quarta-feira, 24 de junho de 2026

FURTO NA ÁREA CENTRAL DE CEARÁ-MIRIM/RN TEM AÇÃO RÁPIDA DA GUARDA MUNICIPAL E MELIANTE É LEVADO PARA 22ª DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL


Guarda Municipal atua em ocorrência de furto na área comercial da cidade

Na manhã desta segunda-feira (22), a Guarda Municipal de Ceará-Mirim foi acionada pela Central de Operações 153 para atender uma ocorrência na área comercial da cidade.

Ao chegar ao local, a equipe constatou a veracidade dos fatos, onde um adolescente havia sido detido por funcionários de um estabelecimento comercial após ser flagrado praticando furto. Diante da situação, os agentes realizaram os procedimentos necessários e acionaram o Conselho Tutelar para acompanhamento da ocorrência.

Posteriormente, o adolescente foi conduzido à 22ª Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim, onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

A Guarda Municipal de Ceará-Mirim segue atuando com responsabilidade, prontidão e compromisso com a segurança da população, contribuindo para a preservação da ordem pública e proteção do patrimônio.

Guarda Municipal de Ceará-Mirim 

Disciplina, Responsabilidade e Respeito.

Blog 30zero7



PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM/RN MONTA MAIS UMA VEZ A 'ARENA COPA 2026' PARA JOGO BRASIL x ESCÓCIA NESTA QUARTA-FEIRA (24)

A torcida de Ceará-Mirim tem novo encontro marcado

Nesta quarta-feira, 24, a Arena Copa 2026 abre as portas para mais uma noite de emoção, alegria e muita vibração pelo Brasil! Reúna os amigos, vista a camisa da Seleção e venha acompanhar o confronto entre Brasil x Escócia em um ambiente preparado para toda a família.

🎶 E a festa não para por aí: teremos muita animação e aquela energia contagiante que só a torcida brasileira tem!

📅 24 de junho (quarta-feira)

⏰ Das 17h30 às 22h

📍 Avenida Principal (próximo ao SAAE)

💚💛 Ceará-Mirim veste verde e amarelo. Venha torcer, cantar e fazer parte dessa festa!

Blog 30zero7



RANKING DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL E FISCAL: CEARÁ-MIRIM/RN COM NOTA B COM ÍNDICE DE 88,60%

Ceará-Mirim tem Nota B do Tesouro Nacional em qualidade das informações fiscais

Ceará-Mirim alcançou reconhecimento nacional na área da gestão pública. O município recebeu Nota B no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ceará-Mirim alcançou 172,70 pontos, correspondendo a um índice de 88,60% de acertos. O desempenho evidencia o compromisso da gestão municipal com a responsabilidade fiscal e a excelência na prestação de contas.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional avalia a consistência e a confiabilidade das informações enviadas pelos municípios ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A análise verifica a conformidade entre documentos como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anual (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC), atribuindo notas de A a E aos entes públicos.

Blog 30zero7



VICE-GOVERNADOR E PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL WALTER ALVES DIZ QUE PT/RN TRABALHA PARA ENFRAQUECER SUA CANDIDATURA

Walter acusa PT de trabalhar contra sua candidatura: ‘Tentaram me aniquiliar’

Vice-governador afirma que petistas atuam para desmontar nominata do MDB e justifica desistência do Governo do Estado pela crise fiscal

O vice-governador do Rio Grande do Norte e presidente estadual do MDB, Walter Alves, afirmou nesta segunda-feira 22 que o PT trabalha para enfraquecer sua pré-candidatura a deputado estadual e desmontar a chapa proporcional do MDB para as eleições de 2026. Em entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM, Walter disse que os ex-aliados tentam retirar apoios e votos de sua base política e declarou que houve uma tentativa de “aniquilá-lo” politicamente após sua decisão de não assumir o Governo do Estado.

Questionado pelo apresentador Bruno Giovanni sobre informações de bastidores de que o PT estaria atuando para reduzir sua força eleitoral no interior, Walter respondeu sem hesitar. “Procede. Trabalha. É o trabalho do não voto, de quebrar nominata. Mas guerra é guerra, meu amigo. Eu estou pronto para a guerra”, afirmou.

Segundo ele, a estratégia seria enfraquecer o MDB justamente no momento em que o partido tenta consolidar uma nominata competitiva para a Assembleia Legislativa. Walter argumentou que a legenda chega fortalecida à disputa e destacou a influência política construída ao longo dos últimos anos. “Não é todo mundo que tem 40 prefeitos”, declarou.

O vice-governador afirmou ainda que não pretende abandonar a vida pública após ter desistido de assumir o Governo do Estado e de disputar a sucessão estadual. “Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, disse.

A declaração foi feita ao explicar sua decisão de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa após abrir mão de assumir o Executivo estadual e de ser candidato ao Governo do Estado em caso de renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado. O rompimento de Walter, que migrou para a oposição, acabou forçando a petista a permanecer no cargo.

Walter afirmou que seu projeto original era governar o Estado, mas que estudos financeiros realizados por técnicos, ex-secretários, pelo MDB nacional e pelo Tesouro Nacional mostraram um cenário que considerou inviável. “Eu fui pego de supetão, porque o meu desejo era ser candidato a governador. Infelizmente, por todos os motivos que nós relatamos, não foi possível.”

Críticas à situação financeira

Ao longo da entrevista, Walter voltou a justificar a decisão de não assumir o governo em abril de 2026. Segundo ele, os levantamentos realizados antes da decisão apontavam uma situação fiscal muito mais grave do que a conhecida pela opinião pública. “Infelizmente, estão se concretizando os estudos que nós fizemos”, afirmou.

O vice-governador citou números atribuídos ao Tesouro Nacional para sustentar sua avaliação. “Em janeiro, foi publicada matéria em jornais nacionais dizendo que o Rio Grande do Norte fechou o ano de 2025 para 2026 com R$ 3 bilhões negativos.”

Walter também mencionou a dívida relacionada aos empréstimos consignados dos servidores estaduais. “O Estado tem uma dívida de R$ 362 milhões.”

Na avaliação dele, a situação se agravaria ainda mais diante da necessidade de cumprir reajustes salariais previstos em lei. Segundo Walter, se tivesse assumido o Executivo naquele contexto, enfrentaria imediatamente uma crise com o funcionalismo. “Certamente, teria uma greve.”

Ele afirmou que não estava disposto a assumir uma administração que, segundo sua análise, teria poucas condições de recuperação em apenas seis meses. “É uma bomba fiscal que iam jogar no meu colo. Eu teria o quê? Seis meses para desmontar essa bomba. Como? Nem um super-homem. Impossível. Eu tive que protelar esse sonho.”

Walter, que é filho do ex-governador Garibaldi Alves Filho, disse que tomou a decisão por responsabilidade política e para preservar sua trajetória pública. Em um dos momentos mais duros da entrevista, afirmou que corria o risco de ser lembrado negativamente caso aceitasse assumir o comando do Estado. “O cidadão ia dizer o seguinte: ‘Seu pai foi um grande governador e você foi um dos piores’.”

O vice-governador também rebateu a versão de que as contas estaduais estariam equilibradas. “Diziam que a folha estava em dia. Onde está tudo em dia, se não pagou nem o aumento”, afirmou Walter.

Ele citou ainda os contingenciamentos promovidos pelo governo e afirmou que as receitas estaduais crescem sem que isso se traduza em capacidade de investimento, devido às restrições orçamentárias. “A arrecadação do Estado está subindo. O ICMS está bombando. Agora, os investimentos com recursos próprios estão lá embaixo.”

Apesar das críticas, Walter evitou atribuir responsabilidades pessoais à governadora Fátima Bezerra quando questionado diretamente sobre a condução administrativa. Ao mesmo tempo, porém, insistiu que o próximo governo precisará promover uma profunda reorganização das contas públicas. “O próximo governador vai ter que fazer um choque de gestão. Não é blá-blá-blá, não. Vai ter que fazer um choque para valer.”

Outro ponto explorado durante a entrevista foi sua relação com a gestão estadual. Walter procurou se desvincular das decisões administrativas tomadas nos últimos anos e afirmou que teve pouca participação efetiva no governo. “O MDB foi muito importante para a eleição. O que coube ao MDB foi atrair recursos. Eu não participava da equipe econômica. Eu não participava de comitê gestor”, enfatizou.

Walter afirmou que tinha conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo Estado, mas não possuía acesso detalhado aos números. “A gente sabia da dificuldade, obviamente. Mas desmiuçar, conhecer com detalhe, não.”

Eleições de 2026

Na parte final da entrevista, Walter falou longamente sobre o cenário eleitoral de 2026 e demonstrou confiança na capacidade do MDB de ampliar sua representação política.

Ele citou nomes que compõem a nominata da legenda para deputado estadual, como o ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e o ex-deputado federal Antônio Jácome, e afirmou que a expectativa é eleger dois parlamentares diretamente e disputar uma terceira vaga pelas sobras. “É uma nominata forte.”

Apesar de ser tratado nos bastidores como favorito à eleição, Walter rejeitou qualquer clima de vitória antecipada. “Não tem ninguém eleito. A eleição é dia 4 de outubro.” Também evitou falar sobre a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa na próxima legislatura. “Não tem ninguém eleito”, resumiu.

Sobre a disputa pelo Governo do Estado, o dirigente emedebista afirmou enxergar um cenário amplamente favorável à eleição do ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), pré-candidato apoiado pelo MDB. “Eu sinto uma espontaneidade do povo para a eleição do pré-candidato Allyson Bezerra. Ele caiu na graça do povo.”

Walter também elogiou a escolha do deputado Hermano Morais, indicado pelo MDB, para compor a chapa como candidato a vice-governador. “Vai juntar a jovialidade de Allyson com a experiência de Hermano”, disse o atual vice-governador. “Hoje, baseado nas pesquisas e nas pesquisas internas do MDB, é uma eleição de primeiro turno.”

Questionado sobre a disputa para o Senado, o vice-governador reafirmou o compromisso do MDB com a candidatura da senadora Zenaide Maia (PSD) à reeleição. Sobre o segundo voto para senador, porém, deixou em aberto a estratégia do grupo político. “Pode ter surpresas aí”, finalizou.

Fonte: AgoraRN



POLÍCIA CIVIL E MINISTÉRIO PÚBLICO DO RN DIVULGAM IMAGENS DA 'OPERAÇÃO EMIRADOS' QUE PRENDEU EMPRESÁRIO REPONSÁVEL POR ESQUEMA DE LAVAGEM DE DINHEIRO

Polícia divulga imagens da operação que prendeu empresário investigado por esquema milionário de lavagem de dinheiro

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, nesta terça-feira (23), imagens da Operação Emirados, deflagrada em conjunto com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para desarticular um suposto esquema de lavagem de dinheiro, ocultação patrimonial, blindagem de bens e fraudes fiscais na Grande Natal.

O principal alvo da investigação é o empresário Marcello Brunno Moreno, ligado à Rede de Postos Expresso e à Expresso Distribuidora. Segundo os investigadores, o esquema teria movimentado cerca de R$ 72 milhões e envolvido práticas de sonegação fiscal.

A operação cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, resultou na prisão do principal investigado e determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 75 milhões em bens. As diligências ocorreram nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Senador Georgino Avelino.

Fonte: Portal 96 FM



REPASSE AUTOMÁTICO DE INSS IPVA FUNDEB: ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE DERRUBA MAIS UM VETO DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA

Veto de Fátima é derrubado e ALRN garante repasse automático de ICMS, IPVA e Fundeb direto às prefeituras do RN

A Assembleia Legislativa do RN (ALRN) promulgou uma lei que altera as regras de repasse de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios.

A norma garante o repasse automático das parcelas devidas às prefeituras e veda a retenção desses valores em contas do Estado ou de órgãos da administração.

O ICMS, correspondente a 25% da arrecadação, deverá ser transferido até o segundo dia útil da semana. O IPVA, com 50% destinado aos municípios, será repassado diariamente. Já o Fundeb, com 20% da arrecadação, terá crédito até o segundo dia útil semanal.

A lei também estabelece prazo de 90 dias para adequação dos sistemas do Executivo.

A promulgação ocorreu após a derrubada do veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao projeto aprovado pelos deputados.

Fonte: Blog do BG



SAMANDA DE FÁTIMA: GOVERNADORA DIZ QUE SAMANDA ALVES A REPRESENTA NA ELEIÇÃO 2026 PARA O SENADO FEDERAL

Fátima afirma que Samanda a representa na chapa ao Senado após ser impedida de disputar a eleição

Ao apresentar a vereadora Samanda Alves como pré-candidata ao Senado Federal, a governadora Fátima Bezerra transformou um recado político em demonstração de resistência. No vídeo divulgado nas redes sociais, Fátima relembra que “tentaram de tudo para fazer a gente ficar de fora dessa disputa”, numa referência ao processo político que inviabilizou sua candidatura ao Senado e que, segundo a própria governadora, fez parte de um movimento articulado para retirar o PT da corrida por uma das vagas potiguares. Mas a resposta veio rápida. Em vez de recuar, Fátima escolheu quem a representará na disputa pelo Senado: um nome de sua inteira confiança, construído dentro do mesmo projeto político que governa o Rio Grande do Norte desde 2019.

Vereadora, dirigente partidária e uma das principais lideranças da nova geração do PT potiguar, Samanda surge como a pré-candidata encarregada de defender no Senado os avanços conquistados pelo estado nos últimos anos. O anúncio reforça uma mensagem de continuidade, renovação e unidade política. Se a intenção era retirar esse campo político da disputa, o efeito foi justamente o contrário: a eleição passa a contar com uma candidatura que chega respaldada pela confiança de Fátima, por uma trajetória de militância e atuação pública, e pela disposição de ampliar em Brasília as pautas e conquistas defendidas pela governadora no Rio Grande do Norte.

Blog 30zero7



EM EVENTO DA CNI COM PRÉ-CANDIDATOS À PRESIÊNCIA DA REPÚBLICA O POTIGUAR ROBERTO SERQUIZ EXALTA O POTENCIAL DA INDÚSTRIA BRASILEIRA

Serquiz exalta potencial do Brasil em agenda com presidenciáveis em Brasília

Presidente e diretores da FIERN participam do evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, promovido pela CNI, e destacam potencial do país para o crescimento e a melhoria da qualidade de vida

“O Brasil tem potencial e força para transformar oportunidades em desenvolvimento”, destacou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, nesta segunda-feira 22, no evento “A Indústria na Agenda dos Presidenciáveis”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

“Saímos daqui com a certeza de que o Brasil tem potencial e força para transformar oportunidades em desenvolvimento, crescimento e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”, afirmou Roberto Serquiz. “O evento foi um espaço de diálogo democrático e de apresentação de ideias, no qual os pré-candidatos expuseram suas propostas, visões e expectativas para o futuro do Brasil”, acrescentou o presidente da FIERN, que ao participar do evento dirigiu pergunta ao pré-candidato Romeu Zema.

O evento, realizado pela CNI, reuniu três pré-candidatos ao Palácio do Planalto, que falaram, em momentos diferentes, a um público de líderes industriais sobre os desafios e oportunidades para o desenvolvimento do país. Estiveram presentes, ao longo da tarde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os presidenciáveis Romeu Zema, Flávio Bolsonaro e Ronaldo Caiado.

Os três pré-candidatos receberam o documento “Construindo o Brasil 2050”, que reúne propostas prioritárias da indústria. O material traz recomendações em áreas estratégicas, como agenda macroeconômica, política industrial, inovação, cooperação internacional, energia, infraestrutura de transportes, sustentabilidade, sistema tributário e segurança jurídica, entre outros temas essenciais para o fortalecimento da economia e a competitividade do Brasil.

O presidente da CNI, Ricardo Alban, afirmou que a revitalização da indústria é o caminho para que o Brasil retome a competitividade e crie empregos de qualidade que proporcionem renda mais elevada. “Para construir o Brasil que sonhamos, precisamos colocar a indústria, em especial a de transformação, no centro da nossa estratégia de desenvolvimento. A indústria está atenta e disposta a participar desse importante debate. Estamos preocupados com os rumos da economia e temos avaliado as condições necessárias para acelerar o crescimento econômico e para melhorar a renda e a qualidade de vida da população”, enfatizou.

Gestores do Sistema FIERN na comitiva

O 1º vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, enalteceu a iniciativa do presidente Roberto Serquiz de levar a diretoria ao evento e destacou que “o Rio Grande do Norte tem muito a solicitar, a propor e a sugerir, porque é um estado com capacidades que não estão sendo aproveitadas em sua totalidade”.

Para o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas, o evento “é um importante momento para termos a oportunidade de escutar as propostas dos pré-candidatos à Presidência, como também apresentar as demandas dos presidentes das federações”.

O diretor 1º tesoureiro da Federação, Djalma Júnior, ressaltou que “a indústria é o caminho para transformar o país e tivemos a grande oportunidade não só de escutar três pré-candidatos, mas de entender qual a perspectiva de desenvolvimento do nosso país com uma política industrial bem delineada e, consequentemente, um trabalho efetivo de acompanhamento das despesas públicas”.

De acordo com o diretor 2º secretário da FIERN, Etelvino Patrício, “o evento serviu para entender qual o sentimento e para onde queremos levar o país, principalmente a indústria, que precisa tanto de um governo proativo e que a veja como um patamar fundamental do desenvolvimento nacional”. O diretor 2º tesoureiro, Airton Torres, também esteve presente.

Indústria na Agenda dos Presidenciáveis

A cada quatro anos, a CNI realiza encontros com presidenciáveis. De forma democrática, a instituição oferece um espaço de diálogo para que os pré-candidatos à Presidência da República apresentem aos empresários suas visões sobre o país e como pretendem tratar as principais questões que afetam o dia a dia dos brasileiros.

Para o presidente da CNI, a participação ativa da indústria no debate eleitoral é essencial para assegurar que temas estratégicos estejam presentes na agenda dos candidatos.

Ao oferecer propostas concretas e tecnicamente embasadas, a CNI contribui para a construção de políticas mais eficazes, alinhadas às necessidades do setor produtivo e da sociedade, além de fornecer subsídios para a incorporação de medidas nos programas de governo e para a orientação dos trabalhos das equipes de transição.

Estiveram presentes, além da diretoria executiva da FIERN, os gestores do Sistema FIERN e os seguintes dirigentes de sindicatos e diretores: Amaro Sales, Ednaldo Barreto, Silvio Torquato, Marcelo Rosado, Sandro Lima, Tercina Suassuna, Fátima Dantas, Jaedson Dantas, Gustavo Henrique Motta, Ivanaldo Maia, Cesário Henrique Melo, Sérgio Henrique de Azevedo, Francisco Sena, Pedro Fausto, Heuler Matos, Joafran Nobre, Alberto Serejo, Conceição Praxedes, Pedro Terceiro e Marize de Araújo Paula.

Construindo a Indústria 2050

O documento “Construindo a Indústria 2050” tem como objetivo contribuir para o debate eleitoral e para a formação de políticas capazes de ampliar a produtividade, estimular investimentos e fortalecer a capacidade de crescimento sustentável da economia brasileira.

Ele é dividido em três eixos:

Custo Brasil: engloba energia, transporte e logística, tributação, financiamento, relações de trabalho, segurança, integridade de mercado e ambiente regulatório.

Ambiente macro: engloba o cenário internacional, a política fiscal e a equação inflação-câmbio-juros;

Desenvolvimento produtivo: aborda a política industrial, comercial e o acesso a mercados, bem como cooperação e transferência tecnológica, inovação, formação de recursos humanos, desenvolvimento regional e meio ambiente.

Fonte: AgoraRN



REMADA VIKING: A COMEMORAÇÃO DOS JOGADORES DA SELEÇÃO DA NORUEGA QUE VIRALIZOU PELO MUNDO

Coreografia viking da torcida da Noruega se inspira em seleção rival que não está na Copa

‘Remada’ dos torcedores remete à cultura norueguesa, mas é uma resposta ao sucesso de um país nórdico na Eurocopa de 2016

A “remada viking”, coreografia que a torcida da Noruega tem executado nesta Copa do Mundo, está deixando as arquibancadas, ganhando as ruas dos Estados Unidos e viralizando nas redes sociais. Em coro, os noruegueses cantam ‘hu!” e “ro!” (rema, em norueguês), enquanto imitam um remo. Por trás da cena, há uma história que remete à Eurocopa de 2016 e a um dos adversários da seleção do atacante Haaland.

Na competição europeia daquele ano, a Islândia era uma das grandes sensações da competição. A equipe alcançou as quartas de final e foi eliminada pela França. Mas, até enfrentar os donos da casa, conseguiu passar invicta na fase de grupos, com uma vitória e dois empates, e eliminou a Inglaterra nas oitavas.

O sucesso da equipe logo virou destaque no cenário mundial do futebol. Dez anos depois, seu feito serviu de inspiração para a torcida norueguesa, segundo apuração do The Athletic, o braço esportivo do jornal The New York Times. “[O grito é] a resposta deles ao estrondo da seleção islandesa, que fez sucesso no Campeonato Europeu de 2016 na França”, diz a reportagem.

A publicação afirma que acompanhou o nascimento da coreografia em um bar em Oslo, na Noruega, em março. Na ocasião, os líderes da torcida norueguesa “demonstraram pela primeira vez a técnica de remo aos seus membros, simbolizando como os vikings navegavam e se estabeleciam na Europa e em outros continentes entre os séculos VIII e XI”.

A primeira vez que os torcedores “remaram” nas arquibancadas foi no amistoso entre Noruega e Suíça, naquele mês, que terminou empatado sem gols. Em outro amistoso, em junho, contra a Suécia, novamente os vikings ressurgiram no estádio.

Antes do início da Copa, noruegueses já afirmavam que levariam “muitos elementos vikings” aos estádios. A foto da seleção norueguesa, pouco antes de embarcar para o mundial, trazia o tema viking em uma praia. A equipe estava equipada com escudos, espadas, arcos e flechas, uma corneta e trajes tradicionais.

A Noruega disputa sua primeira Copa do Mundo desde 1998. O torneio deste ano proporcionou aos espectadores a oportunidade de ver o cântico de remo da Noruega, que desde então viralizou nas redes sociais.

A coreografia se espalhou para além das arquibancadas, com grupo de torcedores fazendo a remada em escadas rolantes, no metrô e outros locais na cidade que irá receber a seleção. No último domingo, uma multidão vermelha, azul e branca tomou a Times Square, em Nova York, para realizar o gesto que já se tornou uma das principais imagens desta Copa.

Fonte: r7.com



NO MOMENTO DO SACRAMENTO DA CRISMA BISPO SE COMUNICA COM JOVEM SURDA EM LIBRAS

Um gesto simples, mas cheio de significado

Durante o sacramento da Crisma, o bispo se comunicou em Libras com uma jovem, tornando aquele momento ainda mais próximo e especial.

Quando a Igreja se dispõe a encontrar cada pessoa onde ela está, o amor de Deus se torna ainda mais visível.

Blog 30zero7



MAIS UM BANCO DIGITAL NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL: INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DO BISPO EDIR MACEDO É ALVO DE OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES

PF mira Banco Digimais de Edir Macedo por fraude financeira; bloqueio de bens chega a R$ 670 milhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para desarticular um esquema de fraudes no sistema financeiro envolvendo o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão em São Paulo contra 10 empresas e oito pessoas físicas.

A decisão judicial autorizou o bloqueio e sequestro de bens e valores de até R$ 670.348.945,70, além do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados – incluindo Edir Macedo.

O que diz a investigação

Segundo a PF, as apurações indicam que o esquema envolvia a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.

A Polícia Federal afirma que o Banco Digimais adotou práticas financeiras consideradas temerárias, análogas às do extinto Banco Master. A PF também investiga operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.

Os investigados poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Edir Macedo é investigado

Edir Macedo é um dos investigados por ser proprietário do banco. Como reside no exterior, não foi solicitado mandado de busca e apreensão contra ele neste momento.

Histórico do Digimais

O Banco Digimais foi fundado em 1981, em Porto Alegre (RS), com o nome de Banco Renner. Em 2009, Edir Macedo tornou-se acionista minoritário. Em 2020, o banco foi reestruturado para atuar como banco digital, adotando o nome Digimais. Na mesma época, Macedo assumiu o controle integral da instituição.

Em janeiro de 2025, uma tentativa de venda do controle para o empresário Maurício Quadrado, do grupo BlueBank, não foi concluída. Em dezembro de 2025, Aldemir Bendine assumiu a presidência executiva (CEO) do Digimais. Em abril de 2026, o BTG Pactual anunciou a assinatura de um acordo vinculante para adquirir o controle acionário do banco, mas a conclusão do negócio ainda depende de aprovações regulatórias.

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de crédito da instituição para “CCC(bra)”, nível que indica elevado risco financeiro.

Fonte: Gazeta Brasil



terça-feira, 23 de junho de 2026

VEÍCULO COM REGISTRO DE FURTO FOI RECUPERADO APÓS DENÚNCIA RECEBIDA PELA GUARDA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

Guarda Municipal recupera veículo roubado no centro de Ceará-Mirim

Na tarde do último domingo (21), a Guarda Municipal foi acionada pela Central de Operações 153 após uma denúncia de um veículo abandonado nas proximidades da Rua da Cruz, no Centro de Ceará-Mirim.

Ao chegar ao local, a equipe localizou um FIAT/Uno Electronic, de cor cinza, e realizou consulta aos sistemas de segurança, constatando que o automóvel possuía registro de furto.

Diante da confirmação, os guardas municipais localizaram o proprietário e conduziram o veículo à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais de apresentação e posterior restituição ao seu legítimo dono.

A Guarda Municipal de Ceará-Mirim segue atuando de forma integrada, com agilidade e compromisso na proteção da população e na preservação do patrimônio.

Guarda Municipal de Ceará-Mirim

Disciplina, Responsabilidade e Respeito.

Blog 30zero7



ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO JUSTINO DE TAMANDUÁ VISITAM O SOLAR ANTUNES SEDE DO PODER PÚBLICO DE CEARÁ-MIRIM/RN

Escola Municipal Pedro Justino dos Santos visita o Solar Antunes em Ceará-Mirim

A história de Ceará-Mirim ganhou vida por meio de uma experiência educativa e enriquecedora para os alunos da Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, localizada na comunidade de Tamanduá. Em uma visita especial ao Solar Antunes, sede da Prefeitura de Ceará-Mirim, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto um dos mais importantes patrimônios históricos do município.

Durante a visita, os alunos foram guiados por Barão (Guia Turístico), por informações sobre a origem, a arquitetura e a relevância do Solar Antunes para a história local. O espaço, que hoje abriga a sede administrativa do município, carrega marcas do passado e representa um importante símbolo da identidade cultural de Ceará-Mirim.

A iniciativa proporcionou aos estudantes um momento de aprendizado fora da sala de aula, estimulando o interesse pela história, pela preservação do patrimônio público e pelo reconhecimento das raízes da cidade. A ação também reforça o compromisso da gestão municipal com a educação e a valorização da cultura local, aproximando os jovens da história do lugar onde vivem.

Para a equipe pedagógica, experiências como essa contribuem significativamente para a formação cidadã dos alunos, tornando o conhecimento mais acessível, dinâmico e conectado com a realidade.

A Prefeitura de Ceará-Mirim segue incentivando ações que integrem educação e cultura, promovendo o sentimento de pertencimento e o respeito à história que constrói o presente e inspira o futuro.

Blog 30zero7



SECRETARIA DA MULHER E MINORIAS DE CEARÁ-MIRIM/RN TRAZ 'OFICINA DA CULINÁRIA COM COMIDAS TÍPICAS'

A Secretaria da Mulher e Minorias traz uma oportunidade especial

Oficina de Culinária com Comidas Típicas

Venha aprender receitas deliciosas e valorizar nossa cultura!

💛 Não perca essa chance!

⚠️ Vagas limitadas

Para se inscrever, venha à sede com a cópia dos documentos.

Garanta já a sua participação!

Blog 30zero7



GARIS REALIZAM PARALISAÇÃO NESSA SEGUNDA-FEIRA EM SEIS CIDADES DA GRANDE NATAL INCLUSIVE CEARÁ-MIRIM/RN: PREVISÃO DE VOLTA NESTA TERÇA-FEIRA

Atenção: paralisação dos garis reduz coleta de lixo em seis cidades do RN nesta segunda

Os trabalhadores da limpeza urbana realizam uma paralisação nesta segunda-feira (22) em seis municípios do Rio Grande do Norte. A mobilização faz parte de um movimento nacional que busca pressionar pela aprovação de um projeto de lei que estabelece direitos e um piso salarial nacional para a categoria.

A redução dos serviços atinge Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp-RN), cerca de 40% do efetivo permanece em atividade para garantir os serviços essenciais.

O movimento tem como principal pauta a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como “PL dos Garis e Margaridas”. O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado Federal.

A proposta busca padronizar direitos trabalhistas em todo o país, reduzindo as diferenças salariais e de benefícios existentes entre estados e municípios para profissionais que desempenham as mesmas funções.

Entre as medidas previstas estão a criação de um piso salarial equivalente a dois salários mínimos, jornada semanal de 40 horas, adicional de insalubridade em grau máximo e aposentadoria especial para os trabalhadores da limpeza urbana.

O projeto também regulamenta atividades como coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, varrição de ruas, limpeza de espaços públicos e encaminhamento de resíduos para aterros sanitários e unidades de reciclagem.

Com a redução da operação, a orientação é que a população evite colocar lixo para coleta nesta segunda-feira, contribuindo para diminuir o acúmulo de resíduos nas vias públicas.

Em São Gonçalo do Amarante, a prefeitura informou que a coleta está sendo realizada com apenas 40% da capacidade operacional em razão da mobilização nacional.

A expectativa é que os serviços sejam retomados normalmente nesta terça-feira (23).

Fonte: Portal da Tropical



VEÍCULO TIPO CAMINHÃO QUE ESTAVA CARREGADO DE MILHO VERDE TOMBA NA BR-406

Caminhão carregado de milho tomba na BR-406

Um acidente foi registrado no trajeto da BR-406, no trecho que liga os municípios de Taipu e Poço Branco. Um caminhão carregado de milho acabou tombando na pista, como mostra o registro.

Segundo informações preliminares recebidas pela nossa equipe, a carga do veículo foi saqueada por populares logo após o ocorrido.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) já se encontra no local para controlar o trânsito, registrar a ocorrência e garantir a segurança na via.

Nota: Até o momento, não temos mais informações sobre o estado de saúde do motorista ou as causas que levaram ao tombamento.

Fonte: Noticiando RN



ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CRIARAM CADEIRA DE RODAS SOLAR PARA PCD CIRCULAR PELA PRAIA COM FACILIDADE

Jovens do curso de Eletrônica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte criam veículo para PCD circular pela praia

No Nordeste, uma ideia que nasceu de uma conversa simples entre estudantes acabou virando um projeto cheio de significado. Jovens do curso de Eletrônica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, decidiram enfrentar um desafio que parecia impossível: como permitir que uma pessoa com deficiência pudesse aproveitar a praia com autonomia e segurança.

A partir dos relatos de um colega PCD, que descreveu as barreiras enfrentadas desde os calçadões até a areia fofa, eles criaram um veículo movido totalmente a energia solar. O protótipo recebeu o nome de Crab, em referência ao caranguejo, justamente pela capacidade de se deslocar com facilidade em terrenos onde cadeiras de rodas comuns não conseguem avançar.

O funcionamento é simples e brilhante: um carrinho motorizado que atravessa a areia sem esforço, permitindo que o usuário participe de momentos de lazer ao lado dos amigos. Mais do que tecnologia, é sobre devolver experiências que muitas vezes eram negadas.

O impacto já foi reconhecido nacionalmente. O Crab conquistou o quarto lugar na Mostratec, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do Brasil. Agora, o objetivo dos estudantes é encontrar parceiros e investidores para transformar o protótipo em realidade, com a ideia de criar pontos de empréstimo gratuito em praias, ampliando o acesso e a inclusão.

Blog 30zero7



ARGENTINO LIONEL MESSI FAZ HISTÓRIA: VENCE A ÁUSTRIA COM DOIS GOLS ASSUME ARTILHARIA DA COPA E CLASSIFICA SELELÇÃO PARA SEGUDA FASE

Messi quebra recorde e classifica Argentina em jogo equilibrado contra a Áustria na Copa do Mundo

18 vezes Messi. O argentino se tornou o artilheiro das Copas do Mundo com o gol na vitória por 2 a 0 da Argentina sobre a Áustria, válida pela segunda rodada do Grupo J. O resultado garantiu aos argentinos a vaga na segunda fase.

A ansiedade pela quebra do recorde para Lionel Messi parecia ser sentida por todo o AT&T Stadium, menos por ele. Mesmo quando perdeu o pênalti, no começo do primeiro tempo, manteve a serenidade no caminhar pelo campo.

Coletivamente, a Argentina nem sempre é a equipe mais veloz, mas se destaca com qualidade para encontrar espaços, inteligência tática e espaço para o improviso dos jogadores.

A Áustria apresentou aos argentinos um desafio maior do que a Argélia. O time cadenciou seu ritmo e chegou a pressionar os adversários, principalmente no segundo tempo. A equipe tende a se classificar na chave, apesar da derrota.

Messi: o artilheiro das Copas

Foi aos 38 minutos que a bola entrou. O 17º gol de Messi em Copas do Mundo o fez ultrapassar Miroslav Klose, a quem havia igualado com os três sobre a Argélia na primeira rodada. De quebra, ele ainda fez o 18º, já no acréscimo do segundo tempo.

A disputa continua durante o Mundial. Kyllian Mbappé, que já anotou duas vezes nesta edição, soma 14 gols e deve brigar com Messi pela marca.

Fonte: ge.globo.com



COM A ESCÓCIA PELA FRENTE PARA DECIDIR SE SERÁ PRIMEIRO OU SEGUNDO NO GRUPO: JOGADORES CELEBRAM RETORNO DE NEYMAR JR

Paquetá celebra retorno de Neymar aos treinos e projeta evolução da Seleção na Copa

O meio-campista Lucas Paquetá, que deu uma assistência na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Haiti, falou neste domingo (21) sobre o retorno de Neymar aos treinamentos com o restante do elenco da Seleção Brasileira.

Durante entrevista coletiva, o jogador destacou a importância do camisa 10 para o grupo e demonstrou expectativa pela volta do atacante aos gramados ainda nesta Copa do Mundo.

Paquetá comemora retorno de Neymar

Após realizar trabalhos específicos nos últimos dias, Neymar participou pela primeira vez de uma atividade ao lado dos demais companheiros.

Para Paquetá, a presença do atacante representa um reforço importante para a equipe comandada por Carlo Ancelotti.

“Estamos todos muito felizes com a volta dele. É um cara muito importante para a história da seleção. Esperamos que ele possa estar em campo para nos ajudar o quanto antes”, afirmou.

Lesão de Raphinha abre possibilidade de mudanças

O treino deste domingo contou com apenas três titulares da partida contra o Haiti: Paquetá, Alisson e Vini Jr.

A principal ausência foi Raphinha, que deixou o jogo ainda no primeiro tempo após sentir dores na coxa direita. Exames confirmaram uma lesão no músculo posterior da coxa.

Questionado sobre a possibilidade de atuar na função ocupada pelo atacante, Paquetá evitou criar expectativas e ressaltou que a decisão cabe à comissão técnica.

“Eu sempre me coloco à disposição para ajudar e fazer o melhor, mas essa é uma dúvida para o professor. É ele quem decide. Com certeza todo mundo está preparado para entrar e fazer o seu melhor”, declarou.

Seleção aposta em evolução na competição

Paquetá também comentou as críticas recebidas após o empate por 1 a 1 com o Marrocos na estreia do Mundial.

Segundo o meia, a equipe vem apresentando evolução e mantém o foco na busca pelo hexacampeonato.

“A gente sabe que as expectativas foram um pouco quebradas no primeiro jogo. Trabalhamos e melhoramos. Temos que focar no que a gente pode fazer. Somos a seleção brasileira e trabalhamos para conquistar o objetivo de vencer mais uma Copa”, afirmou.

Brasil encara a Escócia na próxima rodada

Com quatro pontos conquistados em dois jogos, o Brasil chega à última rodada da fase de grupos em situação confortável na tabela.

A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (24), quando enfrenta a Escócia, em Miami, pela terceira rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026.

A expectativa da comissão técnica é contar com Neymar entre os relacionados para a partida, enquanto Raphinha segue em tratamento e ainda não tem prazo confirmado para retorno.

Fonte: Portal 98 FM



RECEITA FEDERAL: APREENSÃO DE CARGA DE MADEIRA REVELA MAIOR CASO DE TRÁFICO DE COCAÍNA DA HISTÓRIA DO BRASIL

Cocaína em madeira: operação na fronteira faz a maior apreensão do país, segundo estimativa da Receita

Uma operação da Receita em conjunto com a Polícia Federal, com o Exército e com a colaboração de autoridades dos Estados Unidos e da Bolívia apreendeu toneladas de cocaína neste domingo (21). A droga estava líquida, misturada em cerca de 260 toneladas de madeira que eram transportadas em oito caminhões.

Quatro caminhões foram flagrados em Corumbá (MS), e outros quatro, em Cáceres (MT), na faixa de fronteira com a Bolívia. Exames iniciais confirmaram a presença de cocaína na carga.

Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.

Ainda de acordo com a Receita, essa tende a ser a maior apreensão de cocaína da história do Brasil. E a segunda maior já registrada em todo o mundo.

No último dia 6, a Aduana do Chile apreendeu 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado neste domingo pela aduana brasileira — com cocaína líquida misturada na madeira. Essa foi a maior apreensão já vista.

Informações compartilhadas pelos EUA apontam que as duas apreensões, no Chile e no Brasil, estão relacionadas entre si e têm origem no mesmo local de produção na Bolívia.

No X (antigo Twitter), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, escreveu que a ação é resultado da Operação Timber Shield, em cooperação com a agência americana de combate às drogas e com a Aduana Nacional da Bolívia.

Fonte: g1.globo.com



PRÍNCIPE DOS ORLÉANS E BRAGANÇA É COLOCADO PARA FORA DO PALÁCIO EM PETRÓPOLIS EM BRIGA FAMILIAR IMPERIAL QUE FOI PARAR NA JUSTIÇA

Príncipe aciona Justiça após ser barrado em palácio histórico

Dom Pedro Tiago de Orléans e Bragança afirma morar no Palácio do Grão-Pará desde o nascimento e disputa a posse do imóvel com empresa ligada à própria família

Uma disputa envolvendo integrantes da Família Imperial brasileira foi parar na Justiça. Dom Pedro Tiago de Orléans e Bragança afirma que foi barrado ao tentar retornar ao Palácio do Grão-Pará, em Petrópolis/RJ, onde diz morar desde o nascimento. Após o episódio, o príncipe ajuizou ação possessória e obteve liminar para retornar ao imóvel.

O caso teria ocorrido em 9 de junho. Dom Pedro Tiago saiu do palácio para realizar exercícios físicos e, ao retornar, foi impedido de entrar por seguranças que atuavam em nome da Companhia Imobiliária de Petrópolis, proprietária formal do imóvel. No dia seguinte, acompanhado de advogados, voltou ao local, mas não conseguiu acessar o palácio porque as fechaduras haviam sido trocadas.

Uma liminar concedida pelo juiz Adriano Loureiro Binato de Castro, da 2ª vara Cível de Petrópolis, determinou a reintegração de posse em favor do príncipe.

Posteriormente, a Companhia Imobiliária de Petrópolis pediu a reconsideração da decisão. A empresa alegou que a ocupação do imóvel decorria de contrato de comodato firmado com o pai de Dom Pedro Tiago, posteriormente rescindido, e sustentou que o príncipe não exerceria posse própria sobre o bem nem residiria no local.

Ao rejeitar o pedido, o magistrado afirmou existir "robusto acervo probatório" indicando que Dom Pedro Tiago exerce posse direta sobre o imóvel há longo período, utilizando-o como moradia habitual desde a década de 1980. O juiz também registrou que, em análise preliminar, a perda da posse decorreu da troca das fechaduras e do impedimento de acesso ao imóvel, circunstâncias que caracterizam esbulho possessório.

Na decisão, o magistrado observou ainda que não há elementos que demonstrem que o príncipe tenha participado ou sido formalmente comunicado do alegado encerramento do comodato firmado com seu pai. Destacou também que a própria versão apresentada pela empresa reconhece sua vinculação à relação possessória ao mencionar que o contrato abrangia o comodatário e seus dependentes.

A disputa ocorre entre Dom Pedro Tiago e a Companhia Imobiliária de Petrópolis, que tem entre seus integrantes familiares do príncipe, incluindo seu pai e tios. Paralelamente à ação possessória, tramita outro processo envolvendo o imóvel: uma ação de usucapião ajuizada pelo próprio Dom Pedro Tiago.

Construído entre 1859 e 1861, o Palácio do Grão-Pará é tombado pelo Iphan e integra o patrimônio histórico ligado à antiga Família Imperial brasileira.

Fonte: www.migalhas.com.br