China inaugura a ponte mais alta do mundo, com 625 metros de altura
A China inaugurou no domingo (28) a ponte mais alta do mundo, uma obra monumental de engenharia que levou três anos para ser concluída, segundo a imprensa estatal.
O Puente do Grande Cânion de Huajiang, localizado na província de Guizhou, no sudoeste do país, ergue-se a 625 metros acima de um rio e de um desfiladeiro, superando o até então recordista Beipanjiang, também em Guizhou, que possui 565 metros de altura.
Imagens transmitidas ao vivo por drones mostraram veículos cruzando a imensa estrutura, cujas torres de apoio azuis apareciam parcialmente cobertas por nuvens. Durante a cerimônia de abertura, engenheiros, autoridades locais e centenas de curiosos estiveram presentes para acompanhar o início da operação.
“A abertura do Puente do Grande Cânion de Huajiang reduz o tempo de deslocamento de um lado ao outro de duas horas para apenas dois minutos”, destacou Zhan Yin, chefe do Departamento de Transporte provincial, em coletiva de imprensa.
A ponte recém-inaugurada possui 2.890 metros de extensão, com um tramo central de 1.420 metros, tornando-se não apenas a mais alta, mas também uma das mais impressionantes do mundo em dimensão.
Segundo a agência oficial Xinhua, quase metade dos 100 maiores e mais altos pontes do mundo estão localizados em Guizhou, reflexo do forte investimento da China em infraestrutura nas últimas décadas, período marcado por acelerada expansão urbana e econômica.
Com a inauguração, o Huajiang lidera o ranking mundial, seguido pelo Duge/Beipanjiang (565 m), o Siduhe, em Hubei (496 m), o Puli, em Yunnan (485 m), o Jinshajiang-Jin’an (461 m) e o Yachi River, também em Guizhou (434 m).
Fora da China, o único representante entre os dez mais altos do planeta é o Puente Baluarte, no México, com altura entre 390 e 403 metros sobre um vale. Na Europa, os números são mais modestos: o Viaduto de Millau, na França, é o mais alto do continente, com a plataforma situada a 270 metros de altura e suportes estruturais que chegam a 343 metros.
Erguido sobre o Grande Cânion de Huajiang, parte de um complexo sistema montanhoso e kárstico da região, o novo gigante da engenharia conecta trechos da autopista S57 Liuzhi-Anlong, facilitando o transporte em uma área antes marcada por difíceis condições geográficas.
“A abertura do Puente do Grande Cânion de Huajiang reduz o tempo de traslado de um lado ao outro de duas horas a dois minutos”, reforçou Zhan Yin.
Fonte: Gazeta Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário