terça-feira, 26 de março de 2024

CONSULTOR POLÍTICO ANALISA O QUADRO ELEITORAL ATUAL COM REFLEXOS NA ELEIÇÃO DE 2026

As dez cidades decisivas para 2026

Os dados estatísticos do eleitorado no Rio Grande do Norte, até fevereiro deste ano, indicam que o estado tem 2.589.910 eleitores distribuídos nos 167 municípios. No entanto, ocorre uma forte concentração da população eleitoral em dez cidades, que reúnem 1.170.890 eleitores, tendo quase 50% do eleitorado potiguar. É nessas cidades, nas suas eleições municipais deste ano, que se começa a montar o tabuleiro do xadrez para as eleições de governador e senadores em 2026.

Natal lidera as dez cidades, com 580.908 eleitores (22,4%), seguida por Mossoró com 184.078 (7,1%), Parnamirim com 139.631 (5,4%), São Gonçalo do Amarante com 74.005 (2,9%); Ceará-Mirim com 57.541 (2,2%), Macaíba com 53.323 (2%), Assu com 44.752 (1,7%), Caicó com 44.619 (1,7%), São José de Mipibu com 33.878 (1,3%) e Currais Novos com 32.155 (1,2%). Faltou muito pouco para Mossoró alcançar os 200 mil eleitores e ter segundo turno, o que possivelmente vai acontecer na eleição municipal de 2028.

É nessas dez cidades que os partidos e suas principais lideranças estão jogando todas as suas forças, para eleger prefeitos e bancadas de vereadores em 2024, com os olhos também em 2026. O PT, que governa o estado com a professora Fátima Bezerra, tem a deputada federal Natália Bonavides como candidata a prefeita de Natal. Em Mossoró, faz movimentos de aproximação com a ex-governadora Rosalba Ciarlini, para enfrentar o atual prefeito Alysson Bezerra, candidato à reeleição. Em São Gonçalo do Amarante este partido quer a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT) e também quer fazer o sucessor do prefeito de Currais Novos, Odon Filho (PT).

O PL, do senador Rogério Marinho, faz movimentos ousados nas dez maiores cidades, no tabuleiro do xadrez político. O senador bolsonarista, pensando na sua candidatura ao governo do estado em 2026, atropelou seus companheiros de partido e lançou o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) como seu candidato a prefeito em Natal. Em Mossoró, Rogério Marinho acreditou que iria indicar o vice do atual prefeito Allysson Bezerra (União Brasil), candidato muito forte à reeleição, mas deu com os burros n'água. Alysson, que sonha também em ser candidato a governador, quer um vice de sua total confiança, e não alguém indicado por Rogério, que seria uma trava no seu sonho. Em Macaíba, o prefeito Emidio Junior é do PL e parece que caminha para uma reeleição tranquila, segundo as últimas pesquisas. Rogério ainda quer a influência de Parnamirim, a única cidade bolsonarista do RN, apoiando o candidato a prefeito do atual prefeito Taveira.

O PSD, da senadora Zenaide Maia e dos ex-prefeitos Jaime Calado e Carlos Eduardo, lidera todas as pesquisas em Natal, maior eleitorado do estado, em São Gonçalo do Amarante, quarto maior eleitorado, e em Ceará-Mirim, quinto maior colégio eleitoral. Em Mossoró o PSD fez aliança com o atual prefeito Alysson Bezerra.

O PP, do deputado federal João Maia, é um cartório que ele carrega debaixo do braço, para se reeleger mais uma vez e em 2026 pode apoiar qualquer candidato ou candidata.

Já o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, ainda sem candidato à sua sucessão, quer influenciar em Caicó com a candidatura do filho, deputado Adjuto Dias, que quer deixar o MDB e não conseguiu até agora o aval do ex-senador Garibaldi Alves e nem do vice-governador Walter Alves. Álvaro quer ser candidato a governador em 2026, mas até aqui não conseguiu firmar uma base política sólida.

O PT não sabe ainda o que fazer e tudo vai depender da decisão que o presidente Lula tomar em Brasília, em relação ao partido no Rio Grande do Norte. O PSD não tem ainda candidato a governador. O União Brasil pode ter o atual prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, como candidato a governador. O MDB sonha com a renúncia de Fátima Bezerra para ser candidata ao senado, e o vice-governador Walter Alves (MDB) ser candidato ao governo do estado, sentado na principal cadeira do poder. O PSDB, do presidente da assembleia legislativa, Ezequiel Ferreira de Sousa, sonha com tudo e pode ficar sem nada, porque é um partido camaleônico, misturado no governo do estado e na oposição. De fato, hoje, só o PL do senador Rogério Marinho tem uma posição clara em relação a 2026, com candidato a governador.

Fonte: Canal SPN/Sávio Hackradt


Nenhum comentário: