domingo, 30 de novembro de 2025

PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM/RN ENTREGA ESCOLA DA COMUNIDADE DE GRAVATÁ REQUALIFICADA E REFORMADA

Inauguração que marca um novo momento em Gravatá

A entrega da Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Oliveira representa um avanço significativo para a comunidade. Com novo pórtico de entrada, salas padronizadas e estrutura totalmente revitalizada, a unidade passa a oferecer mais conforto, organização e um ambiente moderno para os estudantes.

A escola também recebeu melhorias de acessibilidade, reforçando a inclusão e equidade. A inauguração fortalece o trabalho da Secretaria Municipal de Educação Básica e impulsiona o desenvolvimento da rede de ensino de Ceará-Mirim.

Blog 30zero7



TETRA-CAMPEÃO DAS AMÉRICAS: GOL QUE COLOCOU O FLAMENGO NO PATAMAR MAIS ALTO DO PÓDIO DA LIBERTADORES 2025 FOI MARCADO PELO ZAGUEIRO DANILO

Flamengo vence Palmeiras e entra para história com tetra da Libertadores

O filme de 2019 se repete e o Flamengo volta a conquistar a Glória Eterna do continente sul-americano em solo peruano. O título da Copa Libertadores 2025 veio após o rubro-negro vencer o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (29).

O resultado coloca a equipe carioca como maior time brasileiro na história da competição. Agora, são quatro troféus de Libertadores no currículo do Flamengo. Palmeiras segue com três títulos, assim como São Paulo, Santos e Grêmio.

O gol que colocou o Flamengo no patamar mais alto do pódio da Libertadores 2025 foi marcado por Danilo na segunda etapa. O defensor se torna o terceiro atleta rubro-negro a marcar em uma final, igualando Zico em Gabigol.

Agora seu povo pede o mundo de novo

Com o título deste sábado, o Flamengo terá uma segunda oportunidade de buscar o título mundial na temporada.

Após cair no torneio de clubes da Fifa no meio do ano, a equipe comandada por Filipe Luís disputará a Copa Intercontinental no Catar.

Vice, Palmeiras “foca” no Brasileiro

Já para o Palmeiras, a chance de terminar o final de ano com um título se resumiu à disputa do Campeonato Brasileiro.

Faltando duas rodadas para o fim da competição, o Verdão, que é o atual vice líder, precisa vencer seus jogos e torcer para o líder, justamente o Flamengo, tropeçar.

Fonte: CNN Brasil



BAOBÁ DO POETA QUE TEM 400 ANOS DE VIDA EM NATAL/RN COMEÇA A SER DERRUBADO PELOS ESPECIALISTAS


Baobá do poeta está sendo removido de rua de natal

Símbolo de resistência, o Baobá do Poeta, localizado na Rua São José, em Natal, começou a ser removido após determinação da Defesa Civil. A operação foi iniciada e marca o capítulo final de um santuário ecológico e cultural. Neste sábado (29), a reportagem da TN acompanhou parte do trabalho de retirada.

Luís Felipe, sócio da empresa Vertical Tec, contratada para realizar a poda dos galhos comprometidos, explicou que o objetivo é preservar a segurança da população: “Nossa missão aqui é retirar o risco da população e realizar um trabalho que garanta a segurança da vizinhança. Fomos contratados para remover apenas alguns galhos laterais e horizontais, preservando a galhada vertical, que no momento não oferece perigo”.

Blog 30zewro7



MOSSORÓ TEM NOVA LEI QUE TORNA O PASSE ESTUDANTIL NO TRANSPORTE URBANO GRATUITO PARA ALUNOS

Mossoró sanciona Passe Livre Estudantil com transporte gratuito para alunos

A Prefeitura de Mossoró, no Oeste potiguar, colocou em vigor a Lei nº 4.246/2025, que institui o Programa Passe Livre Estudantil. A iniciativa passa a garantir transporte público gratuito para estudantes da cidade, ampliando o acesso às atividades acadêmicas e sociais.

O programa autoriza o uso de até quatro passagens diárias por alunos de instituições públicas e privadas dos ensinos municipal, estadual e federal, além de estudantes de cursos técnicos e universitários. O benefício será acessado por meio da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida gratuitamente.

A utilização da carteirinha não ficará restrita ao período letivo. A lei permite que o documento seja usado também em finais de semana, feriados e férias, possibilitando que os estudantes se desloquem para atividades culturais, esportivas, de lazer e convivência em diferentes regiões da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a gratuidade no transporte representa um reforço na permanência dos alunos na escola e contribui para a redução de desigualdades, pois diminui o impacto dos custos diários de deslocamento. A medida também favorece o acesso a cursos profissionalizantes e ao ensino superior.

Além das novas regras, a legislação mantém benefícios já previstos anteriormente, como a gratuidade e a meia passagem para grupos contemplados em normas anteriores.

O texto ainda estabelece que a CIE é de uso pessoal. Em casos de fraude, adulteração, violação ou uso indevido, o estudante poderá ter o benefício suspenso por um período entre 12 e 36 meses.

Fonte: Portal 98 FM



MÉDICA ADMITE TER ERRADO A PRESCRIÇÃO DE REMÉDIO QUE RESULTOU NA MORTE DE CRIANÇA DE 6 ANOS

Médica admite erro em prescrição que causou morte de criança

Uma médica admitiu ter errado a prescrição que resultou na morte de Benício Xavier de Freitas, 6 anos, após o menino receber uma dose de adrenalina aplicada de forma equivocada em um hospital particular de Manaus (AM). O caso é investigado pela Polícia Civil do Amazonas. 

Benício havia sido levado à unidade no último fim de semana com tosse seca e suspeita de laringite. A médica recomendou lavagem nasal, soro e três doses de adrenalina de 3 mg cada, a serem aplicadas por via endovenosa, em intervalos de 30 minutos. A equipe de enfermagem seguiu a prescrição.

Mensagens obtidas pelo Portal Vizinho TV mostram a médica assumindo o erro ao chefe de plantão:“O paciente desmaiou. Pelo amor de Deus. Eu errei a prescrição.”

Ela afirma ainda que havia prescrito inalação com adrenalina, mas a aplicação foi feita na veia: “Prescrevi inalação com adrenalina e acabaram fazendo ‘ev’. O paciente está passando mal, ficou todo amarelo. Pede para alguém da UTI descer. Urgente.”

A mãe da criança acusa o hospital de negligência. “Ela não sabia o que fazer, não saía do telefone. A impressão é que alguém estava orientando pelo telefone, porque ela não sabia como agir”, disse ao Imediato Online.

O pai afirma aguardar esclarecimentos. “Só buscamos a verdade, a justiça. Quem errou, que sofra as consequências.” A Polícia Civil já ouviu familiares e profissionais envolvidos e segue investigando o caso.

Fonte: Portal Grande Ponto



ATIVIDADES ACADÊMICAS NAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS NO RIO DE JANEIRO SÃO SUSPENSAS DEVIDO AO CRIME DENTRO DA INSTITUIÇÃO NO BAIRRO DO MARACANÃ

Cefet-RJ suspende aulas até fim da próxima semana em luto por mortes de funcionárias assassinadas

Atividades administrativas vão acontecer de forma remota durante o período. Outras instituições manifestaram solidariedade pela tragédia em notas de pesar

As atividades acadêmicas da unidade Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) foram suspensas até o dia 5 de dezembro em função do luto oficial decretado pela direção-geral da instituição. Um funcionário assassinou duas colegas de trabalho e depois se matou na última sexta-feira (28).

O Cefet-RJ informou também que as atividades administrativas vão acontecer de forma remota durante o período.

“O luto foi decretado devido ao falecimento das servidoras técnico-administrativas Allane de Souza Pedrotti Matos e Layse Costa Pinheiro, vítimas de um atentado ocorrido nesta sexta-feira (28), na Unidade Maracanã, que abalou profundamente toda a comunidade acadêmica”, destacou um trecho da nota.

João Antônio Miranda Tello Gonçalves atirou e matou a diretora Allane e a psicóloga Layse, e depois tirou a própria vida. Ele estava afastado de suas atividades havia 60 dias por problemas psiquiátricos.

Outras instituições manifestaram notas de pesar pela tragédia que aconteceu no campus da instituição. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) também divulgou uma nota de solidariedade à comunidade acadêmica do Cefet-RJ, assim como o Conselho de Dirigentes da Rede Federal (Conif).

“Recebemos a notícia com consternação, compartilhando a dor que atinge familiares, colegas, estudantes e todas as pessoas impactadas por essa violência inaceitável”, afirma a nota do Conif.

Afastamento

O atirador estava afastado de suas funções no Cefet há 60 dias por problemas psiquiátricos. Segundo informações da Polícia Militar, o atirador desejava retornar ao setor onde atuava Allane.

Entre dezembro de 2019 e junho de 2020, pelo menos, João foi coordenador da Coordenadoria Pedagógica do Departamento de Ensino Médio e Técnico do Cefet.

Atualmente, Allane de Souza Pedrotti Mattos era diretora da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Ensino (DIACE). Já Layse Costa Pinheiro era psicóloga da instituição.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio, onde passaram por uma perícia.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que apura as mortes das mulheres e do agressor.

Fonte: g1.com



TIO DE MICHELLE BOLSONARO É PRESO SUSPEITO DE INTEGRAR GRUPO CRIMINOSO ESPECIALIZADO EM ROUBO E FURTO DE VEÍCULOS

Furto de carros: tio de Michelle Bolsonaro é preso em flagrante

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu em flagrante Gilberto Firmo Ferreira, 52 anos, tio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em furtar, adulterar e ocultar veículos no DF. 

A prisão ocorreu na quarta-feira (26/11), após a PCDF localizar um carro furtado usado em crimes e que estaria sendo escondido em uma casa na Chácara 85, no Sol Nascente. Segundo as investigações, Gilberto era responsável por guardar, ocultar e facilitar o trânsito dos veículos roubados. A polícia não informou se o imóvel pertencia a ele.

No local, os agentes encontraram um VW Tera e uma Chevrolet S10, ambos roubados ou furtados, além de peças automotivas de origem suspeita.

Gilberto pagou fiança na quinta-feira (27/11) e foi liberado.

Fonte: Portal Grande Ponto



MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ALEXANDRE DE MOARES EXIGE PROVAS E EXAMES QUE PROVEM A DOENÇA DE ALZHEIMER NO GENERAL HELENO

Moraes Exige Provas de Alzheimer da Defesa de General Heleno para Avaliar Prisão Domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (29) que a defesa do general da reserva Augusto Heleno apresente comprovação médica robusta do diagnóstico de Alzheimer alegado pelos advogados. O pedido ocorre após a defesa afirmar que o ex-ministro sofre da doença desde 2018 e usar essa informação como argumento para substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar.

No despacho, Moraes destacou que não há nos autos qualquer documento, laudo ou exame médico que comprove o suposto diagnóstico ao longo dos últimos cinco anos. O ministro ressaltou ainda que Heleno foi interrogado em junho deste ano, acompanhado de sua defesa, sem mencionar qualquer condição de saúde compatível com a alegação apresentada agora.

Diagnóstico feito apenas após a prisão

Augusto Heleno, de 78 anos, informou ter recebido o diagnóstico de Alzheimer no exame de corpo de delito realizado após ser detido pela Polícia Federal na terça-feira (25). Ele está preso no Comando Militar do Planalto, em Brasília, após ser condenado pelo STF a 21 anos de prisão, em regime inicial fechado, por participação na tentativa de golpe de Estado.

A defesa argumenta que a idade avançada e o quadro clínico justificam o cumprimento da pena em casa.

PGR apoia prisão domiciliar, mas STF pede comprovação

A manifestação de Moraes veio após a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar favoravelmente à prisão domiciliar do general. Em parecer enviado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse que as “circunstâncias postas” — especialmente relacionadas à saúde e à idade — demandam reavaliação e flexibilização da custódia.

Segundo Gonet, exames realizados no dia da prisão indicam que o estado de saúde de Heleno é frágil.

Defesa diz que doença existe desde 2018

Os advogados afirmam que Heleno convive com Alzheimer há pelo menos seis anos, mas Moraes frisou que não há registro clínico anterior que sustente essa versão.

Além de Heleno, o general da reserva Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército, também foi preso na mesma operação que investiga a articulação golpista. Ambos foram levados ao Comando Militar do Planalto.

Próximos passos

Moraes determinou que a defesa apresente imediatamente relatórios, prontuários, laudos e exames que comprovem o suposto quadro de Alzheimer entre 2018 e 2023, sob pena de indeferimento do pedido de prisão domiciliar.

Enquanto isso, Heleno permanece detido em Brasília, aguardando nova análise do STF sobre sua situação carcerária.

Fonte: Gazeta Brasil



ESTADOS UNIDOS ESTICAM A CORDA NA VENEZUELA E DECRETAM O ESPAÇO AÉREO DO PAÍS FECHADO

Venezuela chama de 'ameaça colonialista' anúncio de Trump de fechar seu espaço aéreo

A tensão entre Estados Unidos e Venezuela segue aumentando em meio às manobras militares que as Forças Armadas americanas realizam há duas semanas no Caribe com a mobilização de milhares de militares e do maior porta-aviões do mundo.

Neste sábado (29/11), o presidente americano, Donald Trump, anunciou que o espaço aéreo "sobre" e "nos arredores" da Venezuela será fechado "por completo".

"A todas as companhias aéreas, pilotos, narcotraficantes e traficantes de pessoas: por favor considerem o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela fechados em sua totalidade", escreveu na rede social Truth Social.

O governo venezuelano acusou Trump de fazer uma "ameaça colonialista". O Ministério das Relações Exteriores classificou a declaração como "mais uma agressão extravagante, ilegal e injustificada contra o povo venezuelano".

Apesar do tom, os EUA não têm autoridade legal para fechar o espaço aéreo de outro país, mas a postagem de Trump pode gerar incerteza entre viajantes e desestimular companhias aéreas a operar na região.

O anúncio acontece poucos dias após a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) alertar empresas aéreas para a "intensificação da atividade militar em e ao redor da Venezuela".

Na quarta-feira (26/11), Caracas havia proibido seis grandes companhias internacionais — Iberia, TAP Portugal, Gol, Latam, Avianca e Turkish Airlines — de pousar no país por não cumprirem o prazo de 48 horas para retomar voos.

Paralelamente, os EUA reforçam sua presença militar no Caribe. O país enviou o USS Gerald Ford, o maior porta-aviões do mundo, além de cerca de 15 mil militares — o maior deslocamento americano na região desde a invasão do Panamá, em 1989. Washington afirma que a operação pretende combater o tráfico de drogas.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, rejeita essa justificativa e diz que Washington tenta derrubá-lo.

Trump declarou que os esforços dos EUA para deter o narcotráfico venezuelano "por terra" começariam "muito em breve".

Desde o início de setembro, forças navais dos EUA realizaram pelo menos 21 ataques contra embarcações que, segundo elas, transportavam drogas no Pacífico e, principalmente, no Caribe. As ações mataram mais de 80 pessoas.

Autoridades americanas não apresentaram provas de que os barcos carregavam entorpecentes, e organizações de direitos humanos classificaram parte das operações como possíveis "execuções extrajudiciais" que violam o direito internacional.

Para o governo venezuelano, a intensificação das ações militares evidencia uma tentativa dos EUA de destituir Maduro — cuja reeleição, no ano passado, foi denunciada pela oposição e por diversos países como fraudulenta.

Washington designou o Cartel de los Soles — que afirma ser liderado por Maduro — como organização terrorista estrangeira, o que amplia os poderes de órgãos de segurança e das Forças Armadas dos EUA para agir contra o grupo.

Caracas "rejeitou categórica, firme e absolutamente" a classificação. Diosdado Cabello, ministro venezuelano do Interior e apontado como um dos principais integrantes do cartel, afirma há anos que a organização é uma "invenção".

O Departamento de Estado dos EUA, porém, insiste que o Cartel de los Soles não só existe como "corrompeu as Forças Armadas, a inteligência, o Legislativo e o Judiciário da Venezuela".

Até o momento, a Casa Branca não respondeu ao pedido de comentário da BBC.

Fonte: BBC Brasil



sábado, 29 de novembro de 2025

PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM/RN RECEBE ATLETAS DA ACADEMIA SHOTOKAN QUE TEVE ATLETAS MEDALHISTAS NO PAN-AMERICANO EM NATAL/RN

Atletas da academia Shotokan visita prefeito Antônio Henrique

Queria registrar o quanto foi especial receber essa família que respira esporte: Mariluzia Fagundes, Letícia Fagundes, Maurício Fagundes e o treinador Professor Ednaldo Bezerra da academia Shotokan.

Ouvir suas histórias, sentir o brilho nos olhos e ver de perto a dedicação de cada um enche a gente de orgulho e esperança.

Parabenizo a todos pelas conquistas e deixo meu carinho especial para Maurício, nosso campeão Panamericano, que levou o nome de Ceará-Mirim ao topo.

Quando a família caminha unida, o resultado vai muito além das medalhas — vira inspiração para toda a cidade.

Obrigado por representarem tão bem o nosso município.

Blog 30zero7



MARIDO VAI AO CABARÉ EM PAULISTA E LEVA A MAIOR SURPRESA DA VIDA A ESPOSA ERA O “PRATO DA NOITE”

Foi na casa de 'recurso' e viu sua esposa como opção

A esposa saía de casa todos os dias dizendo que era atendente de telemarketing, mas o marido nunca imaginou que o “alô, BOA NOITE” dela era em outro tipo de atendimento.

Ao chegar no cabaré, ele quase cai pra trás quando viu a própria esposa estampada no cardápio da noite.

O homem ficou revoltado, o barraco foi grande e a história terminou… na delegacia.

Blog 30zero7/recifechoquei



APROXIMADAMENTE 50 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FORAM FISCALIZADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL/RN

Operação fiscaliza postos de combustíveis em Natal e Região Metropolitana

Cerca de 50 postos de combustíveis de Natal e Região Metropolitana foram fiscalizados entre os dias 24 e 28 de novembro dentro da Operação Integração. O objetivo do trabalho é fiscalizar e prevenir fraudes tributárias, contra o consumidor e financeiras.

A operação acontece de forma nacional com articulação do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e conta com a participação da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Durante as abordagens, a ANP faz a análise da qualidade do material vendido e do funcionamento das bombas de abastecimento. A Sefaz fica responsável por verificar se o estabelecimento faz o devido recolhimento de impostos, fiscalizando e prevenindo fraudes tributárias.

Fonte: Portal Grande Ponto



MILITAR FUZILEIRO NAVAL E ULTRAMARATONISTA FAZ PERCURSO FORTALEZA/CE -> NATAL/RN CORRENDO POR CINCO DIAS ININTERRUPTOS

Fuzileiro naval completa desafio após correr mais de 600 km do Ceará até Natal

O fuzileiro naval e ultramaratonista José Roberto Santos concluiu, nesta sexta-feira (28), um dos desafios mais intensos já realizados por um militar brasileiro. Após cinco dias de corrida ininterrupta, ele finalizou o percurso de mais de 600km entre o Ceará e a cidade de Natal. A chegada ocorreu no bairro Alecrim, onde o militar foi recebido por colegas do Corpo de Fuzileiros Navais, familiares e admiradores.

A jornada começou no dia 24 de novembro de 2025, na Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará. Desde o início, o fuzileiro estruturou o percurso em quatro etapas longas, mantendo ritmo constante mesmo durante a madrugada. O desafio, considerado extremo, reforça o preparo físico e técnico necessário para quem integra as forças militares.

Fonte: Ponta Negra News



CRISE NA BASE POLÍTICA DE FÁTIMA BEZERRA: WALTER ALVES NÃO QUER ASSUMIR ESTADO ENDIVIDADO E SEM RECURSOS

Walter Alves deve tratar preocupação sobre assumir governo em reunião com Fátima neste sábado

A governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), devem se encontrar para uma reunião neste sábado (29), de acordo com as apurações do comentarista Saulo Spinelly, da 98 FM Natal. As informações foram divulgadas durante o programa 12 em Ponto.

Segundo Spinelly, um dos temas do encontro deverá ser a reavaliação de Walter em assumir o cargo de governador em abril do ano que vem, quando Fátima deixará o cargo para disputar uma vaga no Senado Federal. O comentarista afirmou que o pré-candidato ao governo pelo PT, Cadu Xavier, também demonstrou preocupação com a reavaliação do vice-governador.

Ele afirmou ainda que conversou com o vice-governador e outros interlocutores proximos a ele. Nas conversas, houve um consenso de que, apesar de não ter afirmado categoricamente que não assumiria o governo, Walter continua analisando a situação fiscal do RN.

“Ele falou que não disse nenhum canto que não assumiria também, mas mostrou de fato que tem preocupação com as contas do Estado, que está estudando e que precisa analisar os números”, disse. 

O déficit fiscal do RN é o fator principal para que o vice de Fátima Bezerra.

Fonte: Portal 98 FM



ARENA DAS DUNAS EM NATAL/RN ESTUDA A POSSIBILIDADE DE TROCAR O GRAMADO NATURAL PELO SINTÉTICO

URGENTE! Arena das Dunas avalia trocar gramado natural por sintético

A Casa de Apostas Arena das Dunas está passando pelo processo anual de manutenção em vários setores.

Além do período de manutenção, o planejamento para 2026 já começou.

Na parte do futebol (jogo jogado), onde atrai mais a atenção do torcedor potiguar, uma das possibilidades é a troca do gramado (100% natural) da Arena.

A troca seria por um gramado híbrido, onde teríamos um piso parte grama e parte fibra sintética. Esse tipo de gramado já existe na Neo Química Arena, por exemplo.

Uma empresa especializada já iniciou os estudos de viabilidade e as análises estão em andamento.

Lembrando que a Arena das Dunas ficará sem atividades no gramado de 20 de dezembro a 20 de janeiro, justamente o período reservado para a manutenção (ou no caso, a troca) do gramado.

Daqui pra lá, o América mandará seus jogos em seu estádio, em Parnamirim.

Teoricamente, o primeiro jogo de 2026 na Arena será o clássico entre América x ABC, pela 4° rodada do estadual.

Fonte: Malik Nagib/96 FM


MÃE CONSEGUE PENSÃO PARA SUA FILHA QUE TEVE SEU PAI MORTO DENTRO DE UNIDADE PRISIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE

Estado do RN deve pagar pensão à filha de detento morto em unidade prisional de Natal, decide Justiça

A 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal decidiu que o Estado do Rio Grande do Norte deve pagar uma pensão mensal à filha menor de idade de um detento que morreu dentro do Complexo Penal Dr. João Chaves, em maio de 2019. A decisão é do juiz Geraldo Antônio da Mota.

O juiz reconheceu que o Estado falhou em garantir a segurança do preso, que morreu após uma briga no Pavilhão B da unidade. O detento estava sob responsabilidade do poder público, que tem a obrigação de proteger quem cumpre pena.

A mãe da menina, que entrou com a ação em nome da filha, afirmou que a morte causou grande sofrimento e prejuízo financeiro. Por isso, pediu o pagamento de uma pensão até que a jovem completasse 25 anos.

O Estado argumentou que não houve falha dos seus agentes e que não poderia ser responsabilizado por todos os problemas que acontecem dentro das unidades sob sua administração.

Ao analisar o caso, o juiz destacou que a morte aconteceu dentro do presídio e que não houve ação dos agentes para impedir a agressão. Ele também lembrou que a responsabilidade do Estado em proteger os detentos é garantida pela Constituição e pela Lei de Execução Penal.

Na decisão, o magistrado afirmou que a morte do pai causou danos à filha e que o Estado deve indenizá-la. Por isso, determinou o pagamento de uma pensão mensal equivalente a um salário mínimo, descontando um terço referente às despesas pessoais do detento. A pensão deverá ser paga até ela completar 18 anos, ou até os 24 anos caso esteja cursando ensino superior.

Fonte: Portal 96 FM



BAOBÁ DO POETA DE 400 ANOS SERÁ REMOVIDO DE SEU LUGAR NA RUA SÃO JOSÉ EM NATAL/RN PARA SEGURANÇA DE VIZINHOS

Em medida de segurança, Defesa Civil determina remoção do Baobá do Poeta

A Defesa Civil de Natal determinou a retirada integral do Baobá do Poeta, localizado na Avenida São José, no bairro Lagoa Seca. A remoção começou a ser executada pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (27), após sucessivas avaliações técnicas que apontaram risco em manter a estrutura de pé, comprometendo a integridade física de quem vive e transita no entorno. 

A decisão foi tomada em decorrência dos últimos eventos envolvendo a árvore, especialmente o registrado no sábado, 15 de novembro, quando a queda de galhos provocou a interdição de cinco imóveis ao redor. Desde maio deste ano, agrônomos, botânicos e engenheiros florestais já haviam identificado a presença de fungos, tecidos apodrecidos e comprometimento estrutural significativo no tronco, fatores que vinham sendo monitorados com intervenções e cuidados contínuos.

Responsável pelo espaço e manutenção da árvore há cerca de um mês, a Empresa Vila lamenta profundamente a necessidade da retirada, e reforça que mesmo diante da despedida, seguirá honrando a orientação dos órgãos competentes com o compromisso de proteger vidas e preservar a memória que a árvore deixou.

“A preservação da vida e da segurança da população é, para nós, prioridade absoluta. Sabemos o quanto essa árvore significa para a cidade, e por isso temos acompanhado cada etapa com cuidado e transparência, sempre em diálogo com as autoridades responsáveis. Lamentamos a sua retirada, entretanto, reafirmamos que não é uma decisão tomada de forma leviana”, afirma Nilo Vila, Diretor da Empresa.

Com quase quatro séculos de existência, e impondo expressivos 19 metros de altura e seis metros de diâmetro, o Baobá do Poeta ergueu-se como um marco da cidade, guardando em sua grandiosidade parte da história que Natal aprendeu a reconhecer como sua. Em 1991, a árvore quase perdeu seu espaço para o concreto de um prédio residencial. Foi então que Diógenes da Cunha Lima a adotou, não apenas adquirindo o terreno, mas também protegendo a sua existência até então.

Historiadores afirmam que Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra O Pequeno Príncipe, esteve em Natal em 1939, e teria encontrado inspiração sob a sombra desse baobá. Anos depois, em 2009, o engenheiro francês François d’Agay, sobrinho do escritor, visitou o local e deixou registrada sua admiração pela árvore que, para muitos, é conhecida como o baobá retratado no livro.

Fonte: Portal Grande Ponto



MEDIDAS DE ROGÉRIO MARINHO NO GOVERNO DO RN: REVISÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DEMISSÃO VOLUNTÁRIA E VENDA DA CAERN

Rogério diz que próximo governador terá de tomar “medidas duras” para enfrentar crise fiscal

O senador Rogério Marinho (PL), líder da oposição no Senado Federal, afirmou nesta sexta-feira (28), em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, que o Rio Grande do Norte atravessa uma situação fiscal “extremamente grave” e que o próximo governador — seja quem for — terá de adotar medidas rigorosas para evitar o colapso das contas públicas.

Marinho comentou o aumento acelerado das despesas com pessoal no Estado, o que deve comprimir ainda mais a capacidade de investimento da administração. “A folha de pagamento vai explodir no próximo ano. Você sai de R$ 900 milhões para R$ 1,3 bilhão. Estamos falando de quase 50% de acréscimo em quatro ou cinco meses”, afirmou.

Ele lembrou que, no ano passado, o RN encerrou o exercício com 77% da receita corrente líquida comprometida com folha, excluindo terceirizados, o que classificou como “insustentável”. “Isso exaure a capacidade do Estado de investir ou até mesmo de manter a máquina pública funcionando adequadamente”, disse.

Marinho defendeu que o governo seja transparente com a população sobre a dimensão da crise, sem populismos.

“O eleitor precisa saber qual é a realidade do Estado. Quem for governar o Rio Grande do Norte vai ter que tomar medidas duras, assertivas, que vão tirar muita gente da zona de conforto”, declarou.

O que faria se estivesse no lugar de Walter Alves

Questionado sobre quais medidas adotaria caso estivesse na posição do vice-governador Walter Alves, que deve assumir o comando do Estado em abril, após a renúncia da governadora Fátima Bezerra para disputar o Senado, Marinho disse que os ajustes teriam de ser imediatos e profundos. Mas ponderou que o curto período de gestão é um obstáculo.

Entre as medidas citadas pelo senador estão a revisão da folha de pessoal, um eventual Programa de Demissão Voluntária (PDV) e negociações com os demais poderes para garantir o cumprimento da Constituição Estadual no tocante aos limites de gasto. Ele mencionou ainda alternativas como a venda de ativos, incluindo a Caern, embora reconheça que a medida não teria tempo hábil para gerar alívio imediato nas contas.

“São nove meses. Ele precisaria fazer ajustes muito sérios na máquina pública, mas pagaria um preço político alto. Mesmo que venda a Caern, não há tempo para recepcionar essa receita e fazer o investimento necessário para reduzir o déficit crônico de manutenção”, afirmou.

Fonte: Portal 98 FM



EM NOVA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS O PREFEITO DE MOSSORÓ ALLYSON BEZERRA CONTINUA LIDERANDO O CENÁRIO PARA GOVERNO DO RN

Allyson Bezerra mantém liderança e chega a 44% para o Governo do RN, aponta Exatus

Em relação à pesquisa anterior, de setembro, todas as oscilações nos principais cenários se deram dentro da margem de erro

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), segue liderando a corrida para o Governo do Estado nas eleições de 2026. Nova pesquisa do Instituto Exatus, do Grupo Agora RN, mostra que Allyson tem vantagem significativa nos três cenários testados. Os números se referem à pesquisa estimulada – quando o eleitor recebe uma lista de nomes e precisa escolher uma opção.

O levantamento da Exatus entrevistou 2.029 eleitores em todo o Rio Grande do Norte entre os dias 12 e 15 de novembro. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Em um primeiro cenário, Allyson Bezerra aparece com 38,44%. Em segundo lugar, está o senador Rogério Marinho (PL), com 25,63%. O terceiro colocado é o secretário de Fazenda do RN, Cadu Xavier (PT), que tem 6,95%. Um total de 8,58% dos eleitores disseram não saber em quem votar. Já 20,4% responderam que não pretendem votar em ninguém.

Trocando Rogério pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), a vantagem de Allyson Bezerra aumenta. Neste cenário, ele tem 44,01% das intenções de voto, enquanto Álvaro tem 11,43% e Cadu Xavier soma 7,44%. Não souberam dizer 9,86% dos entrevistados, enquanto 27,25% disseram que não pretendem votar em ninguém.

Em relação à pesquisa anterior, de setembro, todas as oscilações nesses dois cenários se deram dentro da margem de erro.

Por fim, a pesquisa testou um cenário inédito mais amplo, com mais de um candidato de direita. Nele, Allyson Bezerra tem 37,01%, Rogério Marinho aparece com 21,98%, Cadu Xavier registra 6,16% e Álvaro Dias tem 2,37%. Empatado com Álvaro, ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) tem os mesmos 2,37%. Neste cenário, 8,28% não souberam responder, enquanto 21,83% responderam que não pretendem votar em nenhum dos nomes.

Na pesquisa anterior, Walter Alves (MDB) havia sido incluído em dois cenários, mas nesse novo levantamento o nome foi retirado a pedido do próprio vice-governador.

O levantamento ainda questionou os eleitores a respeito do que eles consideram ser os maiores problemas do Rio Grande do Norte. Cada eleitor podia citar até três opções.

De acordo com a pesquisa, 48,25% responderam que “saúde” é o principal problema. Logo atrás, com índice praticamente igual, está “segurança/violência”, com 48,05% das citações. Ainda se destacam entre as respostas: “corrupção”, com 36,42%, “desemprego”, com 27,9%, e “educação”, com 27,21%. Na sequência, foram listados: “estradas” (14,34%), “oportunidade para jovens” (10,69%), “turismo e lazer” (8,67%), “má gestão pública” (8,48%) e “água” (8,33%). Falta de obras, habitação e pobreza fecham a lista das citações.

Fonte: AgoraRN



ALTO DO RODRIGUES/RN RECEBERÁ ESCOLA MODELO FNDE NA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITA DRA. RAQUEL LEMOS

Prefeita Dra. Raquel Lemos inicia construção de escola modelo FNDE com 13 salas em Alto do Rodrigues

A Prefeitura de Alto do Rodrigues deu início nesta quinta-feira (27) à construção da nova escola modelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no município. A unidade será moderna e contará com 13 salas de aula, projetada especialmente para atender às necessidades dos estudantes da rede municipal. A obra representa um marco para a educação local e reforça o compromisso da gestão municipal com o ensino de qualidade e a infraestrutura escolar adequada.

“Mais um passo do nosso compromisso com a educação e com o futuro da nossa cidade. Estamos construindo uma escola pensada com muito carinho para nossos estudantes”, destacou a prefeita Raquel Lemos durante o início das obras. A gestora ressaltou que a nova escola representa um investimento na formação das crianças e jovens do município.

A construção da escola modelo FNDE faz parte do planejamento da gestão municipal para ampliar a rede de ensino de Alto do Rodrigues. Com estrutura adequada às normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a unidade beneficiará centenas de estudantes. Dra. Raquel reafirmou que investir em educação é prioridade da administração e que a nova escola representa o início de melhorias previstas para o setor educacional do município.

Blog 30zero7



GRUPO JOVEM PAN É CONDENADO A PAGAR R$ 1,5 MILHÃO POR DIVULGAR NOTÍCIAS FALSAS NAS ELEIÇÕES

Jovem Pan é condenada em R$ 1,5 milhão por notícias falsas nas eleições

Juíza reconheceu abuso na liberdade de radiodifusão e fixou indenização por danos morais coletivos, mas afastou pedido de cancelamento de outorgas

A Rádio Panamericana S/A, responsável pela Jovem Pan, foi condenada a pagar R$ 1,58 milhão por danos morais coletivos, após a Justiça reconhecer a veiculação sistemática de conteúdos desinformativos, ataques às instituições e incitação à desobediência durante o período eleitoral de 2022 e início de 2023. Sentença é da juíza Federal Denise Aparecida Avelar, da 6ª vara Cível Federal de SP.

A ação civil pública foi proposta pelo MPF, posteriormente acompanhada pela União no polo ativo. Inicialmente, o MPF pedia o cancelamento das três outorgas de radiodifusão da emissora, além de direito de resposta coletivo. Esses pedidos, porém, foram parcialmente rejeitados.

Ataques a instituições e fake news

Ao analisar mais de um ano de programação, incluindo programas como Os Pingos nos Is, 3 em 1, Linha de Frente e Morning Show, o MPF apontou quatro eixos de irregularidades atribuídas à Jovem Pan: i) desinformação reiterada sobre o processo eleitoral e a segurança das urnas; ii) ataques pessoais e institucionais contra ministros do STF, TSE e parlamentares; iii) incentivo à desobediência civil, inclusive a decisões judiciais; e iv) incitação a rebeldia e intervenção militar, especialmente após o resultado das eleições de 2022.

A magistrada reconheceu que, embora existam limites constitucionais à atuação do Estado sobre a imprensa, as provas indicam que a emissora extrapolou de forma grave e reiterada os limites da liberdade de radiodifusão, operando em lógica de manipulação e com potencial de desestabilização democrática.

"As peculiaridades relacionadas à linha de pensamento então propagada pela parte ré, desde o início, flertava com o extravasamento dos limites da liberdade de expressão e os princípios democráticos; de modo que, em determinado momento cronológico daquele ciclo, passou a traduzir-se em investidas mais diretas contra o processo eleitoral, no fomento à desestabilização social e na sugestão de "alternativas" ao resultado eleitoral consolidado, incluindo a intervenção das Forças Armadas, em completa composição com o ideário constituído pelo grupo subsidiário."

Segundo a juíza, a linha editorial seguia padrão estruturado: âncoras apresentavam fatos e repassavam a comentaristas que, "por horas", sustentavam narrativas de deslegitimação institucional, muitas vezes com fatos falsos ou não comprovados.

"A metodologia identificada evidencia uma forma pretensiosa e grave de manipulação da liberdade de radiodifusão. (...) A lesividade das condutas identificadas foi potencializada pelo contexto fático experienciado pelo País, possivelmente o mais crítico desde a redemocratização, sendo desarrazoada a postura da parte ré."

Com relação ao pedido de cassação, apesar de reconhecer os abusos previstos no art. 53 do Código Brasileiro de Telecomunicações, a juíza entendeu que essa medida seria extrema e deve ser aplicada como "ultima ratio". Para ela, a indenização coletiva é suficiente para reparar os danos e impor caráter pedagógico à condenação, sem violar a liberdade de imprensa.

A indenização fixada foi de R$ 1,58 milhão, equivalente a 1,5% do patrimônio líquido declarado pela empresa em 2024.

O valor deve ser corrigido e acrescido de juros desde janeiro de 2022, marco inicial da conduta lesiva. Os recursos serão direcionados ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Fonte: www.migalhas.com.br



SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR IRÁ JULGAR SE CONDENADOS NO PROCESSO DA TRAMA GOLPISTA PERDERÃO AS PATENTES

Bolsonaro e militares terão patentes julgadas no STM em 2026 por colegas de farda e ex-subalternos

O STM (Superior Tribunal Militar) deve julgar só no meio de 2026 a perda de patente dos cinco militares do núcleo crucial da trama golpista liderada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

A decisão deve ser tomada após desentendimentos públicos entre ministros da corte e envolverá, no papel de juízes, antigos colegas de farda e subalternos dos condenados.

O STM irá avaliar os casos de Bolsonaro, que é capitão reformado, dos generais da reserva Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira e do almirante Almir Garnier.

Segundo a Folha apurou, a expectativa é a de que cada um dos fardados tenha o caso relatado por um ministro diferente, após sorteio para atribuição de relatores e revisores.

O entendimento é que, embora os casos tenham sido analisados em conjunto pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o STM julga o comportamento dos militares, portanto, não haveria justificativa para a reunião dos casos sob uma única relatoria.

O tribunal irá avaliar se os militares cometeram atos considerados indignos para oficiais e devem ter suas patentes cassadas. Estão sujeitos a esse tipo de ação oficiais das Forças Armadas condenados, com sentença transitada em julgado, a pena privativa de liberdade superior a dois anos por crime militar ou comum.

Por causa desse recorte, não será analisado o caso do delator Mauro Cid, que recebeu pena de dois anos no STF.

Os condenados na Justiça Militar são expulsos das Forças, declarados “mortos fictícios” e deixam pensão para os familiares.

O STM é composto por 15 ministros: 5 civis e 10 militares (quatro do Exército, três da Marinha e três da Aeronáutica).

Entre eles, estão colegas de farda e ex-subalternos dos militares da trama golpista.

Heleno foi instrutor na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) de dois dos quatro ministros-generais da atual composição da corte, os cadetes Odilson Sampaio Benzi e Marco Antônio de Farias.

Paulo Sérgio foi comandante do Exército por 13 meses, de 31 março de 2021 a 1º de abril de 2022. Nesse período, teve em seu Alto Comando dois dos quatro ministros que ocupam as cadeiras destinadas ao Exército, os generais Lourival Carvalho Silva e Guido Amin Naves.

Garnier esteve no Almirantado —colegiado de almirantes da mais alta patente— com os três ministros do STM oriundos da Força Naval, os almirantes-de-esquadra Leonardo Puntel, Celso Luiz Nazareth e Cláudio Portugal de Viveiros.

As relações pessoais dos ministros com os condenados e o histórico profissional dos generais implicados na trama golpista devem permear o julgamento, avaliam três integrantes do STM ouvidos pela Folha.

Condenado a 21 anos de prisão, Heleno é citado como um dos generais mais respeitados no Exército. Ele foi uma das principais referências da Força nos últimos 20 anos, com atuação destacada no Haiti e no Comando Militar da Amazônia.

No caso de Braga Netto, a situação é tida como menos favorável pelo fato de ele ter proferido ataques aos chefes do Exército e da Aeronáutica contrários ao golpe e, segundo a acusação, financiado um plano para assassinar o ministro do STF Alexandre de Moraes, o que o militar nega.

Fonte: Folha de S. Paulo