Na mira do governo, transporte público gratuito deverá custar R$ 90 bi por ano
Estimativa foi cedida pelo presidente da CNT à CNN; Haddad confirmou que medida está em estudo, a pedido de Lula
Medida em estudo pelo governo federal, a gratuidade do transporte público em todo o território nacional, para ônibus, trem e metrô, custaria anualmente cerca de R$ 90 bilhões. A estimativa foi cedida à CNN pelo presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (7) que a pasta estuda o setor e avalia a possibilidade de estabelecer tarifa zero. Este foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à equipe econômica.
"O dinheiro público no transporte coletivo é indispensável, mas entendemos ser mais conveniente uma implantação gradual", disse Vander Costa em entrevista à CNN.
O presidente da CNT ainda ponderou que, visto as cifras elevadas, a gratuidade abrangente poderia ser preocupante do ponto de vista dos gastos públicos.
Segundo Haddad, a ideia é reunir dados sobre como o setor é financiado e quais alternativas podem ser consideradas para reduzir ou eliminar a cobrança aos usuários.
São analisados o custo total do transporte público, o volume de subsídios públicos, a contribuição das empresas por meio do vale-transporte, o valor pago diretamente pelos trabalhadores, além de gargalos e oportunidades tecnológicas.
Fonte: CNN Brasil

Nenhum comentário:
Postar um comentário