domingo, 31 de agosto de 2025

ABC/RN PERDE EM CASA E CAI PARA 'SÉRIE D' DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2025

ABC perde mais uma no Frasqueirão e é rebaixado para a Série D

O ABC perdeu para o Itabaiana-SE pelo placar de 1 a 0 na última rodada da Série C e foi rebaixado para a Série D, em 2026. O único gol da partida realizada no Frasqueirão foi marcado a favor da equipe visitante por Dione, em cobrança de falta, no fim do primeiro tempo.

A equipe natalense jogou com um a menos desde os 10 minutos do primeiro tempo, quando o goleiro Pedro Paulo foi expulso após cometer uma falta na entrada da área.

O Alvinegro precisava da vitória contra a equipe sergipana e dependia ainda de uma vitória do Botafogo-PB contra o Anápolis-GO para permanecer na Série C.

O Mais Querido não venceu nenhuma partida como mandante durante a competição.

Fonte: Grande Ponto



AMÉRICA/RN PERDE EM RECIFE/PE PARA O SANTA CRUZ/PE POR 1x0 E TRÁS A DECISÃO DA VAGA PARA O ARENA DAS DUNAS

Santa Cruz vence o América-RN e larga em vantagem pelo acesso na Série D

Tricolor marca no fim com Ariel e joga por empate Natal para subir à Série C

Com gol marcado por Ariel aos 41 do segundo tempo, o Santa Cruz venceu o América-RN por 1 a 0, na noite deste sábado, na Arena de Pernambuco, e largou em vantagem na briga pelo acesso na Série D. A partida, válida pela ida das quartas de final, foi morna em boa parte dos 90 minutos, sem muitas chances de perigo construídas, embora Thiago Galhardo e Salatiel tivessem balançado as redes. Mas em posição de impedimento, os gols foram anulados. O Mecão, no entanto, teve duas grandes oportunidades, uma em cada tempo, mas não converteu.

Como fica?

Vencedor no duelo de hoje, o Santa Cruz joga por um empate, por qualquer placar, para retornar à Série C do Brasileiro de 2026. Para conquistar o acesso, o América-RN precisa ganhar do Tricolor por dois gols de diferença. Se por um, o jogo vai para os pênaltis.

Agenda

A partida de volta das quartas de final será próximo domingo, em Natal, na Arena das Dunas. A grande decisão teve o horário remarcado para às 19h - antes, seria de 16h. Mais de 15 mil ingressos foram comprados antecipadamente pelos americanos.

Fonte: ge.globo.com



PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM DIVULGA PARA POPULAÇÃO A O CUIDADO NO COMBATE A DENGUE

Secretaria de saúde de Ceará Mirim orienta á população no combate a Dengue

Doenças causadas por mosquitos são um dos grandes desafios ,mas a prevenção está em nossas mãos. Para isso a Secretaria de Saúde do Município de Ceará Mirim orienta á população para medidas que deverão ser tomadas em combate a Dengue ,Zica e Chikungunya.

Por isso ,foi criado o Centro de Atendimento Arbovirose (CAA)que funciona de segunda a sexta-feira das 7 ás 14h e aos sábados , domingos e feriados .

A secretaria orienta á população que a melhor maneira de prevenir a Arbovirose que é uma doença transmitida pelo mosquito é tentar prevenir a proliferação dos mosquitos transmissores e tentar eliminar água parada , utilizar repelentes e caso apareça os sintomas , procurar com urgência a unidade médica do município.

Fonte: Bastidores do RN



MAIS UMA DO JOGO É JOGADO: MÍDIA POTIGUAR ESTÁ COM OS CANHÕES VIRADOS PARA FÁTIMA BEZERRA E SUA ADMINISTRAÇÃO

Como o jogo político que é jogado no RN tenta desconstruir o governo de Fátima Bezerra

É notório que parte significativa da mídia potiguar demonstra uma extrema má vontade com a governadora Fátima Bezerra. Nada do que ela faça parece digno de elogios; ao contrário, sempre se encontra uma forma de apontar algo negativo, mesmo em ações reconhecidamente positivas para o Estado.

No passado recente, o alvo era a violência. Mas os números e estatísticas mostraram redução dos índices e comprovaram que o atual governo investiu mais em segurança do que gestões anteriores. Diante disso, a crítica perdeu força. Em seguida, o foco passou a ser as estradas, repletas de buracos. Com o maior programa de recuperação viária do RN — mais de 2 mil km recuperados —, as reportagens desapareceram.

Depois, o assunto foi a saúde: filas no Walfredo Gurgel e caos no Tarcísio Maia. Hoje, o Walfredo não tem mais filas nos corredores, o Tarcísio passa por ampliação e foi aberta uma quarta sala de cirurgia. Agora, o alvo é a educação. O IDEB do estado figura entre os piores do país, e a narrativa recai sobre como uma governadora professora permite tal cenário. Pouco se fala que educação é investimento de longo prazo e que os índices de hoje também refletem erros de governos passados.

Nunca antes houve tanta força concentrada contra uma gestão, nem mesmo contra Robinson Faria, que dilapidou as reservas do fundo previdenciário e deixou quatro folhas em atraso. Essa mídia não pauta a redução da violência, os números do emprego, a recuperação de estradas, a duplicação da BR-304 ou a expansão da energia eólica. Só interessa o que for contra.

Apesar disso, não há novidade: trata-se do jogo político. Cabe ao governo saber reagir, contra-atacar e estruturar sua comunicação, já que dispõe de verbas públicas para isso. Este texto não é uma defesa do governo petista, mas a constatação de que vivemos uma guerra de narrativas. A má vontade de parte da imprensa é um dos fatores que explica a desaprovação de 60% do governo. No fim, é apenas o jogo sendo jogado.

Fonte: Blog Neto Queiroz



MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DETERMINA VISTORIA EM VEÍCULOS QUE SAÍREM DA CASA DE JAIR BOLSONARO

Moraes determina monitoramento policial na área externa da casa do Bolsonaro e vistorias em todos os veículos que saírem do local

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste sábado (30) que a Polícia Penal do Distrito Federal passe a monitorar presencialmente a área externa da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.

Na decisão, o ministro do STF também autorizou que sejam realizadas vistorias em todos os veículos que saírem da casa de Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar e é monitorado por tornozeleira eletrônica.  As vistorias deverão ser devidamente documentadas, com a indicação dos veículos, motoristas e passageiros.

A decisão de Moraes ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter afirmado na sexta-feira (29) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não vê necessidade de aumentar as condições de segurança no interior da casa em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Em documento enviado ao STF, a PGR avaliou que até poderia haver um aumento na fiscalização do cumprimento prisão domiciliar, com monitoramento da parte externa da residência com câmeras, mas que não haveria necessidade de colocar agentes no interior da casa, como havia sugerido a Polícia Federal.

Fonte: Portal Terra



EMPRESA CITADA NA OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL CONTRA O PCC TEVE REUNIÃO COM PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL E MINISTRO DA SAÚDE

Empresa citada em operação da PF contra o PCC se reuniu com Galípolo e Padilha

A Reag Investimentos, empresa do setor financeiro citada na Operação Carbono Oculto da Polícia Federal (PF), realizou reuniões com autoridades do governo federal, incluindo o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e Alexandre Padilha, atual ministro da Saúde, quando ele ocupava a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). A informação foi publicada pelo portal Metrópoles.

Segundo a agenda de Galípolo, em 12 de agosto, das 16h30 às 17h30, houve audiência com João Carlos Falpo Mansur, fundador e presidente do Conselho de Administração da Reag Investimentos, na sede do BC. Também participou o chefe de gabinete do presidente do BC, Julio Cesar Costa Pinto. O encontro, fechado à imprensa, tinha como objetivo “tratar de assuntos institucionais”.

Mansur é apontado pela PF como responsável por administrar fundos de investimento utilizados pela refinaria Copape para lavagem de dinheiro. A ferramenta “Agenda Transparente”, da ONG Fiquem Sabendo, indica que desde 2023 funcionários e sócios da Reag Investimentos tiveram encontros com órgãos do governo, como Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ANTT, Ministério dos Transportes e Secretaria de Relações Institucionais.

Em 14 de novembro de 2024, reunião com a presença de Alexandre Padilha, então ministro da SRI, ocorreu no Palácio do Planalto. O encontro incluiu representantes da Associação de Mineração da China, do Grupo Sinolac e sócios da Reag Investimentos, além de assessores do governo federal.

A Reag Investimentos se apresenta como “a maior gestora independente do Brasil, com R$ 340 bilhões sob gestão” e como a “1ª empresa de Wealth Management listada na B3”.

A Operação Carbono Oculto, deflagrada pela PF na quinta-feira (28), cumpriu prisões e mandados de busca e apreensão contra empresas do setor financeiro, fintechs, fundos de investimento e até um terminal portuário. A investigação apontou que criminosos teriam se apropriado de atividades relacionadas à importação, produção e distribuição de combustíveis, usando uma empresa de tecnologia financeira como “banco paralelo” para organizações criminosas, incluindo o PCC. Entre os alvos estão a Reag Investimentos e a empresa de pagamentos BK Bank.

Posicionamento da Reag Investimentos e do Banco Central

Em nota, a Reag Investimentos declarou que “recebeu com surpresa” as notícias que a envolvem e “refuta veementemente qualquer atuação em estruturas de natureza ilegal”. A empresa afirmou que “atua em linha com as normas vigentes no mercado financeiro e de capitais” e que os mandados de busca e apreensão são referentes a um “procedimento investigativo em curso”, garantindo que está colaborando com as autoridades.

O Banco Central, por meio de sua assessoria, informou que realiza reuniões com “diferentes segmentos da sociedade” e que os temas são técnicos ou protegidos por sigilo empresarial, por isso não são detalhados em agendas públicas.

Fonte: Gazeta Brasil



MULHER VIRALIZA AO MOSTRAR KIT ESCOLAR QUE A PREFEITURA DE PINDOBAÇU/BA ENTREGOU AOS ALUNOS

Mulher vai às redes sociais elogiar material escolar que filhos receberam

Uma moradora de Pindobaçu viralizou nas redes sociais após gravar um vídeo mostrando o kit escolar entregue pela Prefeitura Municipal. Nas imagens, ela agradece pela iniciativa e destaca a qualidade dos itens recebidos. O kit contém sapato ortopédico, bolsa, fardas, blusa de frio, estojo e cadernos, todos novos e padronizados para os alunos da rede municipal de ensino.

Durante o vídeo, a mulher elogia a gestão pela preocupação em oferecer material completo para os estudantes e ressalta que os filhos já começarão o ano letivo bem preparados. Ela também faz uma crítica às mães que, segundo ela, não reconhecem o esforço da prefeitura e chegam a reclamar sem motivo.

A atitude espontânea ganhou grande repercussão, gerando comentários positivos e fortalecendo a imagem de que o investimento na educação de Pindobaçu está sendo reconhecido pela própria comunidade.

https://www.instagram.com/p/DN23i4iXAW-/

Fonte: Pindoba News



EX-ZAGUEIRO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DAVID LUIZ SE PRONUNCIA SOBRE DENÚNCIAS DE SUPOSTA AMANTE NO CEARÁ

Jogador de Futebol David Luiz é Denunciado por Perseguição e Ameaça no Ceará

Uma mulher de 26 anos denunciou o jogador de futebol David Luiz por perseguição e ameaça nesta segunda-feira (25), em Fortaleza. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) confirmou a denúncia e informou que o caso está sob investigação.

A vítima, identificada como Francisca Karollainy, registrou boletim de ocorrência na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (2ª DDM) de Fortaleza. Dois dias depois, na quarta-feira (27), a Justiça do Ceará concedeu medida protetiva a pedido da defesa da jovem.

Segundo o relato, as ameaças teriam sido enviadas por meio de mensagens no Instagram. “Recebi, pelo Instagram, uma mensagem enviada pelo próprio David Luiz contendo as seguintes palavras: Você sabe que tenho dinheiro e poder, então, não banque a esperta. Seria triste seu filho ter que pagar as consequências dos seus atos”, teria dito o jogador, conforme a denúncia registrada.

Em outro trecho, Karollainy relatou nova ameaça atribuída ao atleta: “Eu posso simplesmente fazer você sumir. Eu tenho uma pessoa que sabe onde você está nesse momento. E nunca chegaria nada em mim, então apague”.

A cearense afirmou ainda que sentiu medo e chegou a associar a situação ao caso de Eliza Samúdio, morta em 2010 após denunciar o goleiro Bruno por agressões e ameaças.

De acordo com o advogado de Karollainy, Fabiano Távora, ela é natural de Senador Pompeu, município a 266 km de Fortaleza, e chegou a viajar à capital com custos bancados pelo jogador.

David Luiz, atualmente no Pafos FC, clube da Ilha de Chipre, não se pronunciou diretamente sobre a denúncia. Em nota, sua defesa informou que “todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas” e destacou que o processo corre em segredo de Justiça.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social também confirmou a denúncia e reiterou que a Polícia Civil conduz a investigação. O Tribunal de Justiça do Ceará declarou que não pode fornecer mais informações por se tratar de um caso em segredo de Justiça.

Abaixo o posicionamento de David Luiz

Diante das recentes alegações e em respeito à transparência, a assessoria de David Luiz informa que todas as medidas legais cabíveis estão sendo tomadas. Por se tratar de processo que tramita sob sigilo de justiça, o atleta não se manifestará publicamente. O jogador reafirma seu compromisso com a verdade e confia que os fatos serão apurados e esclarecidos pelas autoridades competentes.

Fonte: f5.folha.uol.com.br



VEJAM O CAMINHO DO DINHEIRO DO ESQUEMA DO PCC DA FAZENDA ATÉ A AVENIDA FARIA LIMA

Do campo às fintechs: o caminho do dinheiro no esquema do PCC

Operação revela como o PCC usou fazendas, postos e fintechs na Avenida Faria Lima para lavar bilhões em fraudes no setor de combustíveis

Começava no campo e terminava em fintechs na Avenida Faria Lima, em São Paulo (SP) – o coração financeiro do país. Esse era o caminho do dinheiro no esquema bilionário comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores facções criminosas do Brasil.

As informações foram reveladas pela operação Carbono Neutro, considerada a maior já realizada contra o crime organizado no país, deflagrada na quinta-feira (28). O esquema envolvia não só lavagem de dinheiro, mas também fraudes no setor de combustíveis, como explicamos aqui no Olhar Digital.

A força-tarefa nacional mobilizou 1,4 mil agentes e mirou 350 alvos em São Paulo, Bahia, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. A investigação teve participação conjunta do Ministério Público (MP), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal.

O caminho do PCC para lavar dinheiro em esquema bilionário

Segundo o G1, a rota do esquema do PCC passava por quatro setores:

1. Fazendas de cana-de-açúcar: ameaças e coação para venda

2. Usinas: adulteração de combustíveis

3. Postos: maquininhas de cartão e lojas de conveniência

4. Fintechs: lavagem de dinheiro

Fazendas e usinas

Nas fazendas e usinas sucroalcooleiras, fazendeiros e donos de propriedades eram coagidos pelo PCC. Em alguns casos, houve suspeita de incêndios criminosos como forma de intimidar produtores e forçar a venda das terras. A organização também impunha sobrepreço na compra de cana-de-açúcar, o que distorceu o mercado e alimentou o ciclo de fraudes.

Nas usinas e distribuidoras, o esquema se tornava mais sofisticado. As distribuidoras eram usadas para o desvio clandestino de metanol e para operações de lavagem de capital. Elas emitiam notas fiscais frias e pediam ressarcimentos indevidos de tributos como PIS e Cofins. Isso enquanto pagavam apenas uma fração do imposto devido. 

Transportadoras e formuladoras completavam o ciclo: desviavam metanol destinado a empresas legítimas, adulteravam combustíveis e inflavam preços nas transações entre companhias, o que criava créditos tributários falsos. Até terminais de armazenagem entravam no esquema para mascarar a origem e o destino do dinheiro ilícito.

Postos de combustíveis

Em quatro anos, redes de postos movimentaram R$ 52 bilhões. Parte vinha da venda de combustíveis adulterados, da fraude no volume abastecido e da emissão de notas fiscais falsas.

Muitos estabelecimentos também recebiam dinheiro em espécie ou via maquininhas de cartão e repassavam os valores por meio de contas bancárias controladas pelo PCC.

Nem todos os postos funcionavam de fato. Cerca de 140 deles, sem atividade real, foram destinatários de mais de R$ 2 bilhões em notas simuladas, o que ocultava o fluxo de valores ilícitos. 

Além das fraudes comerciais, houve sonegação massiva de tributos: o esquema gerou um prejuízo estimado em R$ 7,6 bilhões aos cofres públicos. 

Para camuflar ainda mais o dinheiro, conveniências e padarias eram abertas em nome de laranjas e fechadas em poucos meses, num rodízio de empresas que confundia o rastreamento. Até o setor portuário entrou na engrenagem, com importação e desvio de metanol pelo Porto de Paranaguá (PR).

Fintechs

As fintechs eram a peça central da engrenagem financeira. Funcionavam como verdadeiros “bancos paralelos” da facção. Empresas como o BK Bank criaram um sistema de “contas-bolsão”, no qual os recursos de todos os clientes eram misturados dentro de uma conta em banco comercial. Isso dificultava a identificação de movimentações individuais.

Para você ter ideia, só uma delas movimentou R$ 46 bilhões em valores não rastreáveis. Operadores ligados ao grupo também controlavam fintechs menores, o que criava camadas adicionais de ocultação e permitia a integração dos lucros ilegais ao mercado financeiro formal.

Esse dinheiro alimentava uma blindagem patrimonial sofisticada. A Receita identificou ao menos 40 fundos de investimento, que somavam R$ 30 bilhões em ativos. Parte dos recursos foi aplicada num terminal portuário, quatro usinas de álcool, uma frota de 1,6 mil caminhões para transporte de combustíveis e mais de cem imóveis – entre eles, fazendas no interior de São Paulo avaliadas em R$ 31 milhões e uma casa em Trancoso (BA) de R$ 13 milhões.

Após a revelação do esquema, a Receita Federal publicou uma medida para monitorar de perto o setor de fintechs, até então fora do radar de fiscalização. Do campo à Faria Lima, o PCC construiu um império financeiro que agora começa a ser desmontado.

Fonte: Olhar Digital



IMAGENS FAKE: GEORGIA MELONI PRIMEIRA-MINISTRA DA ITÁLIA TEVE FOTOS EDITADAS E POSTADAS EM UM SITE PORNÔ

Primeira-ministra da Itália tem fotos manipuladas em site pornô: "Enojada"

Além de Georgia Meloni, o site também supostamente exibia imagens de sua irmã Arianna, que é uma política proeminente do partido Irmãos da Itália, bem como de outras celebridades e políticos italianos

A primeira-ministra italiana, Georgia Meloni, expressou indignação com um site pornô que supostamente continha imagens adulteradas dela e de outras mulheres famosas, além de legendas e comentários sexistas e ofensivos.

O fórum, conhecido como Phica – nome derivado da gíria "figa", que significa "vagina" em italiano – foi fechado por seus próprios administradores na quinta-feira (29), após uma ampla reação negativa.

O site, que tinha centenas de milhares de assinantes na época do fechamento, culpou os usuários por violarem suas regras.

Assinantes do fórum adulto supostamente coletaram imagens de mulheres de sites de redes sociais ou fontes públicas, antes de manipulá-las e publicá-las junto com descrições misóginas.

Além de Georgia Meloni, o site também supostamente exibia imagens de sua irmã Arianna, que é uma política proeminente do partido Irmãos da Itália, bem como de outras celebridades e políticos italianos.

“Estou enojada com o que aconteceu e quero expressar minha solidariedade e apoio a todas as mulheres que foram ofendidas, insultadas e violadas em sua intimidade pelos administradores deste fórum e seus usuários”, disse Meloni ao jornal italiano Corriere della Sera.

Ela acrescentou: “É desanimador observar que, em 2025, ainda há quem considere normal e legítimo pisotear a dignidade de uma mulher e atacá-la com insultos sexistas e vulgares, escondendo-se atrás do anonimato ou de um teclado”.

Em um aparente aceno às leis atuais da Itália sobre pornografia de vingança, Meloni disse que ficou claro que "isso não acontece mais apenas por 'vingança' e que proteger nossos dados e nossa privacidade é cada vez mais crucial em nossos tempos".

A Itália tem uma lei sobre “pornografia de vingança”, aprovada em 2019, que torna a “disseminação ilegal de imagens sexualmente explícitas” punível com até seis anos de prisão.

Sua irmã Arianna, também falando ao Corriere della Sera, culpou o que ela descreveu como um "mau hábito de uma sociedade de cliques, onde nos intrometemos na vida privada, ofendemos, espiamos por buracos de fechadura, arruinamos vidas e menosprezamos as coisas reais e importantes que as mulheres alcançam e conquistam com seu trabalho dia após dia".

A primeira-ministra Meloni, que se separou de seu parceiro de longa data em 2023 depois que ele foi pego fazendo comentários sexistas, já se manifestou sobre essas questões, incluindo pornografia deepfake e violência doméstica.

Em 2024, ela processou pai e filho acusados ​​de criar um vídeo deepfake dela. Buscando € 100.000 (R$ 634 mil) em danos em um processo civil, ela se comprometeu a doar qualquer ganho financeiro a um fundo estadual de assistência a mulheres vítimas de violência.

Ambos os homens se declararam inocentes. A próxima audiência está marcada para setembro.

Na época, a advogada de Meloni, Maria Giulia Marongiu, disse à imprensa italiana que a primeira-ministra esperava dar o exemplo para que outras vítimas de pornografia de vingança e pornografia deepfake se manifestassem contra aqueles que as difamavam.

Deepfakes são conteúdos criados e alterados digitalmente que podem reproduzir a exata semelhança de uma pessoa real. Já imagens adulteradas podem incluir alguns elementos originais, mas foram editadas para distorcer a realidade.

O escândalo do Phica reacendeu o debate feminista na Itália e acontece uma semana depois de uma página italiana do Facebook, onde milhares de homens postavam imagens íntimas de suas companheiras, irmãs e mulheres desconhecidas — muitas delas sem seu consentimento — ter sido fechada após indignação pública e diversas reclamações à polícia.

Fonte: CNN Brasil



DOIDO É DOIDO: NICOLÁS MADURO APARECE COM FARDAMENTO MILITAR E DIZ QUE VAI DEFENDER A VENEZUELA A PAZ E A SOBERANIA NACIONAL

Maduro aparece de farda militar e fala em 'defender a soberania' em meio a crise com os EUA

Presidente da Venezuela criticou o envio de navios de guerra ao Caribe em 'guerra psicológica do governo Trump. Embarcações dos EUA começaram a chegar a região próxima da costa da Venezuela na quinta (28), e governo venezuelano acionou a ONU

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apareceu de farda militar ao visitar tropas na quinta-feira (28), mesmo dia em que navios de guerra dos Estados Unidos começaram a chegar no sul do Caribe, próximo da costa da Venezuela.

Maduro falou em "defender a paz e a soberania nacional" contra uma "guerra psicológica" empregada pelo governo de Donald Trump e disse que o governo da Colômbia se uniu aos esforços dos venezuelanos para reforçar a segurança na fronteira.

“Hoje posso dizer, depois de 20 dias seguidos de anúncios, ameaças, guerra psicológica, 20 dias de cerco contra a nação venezuelana, que hoje estamos mais fortes que ontem, mais preparados para defender a paz, a soberania e a integridade territorial do que ontem — muito mais”, afirmou o líder venezuelano.

As tensões entre os governos Trump e Maduro aumentaram neste mês e atingiram seu nível mais alto na quinta-feira, com a chegada de navios de guerra dos EUA ao sul do Caribe na quinta-feira. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, prometer usar "toda a força" contra o regime venezuelano e deixar no ar a possibilidade de um ataque.

O governo Trump enviou oito embarcações, incluindo sete navios e um submarino nuclear, e o restante deles deve chegar nos próximos dias. A quantidade e tipos de navios de guerra despachados levantam suspeitas sobre um possível ataque ao regime Maduro. Um ataque dos EUA em solo venezuelano teria graves implicações políticas, disse especialista ao g1.

Mísseis carregados nos navios de guerra como os Tomahawk, de longo alcance e alta precisão, não têm como objetivo combater cartéis de drogas, afirmou analista ao g1. Na quinta-feira, o governo Maduro disse "estar preparado para o pior" e denunciou à ONU que uma "campanha terrorista" americana estaria em andamento.

Maduro também elogiou na quinta-feira o presidente colombiano, Gustavo Petro, pelo envio de 25 mil soldados para reforçar a segurança na região de Catatumbo, uma área estratégica na fronteira compartilhada entre os dois países.

EUA x Maduro

Maduro é acusado pelos EUA de narcoterrorismo. Ele é apontado pelo governo americano como líder do Cartel de los Soles, grupo classificado recentemente pelos EUA como organização terrorista internacional.

No início de agosto, os EUA dobraram a recompensa por Maduro, estipulando um valor de US$ 50 milhões por informações que levem à prisão ou condenação do venezuelano.

Maduro tem classificado as ações recentes dos Estados Unidos como ameaças. Diante da movimentação militar, ele anunciou a mobilização de 4,5 milhões de milicianos para proteger o território da Venezuela.

"Fuzis e mísseis para a força camponesa! Para defender o território, a soberania e a paz da Venezuela", proclamou. "Mísseis e fuzis para a classe operária, para defender a nossa pátria!"

A Venezuela também enviou 15 mil militares para a fronteira com a Colômbia após o governo vizinho afirmar que os EUA estavam usando o narcotráfico como uma "desculpa para invasão militar". Por outro lado, o governo colombiano descarta colaborar com Maduro.

Na terça-feira (26), em um documento enviado à ONU, a Venezuela classificou as ações dos Estados Unidos como "grave ameaça à paz e à segurança regional" e pediu que a ONU monitore a "escalada de ações hostis" e "ameaças" do governo dos EUA.

Enquanto isso, países como Argentina, Equador, Paraguai e Guiana seguiram os Estados Unidos e também declararam o Cartel de los Soles como uma organização terrorista. Trinidad e Tobago, que fica muito próxima da Venezuela, também disse apoiar a ação militar dos EUA.

Fonte: g1.com



GOVERNO FEDERAL PAGA VIAGEM PARA FUNCIONÁRIO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO PARA APRENDER A FAZER A VERDADEIRA PIZZA NAPOLETANA

Governo Lula banca viagem para servidor aprender à fazer pizza na Itália

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), chefiado por Luiz Marinho, autorizou o afastamento do superintendente regional no DF, Jackson da Silva Ázara, para integrar missão técnica em Nápoles, Itália, entre 26 de outubro e 2 de novembro de 2025. A portaria foi publicada em 21 de agosto.

Ázara participará como conselheiro do Senac-DF na missão “Aprendizagem da Verdadeira Pizza Napoletana”, promovida pela Associação da Verdadeira Pizza Napoletana (AVPN), com foco em segurança alimentar, sustentabilidade, inovação social e desenvolvimento comunitário.

Segundo o MTE, a viagem terá “ônus limitado” para a União. O processo está registrado sob o nº 19964.206980/2024-78 e foi autorizado pelo secretário-executivo da pasta, Francisco Macena da Silva.

A missão também prevê troca de experiências sobre combate ao desperdício de alimentos e articulação entre instituições públicas e privadas. A pizza napolitana, criada no século 18, é reconhecida pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida e, desde 2017, integra a lista da Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em nota, o ministério afirmou que a missão é promovida e custeada pelo Senac, e que a União não terá despesas. O MTE apenas autorizou a participação do servidor como conselheiro da instituição.

Fonte: O Antagonista



ESTÃO CHEGANDO AO ABSURDO: POLÍCIA FEDERAL ENXERGA A PROBABILIDADE DE BOLSONARO PULAR MURO E FUGIR PARA EMBAIXADA AMERICANA

PF vê possibilidade de Bolsonaro pular muro de vizinho e fugir para embaixada dos EUA

A Polícia Federal avalia que Jair Bolsonaro pode escapar de sua residência pulando o muro dos fundos, entrar na casa de um vizinho e sair em um carro não fiscalizado em direção à embaixada dos Estados Unidos, onde pediria asilo. A informação foi publicada inicialmente por Mônica Bergamo, na Folha de SP.

O estudo foi feito com base em imagens aéreas captadas por drones. A parte traseira do imóvel não é monitorada pela segurança externa, o que permitiria ao ex-presidente sair sem ser visto, segundo croquis anexados ao relatório da PF.

Uma vez no carro de um vizinho, Bolsonaro poderia se abaixar no banco traseiro e cruzar a portaria do condomínio sem qualquer revista. A embaixada americana fica a cerca de 10 minutos do local.

Diante do risco, a PF solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a presença de agentes dentro da casa de Bolsonaro 24 horas por dia. A Procuradoria-Geral da República, no entanto, discordou.

Para o procurador-geral Paulo Gonet, a prisão domiciliar e a vigilância externa são suficientes. “Não se aponta situação crítica de segurança no interior da casa”, afirmou a PGR ao Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Blog do Maurílio Júnior



VEREADOR CARLOS BOLSONARO VISITA SEU PAI JARI BOLSONARO E AFIRMA QUE ELE SEGUE ENFRENTANDO CRISES INTERMINÁVEIS

Carlos visita Bolsonaro e diz que pai não tem vontade de se alimentar

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) relatou, nesta sexta-feira (29), que visitou seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar em Brasília.

Segundo o parlamentar, Bolsonaro "está magro", "não tem vontade de se alimentar" e "segue enfrentando intermináveis crises de soluço e vômitos".

"Dói demais ver tudo isso, mas sinto como obrigação compartilhar um pouco da realidade do momento com todos que estão sofrendo junto conosco", disse Carlos no X (antigo Twitter).

Ainda de acordo com o vereador, eles ficaram "às vezes conversando, às vezes apenas em silêncio".

Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na decisão, o ministro argumentou que o ex-presidente tem feito "reiterado descumprimento das medidas cautelares".

Segundo a decisão, Bolsonaro está proibido de receber visitas, com exceção de seus advogados, podendo apenas ter contato com pessoas autorizadas pelo Supremo.

Na noite da última terça-feira (26) começou o monitoramento, de forma velada, de policiais penais do Distrito Federal em frente à casa do ex-presidente.

A atuação da polícia atende a uma determinação de Moraes, após um pedido do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), e de uma manifestação favorável da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Segundo a decisão do magistrado, a medida deve ser cumprida:

1. em tempo real;

2. evitando a exposição indevida;

3. abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática;

4. sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança;

5. utilizando ou não uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem, a critério policial.

Em ofício enviado ao Supremo, a PF pediu “reforço urgente e imediato” de policiamento no entorno da casa de Bolsonaro, bem como a manutenção e constante checagem da tornozeleira eletrônica.

O pedido afirma que chegaram ao conhecimento da PF informações sobre um “risco concreto” de fuga de Bolsonaro. O ofício menciona que o ex-presidente poderia tentar entrar na Embaixada dos Estados Unidos e, depois, pedir asilo político ao país.

O ex-presidente começará a ser julgado na Primeira Turma do STF pelo plano de golpe de Estado a partir desta terça-feira (2).

Fonte: CNN Brasil



TRIBUNAL FEDERAL DE APELAÇÕES AMERICANO DERRUBA A MAIOR PARTE DAS TARIFAS IMPOSTAS PELO PRESIDENTE DONALD TRUMP

Justiça dos EUA Derruba a Maior Parte das Tarifas Globais de Trump, Que Promete Recorrer à Suprema Corte

Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos deu um duro golpe na agenda comercial do presidente Donald Trump nesta sexta-feira (29), ao decidir que a maior parte das tarifas globais impostas por ele são ilegais.

A decisão, no entanto, ainda não é definitiva. O colegiado de três juízes permitiu que as tarifas continuem em vigor até 14 de outubro, prazo para que a administração recorra à Suprema Corte.

Os juízes do Tribunal de Apelações do Circuito Federal concluíram que a lei na qual Trump se baseou para impor suas tarifas mais amplas não lhe concedia essa autoridade.

Trump e a Casa Branca confirmaram que o caso será levado à Suprema Corte, abrindo uma nova disputa judicial sobre os limites do poder presidencial para aplicar tarifas sobre produtos estrangeiros.

Na noite de sexta-feira, Trump foi às redes sociais para criticar a decisão, chamando o colegiado de “Altamente Partidário” e declarando: “TODAS AS TARIFAS CONTINUAM EM VIGOR!”.

“Se essas tarifas algum dia acabarem, seria um desastre total para o país. Isso nos deixaria financeiramente fracos, e nós precisamos ser fortes”, escreveu Trump.

A decisão ameaça o pilar central da política comercial agressiva de Trump, que remodelou as relações econômicas dos EUA com grande parte do mundo.

Uma coalizão de pequenas empresas e 12 estados entrou com ação judicial para derrubar o programa tarifário de 2025, imposto por meio de ordens executivas com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA).

As medidas incluíam tarifas de até 25% sobre México e Canadá e de 10% a 20% sobre a China, justificadas por Trump como necessárias para combater o narcotráfico e o fentanil. Também foram aplicadas tarifas “recíprocas”, impondo uma taxa mínima de 10% sobre quase todas as importações, com sobretaxas adicionais a países específicos.

Trump declarou emergência nacional na fronteira sul ao assumir o cargo, em 20 de janeiro, e em 1º de fevereiro já havia expandido a medida para Canadá e China, antes de lançar o regime global de tarifas em abril.

O Tribunal de Comércio Internacional havia derrubado as ordens em maio, afirmando que o IEEPA não autoriza tarifas abrangentes, e a decisão foi confirmada na sexta-feira pelo Circuito Federal.

O tribunal escreveu: “O poder de ‘regular’ há muito tempo é entendido como distinto do poder de ‘tributar’”, destacando que a redação do IEEPA não concede autoridade para tarifas.

“A concessão de autoridade presidencial do IEEPA para ‘regular’ importações não autoriza as tarifas impostas pelas Ordens Executivas”, declararam os juízes, reafirmando a decisão de maio.

A corte ressaltou que usos anteriores do IEEPA se limitaram a sanções, embargos e congelamento de ativos, nunca a tarifas dessa magnitude.

“Quaisquer que sejam as justificativas de política, elas não podem se sobrepor à escolha do Congresso de impor limites legais”, afirmou a decisão.

Na mesma noite, Trump voltou a se manifestar nas redes: “Os EUA não vão mais tolerar enormes déficits comerciais e tarifas e barreiras não tarifárias injustas impostas por outros países, amigos ou inimigos, que prejudicam nossos fabricantes, agricultores e todos os demais”.

“Agora, com a ajuda da Suprema Corte dos Estados Unidos, vamos usá-las em benefício da nossa nação, e tornar a América rica, forte e poderosa novamente!”, acrescentou.

Em comunicado, a Casa Branca declarou que Trump “exerceu legalmente os poderes tarifários concedidos a ele pelo Congresso para defender a segurança nacional e econômica de ameaças estrangeiras”.

“As tarifas do presidente continuam em vigor, e esperamos uma vitória definitiva nesta questão”, afirmou o governo.

Após retornar à presidência, Trump rapidamente retomou sua ofensiva tarifária.

Em 2 de abril, declarou emergência nacional e anunciou tarifas “recíprocas”, impondo uma taxa básica de 10% sobre quase todas as importações.

O presidente também determinou tarifa de 25% sobre automóveis importados e dobrou os impostos sobre aço e alumínio, que passaram a 50%.

As tarifas sobre produtos chineses chegaram a 145%, antes de um acordo temporário em julho reduzir a alíquota para 30%.

Trump também aplicou tarifas sobre importações da Índia (50%), Canadá (35%) e México (25%).

Além disso, ordenou mudanças radicais nas importações de baixo valor, acabando com a isenção tradicional para pacotes pequenos, que passaram a pagar tarifas ou taxas.

Trump também anunciou tarifas específicas por setor, como um imposto de 100% sobre filmes estrangeiros e uma tarifa de 25% sobre o fentanil, voltada especialmente contra a China, acusada de facilitar o fluxo do opioide para os EUA.

Fonte: Gazeta Brasil



DEPOIS DA MÍDIA TER MATADO O 'ALARANJADO' DONALD TRUMP APARECE JOGANDO GOLFE NO ESTADO DA VIRGÍNIA

Após fake news sobre morte, Trump vai jogar golfe nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está indo neste sábado (30/8) para um campo de golfe na Virgínia. Trump aparece publicamente após uma onda de boatos que circulou durante a madrugada nas redes sociais, sugerindo que ele poderia ter morrido. O episódio ocorreu depois de dias sem aparições públicas, o que alimentou especulações sobre o estado de saúde do presidente norte-americano.

A conta “Inside Paper” no X (antigo Twitter) publicou nesta manhã imagens do republicano indo ao Trump National Golf Club, em Sterling, e sendo cumprimentado por apoiadores. Ele vestia uma camisa branca e o boné vermelho com o slogan “Make America Great Again”.

Jornalistas que cobrem a Casa Branca estão no local acompanhando o presidente.

Fonte: Metrópoles



sábado, 30 de agosto de 2025

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM CEARÁ-MIRIM: VEM AI A SEGUNDA CORRIDA DA IMACULADA

II Corrida da Imaculada está chegando a data

Com muita alegria, anunciamos a 2ª edição da Corrida da Imaculada, um evento que une esporte, fé e comunidade.

Prepare-se para viver momentos de superação, partilha e evangelização através do movimento.

Em breve, divulgaremos a data oficial.

Fique ligadinho e já comece a aquecer o coração e o corpo para esse grande encontro!

Blog 30zero7



CEARÁ-MIRIM PREVI PÕE EM PRÁTICA EQUIPE ITINERANTE PASSANDO PELAS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO PARA ORIENTAR OS SERVIDORES QUANTO A CULTURA PREVIDENCIÁRIA

Ceará-Mirim Previ: Primeiro passo de uma grande jornada

Hoje demos início ao projeto Ceará-Mirim Previ Itinerante, levando informações sobre concessão de benefícios aos servidores da Secretaria de Educação.

Um momento importante para aproximar, orientar e fortalecer a cultura previdenciária no nosso município.

Blog 30zero7



PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM INSTALA LÂMPADAS DE LED NA COMUNIDADE DE MINEIROS MELHORANDO SIGNIFICATIVAMNETE A ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Distrito de Mineiros em Ceará-Mirim recebe iluminação de led

A comunidade de Mineiros, em Ceará-Mirim, recebeu a instalação de lâmpadas de LED, trazendo mais modernidade, segurança e bem-estar para todos os moradores.

Com mais eficiência, as novas luminárias garantem ruas mais iluminadas, promovem qualidade de vida e reforçam o cuidado da gestão em cada canto da nossa cidade.

Blog 30zero7



22ª DELEGACIA DE POLÍCIA DE CEARÁ-MIRIM EM AÇÃO PRENDE EM FLAGRANTE TRÊS HOMENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS NA PRAIA DE MURIÚ

Polícia Civil prende três suspeitos de tráfico de drogas em Ceará-Mirim

Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceará-Mirim prenderam em flagrante, na manhã desta quinta-feira (28), três suspeitos, uma mulher de 18 anos e dois homens de 48 e 26 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, na praia de Muriú, litoral de Ceará-Mirim.

As investigações tiveram início após denúncias apontarem que uma residência em frente a uma escola estava sendo utilizada como ponto de venda de entorpecentes.

Diligências foram realizadas pela equipe da 22ª DP, que encontrou no local dois homens e uma jovem em frente ao imóvel. Um dos suspeitos tentou fugir em direção à área de dunas, mas foi contido. Outro arremessou uma sacola em uma área de vegetação, que foi localizada em seguida, contendo porções de maconha, crack e cocaína.

No local, foram detidos a mulher e o padrasto dela. O outro homem, de 26 anos, foi encontrado depois na região de Jacumã. Inicialmente, ele negou participação no crime, mas acabou confessando que parte do entorpecente também lhe pertencia e que havia deixado a droga com a jovem, que é sua namorada, para que ela realizasse a revenda. O suspeito também é investigado por arrombamentos a residências na Praia de Muriú.

Os três foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram à disposição da justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população, que pode repassar informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Ascom Polícia Civil RN



FIM DA POLÊMICA: JOGO ENTRE AMÉRICA/RN E SANTA CRUZ/PE SERÁ NO ARENA DAS DUNAS NO DOMINGO 07/09 ÀS 19 HORAS

América-RN x Santa Cruz é mantido para 7 de setembro e tem mudança de horário

Polícia Militar havia solicitado a antecipação da partida para o sábado, 6 de setembro, mas mudança de data foi descartada. Jogo agora será às 19h

O jogo da volta entre América-RN e Santa Cruz, pelas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, está mantido para o dia 7 de setembro (domingo), na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal. A partida teve apenas o horário alterado, após o pedido da Polícia Militar para que fosse antecipada para o dia 6 ter sido descartado.

O confronto decisivo permanece no feriado da Independência, agora às 19h - antes seria às 16h. A alteração foi publicada pela Confederação Brasileira de Futebol nesta sexta-feira.

A quinta-feira foi agitada nos bastidores do futebol potiguar por conta de um ofício enviado pela Polícia Militar à Federação Norte-rio-grandense de Futebol com a solicitação para que o segundo jogo das quartas de final da Série D entre América-RN e Santa Cruz fosse antecipado para o sábado, dia 6 de setembro.

Em nota, o América reclamou que a possível mudança "acarretaria prejuízos financeiros e, principalmente, desportivos para o clube".

A PM queria a antecipação por conta das comemorações do Dia da Independência, "data em que todas as Polícias Militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais".

Havia também a preocupação com "a coincidência com os atos cívicos do 7 de setembro" e com "manifestações sociais anunciadas e a possibilidade de confrontos entre torcidas organizadas".

Para a PM, "a antecipação da partida configura medida preventiva e de prudência, destinada a proteger a população, preservar a integridade dos torcedores e otimizar o emprego do policiamento".

Fonte: ge.globo.com