quarta-feira, 3 de setembro de 2025

PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA PAULO GONET AFIRMA QUE ATOS DE 08 DE JANEIRO FORAM 'DESEJADOS E INCENTIVADOS'

Atos de 8 de janeiro foram desejados e incentivados por réus, diz Paulo Gonet

O procurador geral da república Paulo Gonet afirmou, durante o primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de estado, que o atos do dia 8 de janeiro foram desejados e incentivados pelos réus.

“O 8 de janeiro de 2023, se não ter sido objeto ou objetivo principal do grupo, passou a ser desejado e incentivado quando se tornou a derradeira opção disponível. A ideia de manifestações na Praça dos Três Poderes, especialmente diante do Supremo e do Congresso Nacional, já estava no painel de ações animadas pelo grupo”, disse Gonet.

Como prova, o procurador citou uma conversa entre o delator que possibilitou o início do processo, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, acusado como envolvido em uma organização criminosa que teria planejado um golpe de Estado para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Em troca de mensagens eletrônicas realizada em 11 de novembro de 2022, Rafael Martins de Oliveira indagou a Mario Cid. Aí, o pessoal está querendo a orientação correta da manifestação. A pedida é ir para o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal? As Forças Armadas vão garantir a permanência lá? Perguntas recebidas. O réu colaborador respondeu, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal vão.

Fonte: Portal 98 FM


Nenhum comentário: