PRESIDENTE DA CBF MARCO POLO DEL NERO NAMORA INFLUENCER 53 ANOS MAIS NOVA: "ME APAIXONEI PELA SUA INTELIGÊNCIA" DIZ CLARA BRASIL

Modelo diz que se apaixonou “por inteligência” de ex-presidente da CBF

A modelo e influenciadora digital Clara Brasil, de 32 anos, comentou sobre o seu relacionamento com o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo del Nero. Segundo ela, a inteligência do homem de 85 anos foi o que a fez se apaixonar por ele.

“Me apaixonei pela sua inteligência ímpar, sua sabedoria, sua gentileza e a forma respeitosa como sempre me tratou. Nunca conheci alguém com uma mente tão brilhante e com uma visão tão ampla da vida”, escreveu Clara em seu Instagram.

Ela completou: “Sua capacidade intelectual e a forma como conduz a vida e faz tudo com maestria foi o que realmente me conquistou”.

Na mesma publicação, Clara aproveitou para compartilhar um post que dizia: “Modelo 53 anos mais nova se declara ao ex-presidente da CBF e revela: ‘Me apaixonei pelo sorriso dele, nem sabia que era rico’”. Ela garantiu nunca ter dito esta frase sobre o amado.

Relacionamento desde 2019

A diferença de 53 anos entre Clara Brasil e Marco Polo Del Nero costuma repercutir nas redes sociais, mas a influenciadora já disse que não se deixa afetar pelas críticas.

O relacionamento começou em 2019, mas o casal só passou a aparecer junto em eventos e publicações em 2021. Desde então, os dois exibem viagens, momentos da rotina e declarações de carinho nas redes.

Com mais de 430 mil seguidores, Clara produz conteúdo voltado para moda, lifestyle, viagens e bastidores da vida pessoal, compartilhando parte do dia a dia com os fãs.

Antes de ganhar espaço como influenciadora, atuou como apresentadora de TV e integrou o Carnaval carioca, desfilando por escolas como Viradouro e Paraíso do Tuiuti. Ela também tem passagem pelo Zorra Total.

Fonte: Portal Metrópoles



'BANCO DOS MEU SONHOS': BRB E MAIS OUTRAS INSTITUIÇÕES SÃO ACUSADOS DE FRAUDAR FOLHA DE PAGAMENTO DO DISTRITO FEDERAL

PicPay e BRB são alvos de ação contra suposta fraude em folha do DF

Contratos podem ter gerado descontos irregulares em salários

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou, nesta sexta-feira (19), operação para aprofundar as investigações de um suposto esquema de fraudes na folha de pagamento de servidores públicos do Distrito Federal.

A suspeita é de que contratos antigos de crédito consignado geraram descontos irregulares nos salários dos empregados públicos distritais, beneficiando empresas particulares, associações e servidores públicos.

Entre os alvos dos 50 mandados judiciais de busca e apreensão que estão sendo cumpridos em Brasília (DF), Curitiba (PR) e São Paulo (SP), estão o banco digital PicPay e seu presidente-executivo, Eduardo Chedid Simões, além do Banco de Brasília (BRB), instituição financeira estatal cujo maior acionista é o Governo do Distrito Federal (GDF).  

Também são alvos dos mandados expedidos pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a Secretaria de Economia do Distrito Federal, associações de servidores e pessoas físicas, incluindo o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa e o Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF). 

Investigado no âmbito da Operação Compliance Zero - que apura supostos crimes cometidos por executivos do Banco Master contra o Sistema Financeiro Nacional, com a colaboração de políticos e agentes públicos – Costa está preso desde abril deste ano.

Em nota, a Secretaria de Economia do Distrito Federal e Territórios informou que promotores e policiais civis apreenderam equipamentos de trabalho usados por servidores da pasta. De acordo com a secretaria, os acordos para concessão de empréstimos consignados sob suspeita foram todos firmados em gestões anteriores.

“A secretaria esclarece que a investigação tem como objeto a conduta de agentes públicos, e não a atuação institucional da pasta”, acrescentou o órgão distrital ao garantir estar colaborando com as investigações, prestando todo o apoio necessário ao cumprimento das diligências e à coleta dos materiais solicitados pelo MPDFT e pela Justiça.

PicPay

O PicPay respondeu que não há nenhuma irregularidade em suas operações e rejeitou as alegações de que promoveria cobranças indevidas nos créditos consignados contratados pelos servidores públicos do Distrito Federal.

“O valor antecipado era disponibilizado no próprio cartão do cliente, depois de feita a solicitação por ele [servidor] mesmo, no aplicativo, sem intermediários ou associações e sem cobrança nessa modalidade”, garantiu o banco, assegurando que seus produtos atendem às normas vigentes e são submetidos a rigorosos mecanismos de controle e supervisão.

A empresa também assegurou que seguirá colaborando com as autoridades e que confia que a regularidade de sua atuação será confirmada.

BRB 

Em nota, o BRB informou que o alvo das investigações do MPDFT não é o banco, mas sim a BRB Serviços, “empresa que integra o conglomerado, mas que possui atribuições e CNPJ” próprios e cuja atuação “está relacionada à gestão de plataforma tecnológica destinada exclusivamente à operacionalização de descontos em folha”.

O banco também garante não ter contratos com a PicPay "no contexto da operação realizada na manhã de hoje (19)". E assegura que, no que diz respeito à folha de pagamento dos servidores públicos distritais, sua atuação está restrita à operacionalização dos descontos.

“A instituição não tem nenhuma responsabilidade direta pela concessão dos empréstimos de terceiros, não participa da contratação das operações, nem é responsável pela definição ou execução dos descontos realizados”, informou o banco, garantindo estar colaborando com as autoridades responsáveis por esclarecer os fatos.

O Banco também diz que "não exerce ingerência sobre a contratação, as condições financeiras e o relacionamento entre servidor e a PicPay, a instituição de pagamento responsável pela oferta dos serviços".

Iprev-DF

O Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev-DF) também se pronunciou por meio de nota. Garantiu que, embora policiais civis e promotores do MP tenham recolhido material probatório em suas dependências, não é alvo da operação.

“A atuação das autoridades nas dependências do instituto teve como finalidade o acesso e a extração de relatórios e informações constantes do sistema de folha de pagamento relacionados às consignações”, informou o instituto, acrescentando que, até onde sabe, nenhum de seus empregados está sendo investigado ou foi alvo da operação desta manhã.

Outros citados

A Agência Brasil não conseguiu contato com Eduardo Chedid Simões ou com seus advogados.

Já a defesa do ex-presidente do banco público, Paulo Henrique Costa, disse que ainda não teve acesso aos autos e que se manifestará após tomar conhecimento das novas suspeitas que pesam contra seu cliente.

Fonte: Agência Brasil