Direita Convoca “Caminhada pela Anistia” em Brasília e Usa IA com Imagem da “Débora do Batom”
As principais lideranças da direita e a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocaram uma “Caminhada pela Anistia” para o dia 7 de outubro, às 16h, em Brasília. O ato busca pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.
A convocação está sendo divulgada por um vídeo que inclui a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e figuras como os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Rogério Marinho (PL-RN), Magno Malta (PL-ES) e o pastor Silas Malafaia.
O mote do evento é demonstrar força para influenciar a possível votação da anistia. “Eles precisam sentir a nossa força”, diz o senador Flávio Bolsonaro no vídeo de divulgação.
O pastor Silas Malafaia aproveitou a convocação para alfinetar a recente manifestação da esquerda, que reuniu milhares de pessoas e contou com a presença de artistas consagrados. Malafaia enfatizou que o evento da direita terá um foco diferente:
“Os artistas são as famílias das pessoas injustiçadas”, disse Malafaia no vídeo, em uma crítica direta às políticas de incentivo cultural do governo Lula que beneficiaram artistas presentes no ato anterior.
Para promover a caminhada, os organizadores utilizaram um vídeo feito com Inteligência Artificial (IA) que usa a imagem e voz de Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como “Débora do batom”.
Débora, uma cabeleireira condenada a 14 anos de prisão e atualmente em prisão domiciliar, se tornou um símbolo da oposição. No vídeo feito por IA, ela relata ter pichado a estátua “A Justiça”, em frente ao STF, com a frase “perdeu, mané”, e faz um apelo:
“Meu crime não foi contra a pátria, foi contra um poder que se sente intocável”, diz Débora no vídeo, pedindo pela anistia dos envolvidos no atentado.
Além dos já citados, também aparecem no vídeo os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário