domingo, 19 de novembro de 2023

COM AS FESTAS DE FINAL DE ANO E O AQUECIMENTO DO COMÉRCIO COMEÇAM A SURGIR AS VAGAS TEMPORÁRIAS

Festas de fim de ano abrem oportunidades de contratação temporária

Comércio deve contratar 110 mil pessoas durante temporada de Natal e ano-novo, segundo Confederação Nacional do Comércio

Com a proximidade do Natal e do ano-novo, a demanda no comércio cresce e as empresas precisam contratar mais pessoas para atender os clientes de maneira adequada. As contratações para o fluxo intenso de final de ano costumam ocorrer por meio de vagas temporárias. Essa modalidade de trabalho consiste na prestação de serviços em um prazo determinado. Para os trabalhadores, essas vagas podem oferecer uma série de benefícios, como uma renda extra ou até mesmo driblar o desemprego.

A coordenadora do Departamento de Economia da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, Enivalda Alves da Silva Pina, também ressalta que essa época do ano é propícia para se adquirir experiência em diferentes setores e empresas, ampliando as habilidades, além de estabelecer uma rede de contatos profissionais mais ampla, o que pode abrir portas para oportunidades futuras.

Neste ano, o cenário de contratação para trabalhos temporários é bastante promissor: a Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que sejam abertas pelo menos 110 mil vagas no fim do ano no Brasil — maior número da última década.

Mas as vantagens do trabalho temporário não se aplicam apenas aos trabalhadores, elas também geram otimismo em quem recruta os candidatos. O empresário Leonardo Guimarães comenta que está ansioso para o final do ano. "O momento é símbolo de oportunidades, já que as pessoas entram em clima natalino mais cedo e isso movimenta a economia", afirma.

Dicas para vaga

A Fecomércio destaca que atitudes como cordialidade, respeito, responsabilidade, higienização do ambiente de trabalho, ética, pontualidade, assiduidade e saber ouvir são as características mais visadas pelas empresas e podem ser diferenciais na contratação para vagas temporárias — e, posteriormente, para uma eventual efetivação.

Nesse sentido, a gerente de operações da consultoria de recursos humanos, Débora Herdeiro, elenca que ser proativo e manter o currículo atualizado também são passos fundamentais para se destacar no processo de recrutamento.

"O currículo é o cartão de visita dos recrutadores. O candidato deve se atentar a informações básicas como número para contato e e-mail. Além disso, é importante se certificar que as experiências que constam no currículo estão atualizadas e sempre incluir palavras-chave para que o sistema de seleção consiga identificar rapidamente o currículo", explica Débora.

Procurar oportunidades em que já possui alguma experiência também aumenta as chances de ser chamado pelo recrutador. Mas vale lembrar que há vagas temporárias para quem é inexperiente e busca o primeiro emprego ou recolocação em uma nova área. Nesse caso, é importante que o candidato seja honesto e demonstre interesse pela vaga, mesmo que não tenha prática anterior. "Demostrar que está disposto a aprender é fundamental na hora da entrevista. Mostrar que não tem experiência, mas que tem vontade de saber mais transparece maturidade e boa vontade", diz.

Fonte: Correio Brasiliense


Nenhum comentário: