Óculos de realidade aumentada poderá vir a substituir os smartphones
Mark Zuckerberg anunciou recentemente que o fim dos smartphones está mais próximo do que muitos imaginam. Uma nova tecnologia promete ser superior aos celulares em áreas como IA, interação simplificada, mobilidade e conforto.
Mark Zuckerberg está investindo no Orion AR, óculos de realidade aumentada similar a um par de óculos comuns, com lentes transparentes que permite que as pessoas vejam os olhos e expressões umas das outras.
O projeto Orion da Meta (antigo Facebook) está desenvolvendo essa tecnologia que promete funções como envio de mensagens, videoconferências e jogos, integrando funcionalidades de smartphone. O dispositivo também utiliza comandos de voz, gestos e movimento ocular.
A China, representada pela gigante empresa de tecnologia Baidu, está investindo no lançamento de seus próprios óculos inteligentes como parte de uma estratégia para competir diretamente com empresas ocidentais, como a Meta.
A Baidu lançou óculos inteligentes com o modelo de linguagem Ernie, focados em assistente pessoal com IA. Vale ressaltar que a Ernie Bot é uma inteligência artificial da empresa com funções como geração de imagens, vídeos e textos.
Os óculos prometem fazer um monitoramento da saúde, reprodução de música e consultas rápidas sobre o ambiente.
Os óculos irão substituir os celulares?
É possível que sim, porém, até esse momento chegar, os dispositivos estão passando por diversos problemas como durabilidade da bateria, design confortável e aceitação do público, pois para substituir os aparelhos que já são tão familiares às pessoas, os óculos inteligentes precisam de um ecossistema repleto de aplicativos e funcionalidades.
Fonte: Cidadão 190
Nenhum comentário:
Postar um comentário