Comprimido contra dengue tem bons resultados em 1° teste com humanos
A farmacêutica Johnson & Johnson anunciou, nesta sexta-feira (20/10), que obteve bons resultados nos ensaios clínicos do comprimido que está desenvolvendo contra a dengue.
Este é o primeiro remédio a conseguir alcançar uma atividade antiviral contra o vírus e pode se tornar o primeiro tratamento para a infecção que mata cerca de mil pessoas ao ano no Brasil. A informação é do Metrópoles.
Durante o ensaio clínico realizado com a Escola de Saúde Pública Johns Hopkins, 10 voluntários receberam uma dose alta da medicação contra a dengue durante cinco dias. Em seguida, receberam uma injeção com uma dose enfraquecida do vírus, que possuía fragmentos de quatro variantes. Após isso, eles continuaram a tomar a pílula por 21 dias.
Seis dos 10 voluntários não apresentaram nenhum vírus detectável da dengue no sangue mesmo após serem expostos ao patógeno, bem como nenhum sinal de que seu sistema imunológico tivesse respondido à infecção viral durante 85 dias de monitoramento.
Todas as cinco pessoas do grupo placebo, que também receberam injeções com vírus da dengue, apresentaram carga viral detectável quando examinadas.
Remédio impede replicação da dengue
O medicamento da farmacêutica atua bloqueando a ação de duas proteínas virais, impedindo que o vírus faça cópias de si mesmo. Ele foi tolerado sem efeitos colaterais pelos participantes do estudo.
A farmacêutica anunciou que fará novas rodadas de testes.
Fonte: Portal 96 FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário